Curitiba recebe exposição sobre a obra de João Turin, fundador do paranismo


A mostra traz 130 esculturas do renomado artista brasileiro, responsável por levar a arte sacra do Paraná até o Vaticano e fundar o movimento “paranismo”

*Por João Ker

Curitiba se preparar para receber uma das maiores exposições sobre um dos seus grandes artistas: João Turin (1878-1949). A mostra “João Turin – vida, obra, arte”, que chega ao Museu Oscar Niemeyer no próximo dia 5, trará 130 bronzes – inéditos, em sua maioria – do escultor e pintor paranaense, além do lançamento de um livro homônimo, ambos idealizados e desenvolvidos por José Roberto Teixeira Leite.

João Turin é, desde o século 20, um dos grandes nomes da arte brasileira, sendo responsável por ter fundado o “paranismo” ao lado de Lange de Morretes e Zeco Paraná. O movimento tinha como base difundir os elementos tipicamente naturais do Paraná, os quais, para João, apareciam principalmente na forma de esculturas de onças e tigres com grande precisão anatômica. Suas duas obras mais importantes – “Tigre Pisando na Cobra” e “Luar Do Sertão” – estão expostas tanto em Curitiba quanto no Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista e Praça General Osório, respectivamente) e foram recentemente restauradas.

Turin também é um dos poucos nomes a figurar entre as paredes majestosas do Vaticano. Sua escultura “Frade” foi escolhida pelo Governo como presente oficial para o Papa Francisco em 2013 e é parte integrante da mesma exposição. Outro item que deve mexer com os fieis e cristãos é a Pietá que o artista desenvolveu em 1917 para Igreja de Saint Martin, na França, um símbolo de fé e luta. Para criá-la, João inspirou-se na dançarina Isabela Duncan que, assim como Virgem Maria, viu o filho morrer em seus braços. Mesmo depois de a Igreja ser bombardeada, a escultura permaneceu intacta em meio aos destroços, erguendo-se majestosa nessa nova retrospectiva paranaense.

“João Turin – vida, obra, arte” fica aberta até o dia 2 de novembro e é parada obrigatória tanto para moradores quanto para visitantes de Curitiba.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

“João Turin – vida, obra, arte”

Abertura da exposição e lançamento do livro: 05/06 (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Olho

Entrada gratuita na hora da abertura, no primeiro domingo de cada mês, das 10h às 18 horas, e na primeira quinta-feira de cada mês, entre 18h e 20h

Período expositivo: 05 de junho a 02 de novembro de 2014

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

www.facebook.com/monmuseu

www.twitter.com/monmuseu