Arte & Literatura

Com o Natal se aproximando, exposição leva presépios raros e feitos em papel para o Museu de Arte Sacra – SP

"Presepe di carta - Coleção Celso Battistini Castro Rosa" leva pela primeira vez à capital paulistana litogravuras feitas durante os séculos XVIII e XIX

Publicado em 04/12/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

O Natal está chegando e é época de ver aqueles presépios fofinhos espalhados pela cidade. No Rio, o Jardim de Alah está em obras, o que significa menos um espaço para levar as crianças e ficar admirando os piscas-piscas que enchem a divisa entre Ipanema e Leblon. Entretanto, uma coleção raríssima de meninos Jesus pintados em papel, com direito a três magos e todos aqueles bichinhos lindos, chega em São Paulo no próximo sábado, mais especificamente na exposição “Presepe di Carta” do Museu de Arte Sacra – MAS-SP.

Produzidos entre os anos de 1890 e 1940, as litogravuras saíram direto da coleção particular de Celso Battistini Castro Rosa, que decidiu espalhar um pouco desse espírito natalino pela capital paulistana. Sob a curadoria de Osley José Viaro, a maioria dos papeis vieram da Alemanha e são considerados raríssimos, dada a baixa produção de figuras com temas religiosos entre o final do século XIX e início do XX. Culpa do “josefismo” de José II, imperador austríaco que fez a Igreja Católica passar uns bons apertos financeiros a favor da monarquia.

Com desenhos extremamente delicados e vívidos, os presépios de papel representam uma forte tradição cultural do catolicismo no século XVIII, quando saíram das igrejas e foram para as praças e palácios, posteriormente chegando à casa de famílias e adquirindo um caráter menos elitista. Ainda assim, sua produção era estritamente escassa, com artistas alemães como Gustav Künhn (Alemanha, 1750-1826) criando apenas 175. “Acomodados em caixas, juntos a cartões de Natal, fotografias e preciosidades pessoais, estas relíquias de papel com seu rico colorido repousam lado a lado, desdobrando-se a cada Natal na pequena Belém de todos nós”, comenta Osley.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:

Exposição: Presepe di Carta – Coleção Celso Battistini Castro Rosa

Curadoria: Osley José Viaro

Abertura: 6 de dezembro de 2014 – sábado – às 11h

Período: 7 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas

Horário: Terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h

Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados

Pesquisas relacionadas