Sob o olhar de Bruno Veiga, paisagens blindadas remetem às caóticas passeatas de 2013


Na Galeria da Gávea, no Rio, uma linguagem estética contemporânea, sem perder o caráter documental

Passeatas, protestos, violência e repressão nas ruas do Rio de Janeiro e de todo Brasil. Os tapumes nas fachadas de instituições públicas e privadas entram em cena e aparecem como biombos contra o medo do que vinha das ruas. Os temas acima parecem familiares? Com um olhar sofisticado pelo dom fotojornalístico, Bruno Veiga expõe importantes registros do caótico mês de junho de 2013, durante as passeatas, com uma linguagem estética contemporânea, sem perder o caráter documental. As andanças fotográficas renderam uma produção para ‘Paisagens Blindadas’, exposiçãoem cartaz na Galeria da Gávea, no Rio.

A inauguração, só para convidados, contou com a presença do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, do ator Hélio de la Peña, da cineasta Alice de Andrade, do badalado fotógrafo Luiz Garrido, entre outros.

Veja quem passou por lá:

A mostra apresenta 12 trabalhos – entre múltiplos, dípticos e individuais, do ensaio ganhador desta categoria na última edição do Prêmio Brasil de Fotografia.  Sobre as fotos que dão ênfase aos módulos compensados, pouco percebidos nas ruas, o artista acredita que elas formam uma expressão de temor: “Cada fachada exige uma saída em uma verdadeira arquitetura improvisada do medo. As ações objetivas dos operários, acabaram criando formas subjetivas e transformando o que deveria bloquear em algo que acabou por ampliar e problematizar, por um novo ângulo, as questões que estavam colocadas nas ruas”, disse o fotógrafo.

Serviço:
Paisagem Blindada – Fotografias de Bruno Veiga
Visitação: de 29 de novembro a 14 de fevereiro de 2014
De segunda a sexta – de 10 às 18 horas – agendar visitas por telefone
Local: Galeria da Gávea – Rua Marquês de São Vicente 431- loja A
Mais informações: (21) 2274 5200
www.galeriadagavea.com.br