Barulhinho bom: mostra “Sonar”, de Floriano Romano, lança catálogo na Galeria Laura Alvim


No Rio, a expo combina instalações com intervenções sonoras, onde “ruído é algo a ser definido pela arte”, diz o criador!

Badalo sinestésico no mundo das artes: nesta quarta-feira, às 19h, rola o lançamento do catálogo da mostra “Sonar”, de Floriano Romano, na Galeria Laura Alvim, em Ipanema, Rio, com visita guiada pelo artista e a curadora Glória Ferreira. São desenhos abstratos e arte sonora em instalações com formatos imprevisíveis. Em uma cidade onde o caos urbano das inúmeras intervenções mal planejadas pelos engenheiros chega a ser um acinte, soa como melodia de pássaros uma exposição onde a arte se propõe a conceituar a sonoridade.

São oito instalações (seis inéditas) que combinam arte com som, além de 14 desenhos feitos com fita isolante sobe papel. O carioca Floriano Romano, nascido em 1969, trabalha com intervenções urbanas e sonoras, apresentando obras que combinam arte, performance e som. O bacana é que os trabalhos estão programados para não soarem ao mesmo tempo. O som de uma instalação decresce à medida que o barulhinho da seguinte começa. Na área externa da galeria encontra-se “Chuveiros Sonoros”, com três duchas de piscina que despejam músicas cantadas por anônimos no chuveiro, com a torneira regulando o volume.

A mostra começou em dezembro, mas agora o lançamento do catálogo, que será distribuído aos visitantes nesse dia, é ótimo pretexto para voltar à galeria e se deixar levar novamente pelo turbilhão de experiências sensoriais proposto pelo artista ou para conhecer seu trabalho, caso ainda não tenha conferido. A entrada é franca.

"Sonar": instalações onde Floriano Romano combina arte com som (Foto: Mario Grisolli (Divulgação)

“Sonar”: instalações onde Floriano Romano combina arte com som (Foto: Mario Grisolli (Divulgação)

Serviço:

Galeria Laura Alvim

Avenida Vieria Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro

Tel (21) 2332-2017

Até 9 de março

De terça a domingo: das 13h às 21h