Arte & Literatura

ArtRio abre as portas com mix imperdível de novos e consagrados artistas. Veja quem passou por lá!

No primeiro dia do evento, uma turma das boas não escapou do radar do site HT. Quem a gente viu? De Maria Flor, Marieta Severo, Fiorella Mattheis, Pally Siqueira e Felipe Veloso, a Andrea Dellal, Ernesto Neto, Omar Salomão, Lucio Salvatore e Constança Basto entre muitos outros. Vem ver na galeria!

Publicado em 28/09/2018 | Por Junior de Paula

Ernesto Neto (Foto: Murillo Tinoco)

Até domingo, o Rio vai respirar arte. Culpa da ArtRio, que abriu as portas para convidados nesta quarta-feira, na Marina Da Glória, e segue até o fim da semana, com o objetivo de, além de fazer negócios no universo artístico, apresentar novos nomes, consolidar a consagração de outros e se firmar como uma das mais importantes feiras de arte da América Latina. O Site HT estava por lá e ficou muito bem impressionado com toda a estrutura montada e poder perceber que, além de receber importantes colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, a feira desenvolve um importante trabalho de estimular o crescimento de um novo público através do acesso à cultura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Luiz Calainho e Brenda Valansi, os nomes por trás da ArtRio (Foto: Murillo Tinoco)

Em 2018, a ArtRio apresenta oito programas. O PANORAMA reúne as galerias já estabelecidas no circuito internacional de arte. Galerias jovens apresentam projetos com uma curadoria experimental concebidos especialmente para a feira no VISTA. Já o SOLO traz projetos expositivos especiais com um recorte das coleções de Genny Nissenbaum e Mara Fainziliber. “Como colecionadoras, utilizamos nosso olhar pessoal para desenhar, em conjunto com as galerias, a seleção das obras que compõe o programa este ano. Queremos destacar nomes que desempenham importante presença no mundo da arte contemporânea, alguns já conhecidos do público brasileiro e outros que, com certeza, serão importantes descobertas para ampliar a visão desse cenário atual”, reforçam Genny e Mara.

Genny Nissenbaum, Brenda Valansi e Mara Fainziliber (Foto: Murillo Tinoco)

Com curadoria de David Gryn, o segundo ano do MIRA reúne, além de obras de videoarte, a música ao vivo do DJ inglês Max Reinhardt. O BRASIL CONTEMPORÂNEO é dedicado a artistas fora do eixo Rio – São Paulo. Em sua primeira edição, o programa tem curadoria de Bernardo Mosqueira. Dedicado ao design, o programa IDA ganha novo formato em 2018 com a curadoria de Renato Tomasi. E o PALAVRA, com curadoria de Claudia Sehbe e Omar Salomão, mostra como a palavra – escrita e falada – está presente nos diferentes processos de criação da arte. A feira ainda promove a sexta edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que tem como objetivo descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais com até 15 anos de carreira.

No primeiro dia do evento, uma turma das boas passou por lá e não escapou do radar do site HT. Quem a gente viu? De Maria Flor, Marieta Severo, Fiorella Mattheis, Pally Siqueira e Felipe Veloso, a Andrea Dellal, Ernesto Neto, Omar Salomão, Lucio Salvatore e Constança Basto entre muitos outros. Vem ver na galeria!

Este slideshow necessita de JavaScript.

SERVIÇO ARTRIO 2018
Data: 27 a 30 de setembro (quinta-feira a domingo)
Horários: Quarta a sábado – 13h às 21h. Domingo – 13h às 20h
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
www.artrio.com
www.twitter.com/artriofair
Instagram: @artrio_art
Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-do-Rio-de-Janeiro
#artrio2018
#compartilhearte

Pesquisas relacionadas