Arte & Literatura

Arte para todos: Photoarts investe em novo conceito de galeria e distribuição de fotografias, tudo a preços acessíveis

Art delivery: marca inaugura nova galeria conceitual nesta sexta-feira (17/12), no Shopping Iguatemi Alphaville, em São Paulo

Publicado em 17/12/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

O que seria da arte se não houvesse público para contemplá-la? Pois bem, já podem comemorar para aqueles cansados de ir às mesmas galerias e museus ou de frequentar eventuais exposições sem alma. Após passar um breve período no Shopping Iguatemi São Paulo e depois dar as caras rapidamente pelo Market Place, a Photoarts inaugura sua galeria definitiva no Shopping Iguatemi Alphaville. Para quem não conhece, o espaço apresenta um novo conceito de arte no que diz respeito tanto à distribuição, quanto à comercialização e exposição das obras.

Com cerca de 100m², o ambiente descarta as típicas paredes neutras e apresenta fotografias de renomados artistas nacionais e internacionais sobre um fundo preto ou colorido. A iluminação também varia entre os spots direcionados às obras ou os backlights no teto, onde ficam as imagens que Mila Mayer fez na cidade de Aspen (Colorado, EUA). O clima é de arrojo estético, claro, sem deixar de dar a devida importância ao que está ali exposto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na curadoria de artistas, nomes como os brasileiros Alexandre Militão, Angelo Pastorello e Maurício Nahas, além dos norte-americanos Brian Xavier e Richard Gottardo, os europeus Andreas Kunz  e Aneta Ivanova, os asiáticos Hanso Mao e Weerapong Chaipuck e vários outros fotógrafos respeitados mundialmente, formando um time de 56 feras. Todos eles fizeram um acordo com a Photoarts para que, além do espaço inovador, o projeto pudesse aumentar ainda a disseminação da arte entre pessoas com menor poder aquisitivo, o que provoca uma certa mudança no retrato de colecionadores brasileiros.

“Vamos ajudar os moradores da região a montarem suas próprias galerias em casa”, comenta o curador e dono do projeto, Paulo Varella. A declaração pode soar um tanto exagerada, mas há realmente um cuidado estético na distribuição das fotografias – impressas em metacrilato, processo que vem se tornando mais popular com o tempo – e uma tiragem maior do que a habitual, o que contribui para diminuir o preço das mesmas. Para completar, um percentual da renda obtida com a venda das obras será destinado à TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. “A arte é para todos e, por isso, deve ser também didática aos olhos menos treinados”, diz Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:

Evento: Inauguração da Photoarts Gallery – Shopping Iguatemi Alphaville – www.photoarts.com.br

Diretor e Curador: Paulo Varella

Data: 19 de dezembro de 2014, sexta-feira, às 18h

Local: Shopping Iguatemi Alphaville

Alameda Rio Negro, 111 Alphaville, Barueri – São Paulo

Tel.: 11 4208-7804

Horário: Segunda-feira a Sábado – das 10h às 22h / Domingo e feriado – das 14h às 20

Pesquisas relacionadas