Arte & Literatura

Agenda Cultural: volta da peça “Portátil”, do Porta dos Fundos, ao Rio, shows com Marcelo D2 e Cone Crew na Fundição e dia da pizza. Vem, vem!

E mais: estreia de "A Era do Gelo: o Big Bang" nos cinemas, musical sobre a trajetória dos Mamonas Assassinas, show do Paralamas do Sucesso eSuricato e feijoada com Arlindo Cruz e Jorge Aragão. Confira!

Publicado em 08/07/2016 | Por Julia Pimentel

Ela está de volta: que saudades, sexta-feira! E já que chegamos ao fim de semana, a Agenda Cultural do HT te coloca por dentro da melhor programação da cidade. Nas telonas, tem a estreia de mais uma aventura da turma de “A Era do Gelo” e de Merly Streep vivendo uma rica dama que não sabe cantar, mas acredita que está abafando quando solta o vozeirão. Já no teatro, tem a volta do espetáculo de improvisação “Portátil”, com a galera do Porta dos Fundos, e a estreia do musical sobre a trajetória dos Mamonas Assassinas. Ah, e neste domingo é dia internacional da pizza. Se prepare que tem ação deliciosa para comemorar a data. Desce mais para conferir tudo o que separamos para vocês, queridos leitores!

Cinema:

A Era do Gelo: O Big Bang”: o fim do mundo pode estar próximo. Na corrida incansável do esquilo Scrat pela noz, sem querer, ele provoca um acidente espacial que coloca um meteoro gigante em rota de colisão com o planeta Terra. Para solucionar a trágica enrascada, que ameaça atingir o lar de Manny, Diego, Sid e sua turma, o grupo precisa confiar no plano de Buck, a elétrica doninha caolha do terceiro filme da saga, lembra? Simultaneamente, o sentimento mais puro do amor invade a história. Mannie e Ellie precisam enfrentar a possibilidade de Aurora ganhar a vida fora de casa, Sid parece finalmente encontrar seu grande amor e Diego e Shira começam a considerar a ideia de aumentar a família. Fofura!

Janis: Little Girl Blue”: a vida de Janis Joplin de um novo ângulo. O documentário dirigido por Amy Berg apresenta a história da diva do rock norte-americano descolado da carreira musical. Dessa vez, Janis é vista como uma mulher sensível, doce, confiável e poderosa. O longa mostra como por trás de uma vida agitada e turbulenta existe uma pessoa humana e carinhosa.

Florence: Quem É Essa Mulher?”: ai, meus ouvidos! Preparem-se, caros leitores. No longa que estreia essa semana, Meryl Streep intepreta Florence Foster Jenkins, uma rica dama que acredita ter o dom da bela voz. Só que, para os outros que precisam escutar Florence cantar, não é bem assim. O seu amado St. Clair Bayfield (Hugh Grant) até tenta blindá-la de ficar sabendo da verdade, mas, acreditando no seu belo timbre, a ricaça decide montar um concerto que pode acabar com toda a sua alegria.

Julieta”: decidida a deixar Madri e ir morar em Portugal com o companheiro Lorenzo (Dario Grandinetti), Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte) tem um encontro inesperado que pode mudar o rumo dessa história. Sem querer, ela encontra com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés). Depois desse momento, Julieta repensa a ideia da mudança de país e decide continuar na Espanha, mas passa a viver no prédio onde morava com sua filha. Lá, a protagonista escreve uma carta para Antía relembrando os dias que viveram juntas.

Teatro:

Portátil”: a peça de improvisação do Porta dos Fundos volta ao Rio para, dessa vez, uma temporada mais longa. Após breves passagens pela urbe carioca, João Vicente de Castro, Gregório Duvivier, Luis LobiancoGustavo Miranda ficam em cartaz no Teatro dos Quatro, na Gávea, por três meses. O espetáculo começa com uma conversa com a plateia para decidir a história que será contada pelos próximos 60 minutos. Com um enredo com início, meio e fim, o quarteto apresenta diferentes comédias a cada espetáculo.

Luis Lobianco, Gustavo Miranda, João Vicente de Castro e Gregório Duvivier no espetáculo "Portátil" (Foto: Reprodução)

Luis Lobianco, Gustavo Miranda, João Vicente de Castro e Gregório Duvivier no espetáculo “Portátil” (Foto: Reprodução)

O Musical Mamonas”: imagine se os Mamonas Assassinas pudessem contar sua própria história? Foi a partir dessa pergunta que Walter Daguerre criou o musical sobre a história do grupo que morreu há 20 anos. O espetáculo, que estreia essa semana, apresenta a história da banda desde a sua criação utópica até o memorável show “Thomeuzão”, em Guarulhos. A peça tem direção musical de Miguel Briamonte e coreografias de Vanessa Guillen e está em cartaz de quinta a domingo no Theatro NET Rio.

Gozados Dois”: junte comédia, canções populares nordestinas e textos críticos em uma peça só. Esse é o espetáculo que Luiz Salem e Stella Miranda apresentam no teatro do shopping Fashion Mall a partir de hoje. A peça fica em cartaz até o final do mês. As sessões são às sextas-feiras e sábados às 21h30 e aos domingos às 20h.

Stella Miranda e Luiz Salem estão em cartaz no teatro do Fashion Mall com a peça "Gonzados Dois" (Foto: Vitor Soares/Divulgação)

Stella Miranda e Luiz Salem estão em cartaz no teatro do Fashion Mall com a peça “Gozados Dois” (Foto: Vitor Soares/Divulgação)

Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim”: na terra ele era um homossexual assumido. E, depois que morreu, não se contentou em descansar em um caixão escuro. Foi então que decidiu fugir para os céus a fim de viver novas experiências. Porém, o protagonista não contava que por lá iria incorporar um machista radical. As consequências desse drama só indo no Teatro Vanucci, na Gávea, para descobrir. E aí, partiu?

Elenco do espetáculo "Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim" (Foto: Reprodução)

Elenco do espetáculo “Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim” (Foto: Reprodução)

A Árvore Que Fugiu Do Quintal”: o musical em cartaz no Imperator, no Méier, é uma montagem de Zé Helou do livro homônimo de Alvaro Ottoni de Menezes. O enredo gira em torno da venda de uma casa rodeada por árvores a um homem ganancioso que quer derrubar tudo para construir um grande edifício.

Peça infantil "A Árvore Que Fugiu Do Meu Quintal" (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

Peça infantil “A Árvore Que Fugiu Do Meu Quintal” (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

Shows e festas:

Amy Winehouse Celebration”: em tributo aos cinco anos da morte da cantora, o Vivo Rio recebe neste sábado o Leblon Jazz e a festa Pessoas do Século Passado para a homenagem. No palco principal, haverá a apresentação de artistas como o britânico Zalon, que já conversou com o HT sobre a parceria com Amy, e as brasileiras Lia Paris, Rachel Maia e Shelly Simon. Já na varanda do Vivo Rio, a cantora Luiza Casé comanda o seu projeto “Soul Power!” com muito soul, funk, rock and roll e, claro, Amy Winehouse.

Cinco anos após a morte de Amy Winehouse, Vivo Rio recebe artistas para uma homenagem à britânica (Foto: Reprodução)

Cinco anos após a morte de Amy Winehouse, Vivo Rio recebe artistas para uma homenagem à britânica (Foto: Reprodução)

WebFest Valda”: a Fundição Progresso será invadida pela música da melhor qualidade com o festival promovido pela Valda. Nesta sexta-feira, quem comandará o palco da casa de shows é o grupo Cone Crew e o cantor Marcelo D2. Já no sábado, a trilha sonora ficará por conta do Suricato e do Paralamas do Sucesso. Só showzão, hein? As apresentações começam às 20h e os ingressos para cada dia custam a partir de R$ 40,00 (meia entrada).

Márcia Castro: direto da Bahia para o palco do Caixa Cultural, a cantora Márcia Castro se apresenta nesta sexta-feira, sábado e domingo no Rio. A artista, que bateu um papo exclusivo e super interessante com o HT, vai apresentar em solos cariocas o seu último disco autoral, “Das Coisas Que Surgem“. Ah, e como nos adiantou, Márcia ainda vai cantar os novos trabalhos do seu próximo CD, que virá totalmente de cara nova.

Mumuzinho: o músico se apresenta neste sábado na quadra da Portela. Além do show completo com todos os sucessos do cantor, o público que marcar presença na azul e branca de Madureira ainda vai poder aproveitar a apresentação do grupo Pra Valer, que comandará o esquenta da noite.

Feijoada do Sambarazzo”: domingo à tarde, feijoada e samba da melhor qualidade. Essa é a combinação maravilhosa que vai tomar conta do Clube Monte Líbano, na Lagoa. Para acompanhar aquele delicioso feijão de domingo, Jorge Aragão, escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e Arlindo Cruz e Arlindo Neto comandam a trilha sonora. Não dá para perder, ?

Salada das Frutas“: preparem-se! Linikier e os Caramelows, As Bahias e a Cozinha Mineira e Tássia Reis se juntam no palco do Circo Voador para um evento épico daqueles para ninguém colocar defeito. Em uma mistura de cores, poesia, individualidade, atitude e, claro, muita música a “Salada das Frutas” promete ser, como a própria turma definiu, uma “lacração”. O super encontro ocorre nesta sexta-feira às 22h.

Arraiá do Primeiro Amor”: quem disse que não existe festa julina? O grupo de samba e pagode retrô Primeiro Amor vai vestir a roupa caipira e botar o Clube dos Macacos, no Horto, para dançar muito neste sábado. Com direito à capela de casamento, barraca do beijo e comidas típicas, a festa vai combinar os sucessos do grupo com aquele arrasta-pé que não pode faltar. Anarriê, leitores!

Comes e bebes:

Dia Internacional da Pizza: sim, leitores! Esse dia existe e é comemorado neste domingo, dia 10 de julho. Depois do open hambúrguer que tivemos no dia da outra delícia, dessa vez é a Vezpa quem preparou uma comemoração deliciosa. Vai funcionar assim: basta ir em uma das lojas da pizzaria, pagar R$ 29,90 e bom apetite. O cliente vai poder ficar comendo quantas fatias quiser das delicias que estiverem disponíveis na vitrine. Ah, calma que ainda tem a sobremesa, né? Para o pós-pizza, a marca vai oferecer 50% de desconto nos sorvetes Ben & Jerry’s. Sensacional, hein?

Vezpa faz promoção neste domingo, dia internacional da pizza (Foto: Reprodução)

Vezpa faz promoção neste domingo, dia internacional da pizza (Foto: Reprodução)

Lagoa Bier Fest”: alô cervejeiros, partiu Parque da Catacumba neste fim de semana? Por lá, as marcas Noi, Labirinto, Hija de Punta, Irada, Secreta, Hanna Beer e Green Lab Craft vão marcar presença e encher o seu copo. Ah, e para acompanhar aquela cervejinha gelada, diversos foods-truck também estão confirmados. Imperdível!

Neste fim de semana ocorre mais uma edição do Lagoa Bier Fest (Foto: Reprodução)

Neste fim de semana ocorre mais uma edição do Lagoa Bier Fest (Foto: Reprodução)

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,