Arte & Literatura

Agenda cultural: show do Iron & Wine, 17ª edição da Bienal Internacional do Livro e peça com o pessoal do Porta dos Fundos agitam o feriadão no Rio

E mais: festas como a "Infame", os cinco anos da "FunFarra", edição especial da "Rebola" e "Breakz" ao ar livre dão uma dose extra de diversão ao fim de semana prolongado

Publicado em 03/09/2015 | Por João Ker

Enquanto a 17ª edição da Bienal do Livro agita o Riocentro e reúne o maior público de leitores no país, parte do pessoal do Porta dos Fundos entra em cartaz no Teatro do Leblon com a improvisada “Portátil”. No campo musical, Iron & Wine vem pela primeira vez ao Brasil pelo projeto Queremos, Vanessa da Mata leva ao Theatro NET Rio seu show “Delicadeza”, enquanto João Bosco sobe ao palco do Miranda munido apenas de voz e violão. E, nos outros destaques da agenda cultural, o melhor das festas cariocas para não ficar em casa de forma nenhuma durante o feriadão. Vem com a gente:

montag

Cinema:

Diário de uma camareira”: Léa Seydoux estrela o drama ambientado em 1900 como uma camareira que “come o pão que o Diabo amassou” na mão de patrões sexistas e exploradores, que ou tentam abusar de sua paciência ou estuprá-la, até que o jogo vira. Intenso, delicado e, de quebra, mais uma performance incrível de Léa, sob a direção de Benoît Jacquot.

Unity”: o documentário problematiza e explora a relação dos seres humanos com tudo aquilo que povoa a Terra, indo de animais ao meio ambiente, colocando em xeque a eterna disputa pelo poder e o nosso papel no planeta. Uma reflexão profunda e necessária, narrada por um time de estrelas que mais parece uma lista do Oscar, com nomes como Jessica Chastain, Amanda Seyfried, Ellen DeGeneres, Lena Headey, Jennifer Aniston e muito mais.

“Ricki and The Flash – De volta para casa”: depois de Ellen Page, Charlize Theron e Megan Fox, a nova musa da roteirista vencedora do Oscar, Diablo Cody, é Meryl Streep, que, em mais uma metamorfose genial, entra na pele de uma roqueira que abandonou a filha para cair na estrada. Além de emocionante e sarcástico, o filme ainda traz Meryl cantando músicas de Lady Gaga, U2 e Bruce Springsteen.

“A esperança é a última que morre”: estrelada por Dani Calabresa, Danton Mello e Katiuscia Canoro, a comédia gira em torno da disputa de duas jornalistas (Calabresa e Canoro) querendo a vaga de âncora de um jornal. a personagem de Dani acaba criando crimes falsos para impressionar os chefes, e as situações “cômicas” partem basicamente daí.

Entrando numa roubada”: uma equipe de cineastas se une para gravar “o filme mais realista de todos os tempos”, enquanto filmam os assaltos a bancos, em uma mistura de ação, comédia e drama. O elenco traz Deborah Secco, Tonico Pereira, Marcus Veras, Bruno Torres, Lúcio Mauro Filho, Júlio Andrade e mais. Veja aqui como foi a pré-estreia carioca do longa.

Shows:

Vanessa da Mata, Theatro NET Rio: na sexta e no sábado, a cantora volta ao Rio de Janeiro com o show “Delicadeza”, um espetáculo intimista, com músicas escolhidas a dedo e covers inusitados que teve estreia lotada no Miranda, como nós contamos na época. Em entrevista ao Site HT, Vanessa explicou o conceito e a importância do show, além de falar sobre música, sucesso e espiritualidade.

Vanessa da Mata apresenta o show "Delicadeza" no Theatro NET Rio

Vanessa da Mata apresenta o show “Delicadeza” no Theatro NET Rio

João Bosco, Miranda: com 43 anos de história, um dos maiores compositores do país leva apresentação dupla para os palcos do Miranda, sexta e sábado, no show “João Bosco Solo”, que mistura grandes sucessos icônicos de sua carreira, assim como versões próprias para clássicos de Dorival Caymmi, Beatles, Vínicius de Moraes e Cândido das Neves.

João Bosco

João Bosco

Iron & Wine, Espaço Sacadura 154: comandado pelo americano Samuel Beam, o projeto desembarca pela primeira vez no Rio hoje (3/9), através da plataforma de financiamento coletivo Queremos. O show acústico, no esquema voz e violão, tem repertório baseado no último álbum, Archive Series Volume Nº 1″, lançado em fevereiro deste ano.

Iron & Wine vem ao Brasil pela primeira vez através do financiamento coletivo do Queremos

Iron & Wine vem ao Brasil pela primeira vez através do financiamento coletivo do Queremos

Cachorro Grande + Far From Alaska + The Outs, Circo Voador: a sexta vem do jeitinho que os fãs do rock gostam – com muita música sob a lona do Circo. O trio promete apresentação épica e, claro, memorável.

A Cachorro Grande se apresenta com a Far From Alaska e a The Outs

A Cachorro Grande se apresenta com a Far From Alaska e a The Outs

Festas:

“Infame”, Espaço Sacadura: depois de duas edições de sucesso na Lapa, a balada chega, nesta sexta, ao Espaço Sacadura para agregar mais desbunde, libertinagem e irreverência à região que já é uma tradição no assunto. Aqui você vê um pouquinho de como foi a última festa e já se prepara para a maratona de dança que irá encarar por lá.

"Infame" leva irreverência à Gamboa

“Infame” leva irreverência à Gamboa

“Live jazz”, The Maze: se você curte um clima mais sussa (mas nem tanto) a The Maze é sua melhor opção para a sexxxta. Com banda de jazz ao vivo e uma das melhores vistas da cidade, cortesia do Morro da Tavares Bastos, que disponibiliza vans até o topo ou, se você prefere uma dose extra de adrenalina, sempre rola serviço de mototáxi simpático e seguro ao pé do morro.

"Live Jazz" agita o Morro da Tavares Bastos com a vista privilegiada da The Maze Rio

“Live Jazz” agita o Morro da Tavares Bastos com a vista privilegiada da The Maze Rio

“Treta”, Mansão de Botafogo: marcando a primeira apresentação em festas alternativas do Babado Novo, a balada sai de Ipanema e invade Botafogo com fôlego em pleno domingão e uma opção para quem quer extravasar e curtir o sossego do feriado de segunda-feira.

"Treta" faz edição especial na Mansão de Botafogo com o Babado Novo

“Treta” faz edição especial na Mansão de Botafogo com o Babado Novo

“Rebola NOPORN”, Gamboa: uma opção mais underground para o pré-feriado é a macumba-afro-axé de uma das melhores festas a surgirem nos últimos anos pela noite carioca. Ritmos indecifráveis e batidas hipnotizantes se misturam a drag queens, glitter, egyto e um clima geral de paz e amor.

"Rebola" faz edição conjunta com o pessoal da "NOPORN"

“Rebola” faz edição conjunta com o pessoal da “NOPORN”

“Breakz”, Quiosque do Lido: em pleno feriadão, uma das melhores festas de música eletrônica da cidade arma uma edição 100% ao ar livre e gratuita, esbanjando “vibes tropicais”. Opção certeira para quem começar a semana mais tarde e relaxado.

Big Fun”, Espaço Franklin: a FunFarra, uma das festas de pop mais queridinhas do Rio de Janeiro, comemora cinco anos e mais de 70 edições inesquecíveis com uma super celebração no Espaço Franklin, trazendo aquela mistura de hits antigos com o melhor da nova cena musical e o que estoura pelas rádios.

"Breakz" faz edição grátis e ao ar livre no Quiosque do Lido

“Breakz” faz edição grátis e ao ar livre no Quiosque do Lido

Teatro & Dança:

“Portátil”, Teatro do Leblon: parte do Porta dos Fundos, incluindo Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luís Lobianco e Gustavo Miranda apresentam um espetáculo completamente improvisado, com início, meio e fim, cujo ponto de partida são entrevistas feitas com os espectadores. Resultado: uma nova peça a cada noite, com direito a trilha sonora específica e tudo. Sob a direção de Bárbara Duvivier, a montagem tem tudo para ser um dos sucessos da temporada.

Integrantes do Porta dos Fundos apresentam "Portátil"

Integrantes do Porta dos Fundos apresentam “Portátil”

Putz Grill”, Teatro Clara Nunes: vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro como melhor espetáculo de stand up comedy, em 2011, a peça apresentada por Oscar Filho chega à Gávea em curta temporada, com o ex-CQC atacando de forma sarcástica fatos do cotidiano e vida pessoal.

“Grupo Corpo 40 anos”, Theatro Municipal: entre hoje e segunda-feira, a companhia mineira comemora quatro décadas com dois espetáculos que celebra a sua história e seu presente, através de “Dança sinfônica”, com coreografia inspirada no cofundador do grupo, Rodrigo Pederneiras, e “Suíte branca”, que mostra a estreia da coreógrafa Cassi Abranches a frente do projeto.

“Blackbird”, Espaço Tom Jobim: sob a direção de Bruce Gomlevsky, o texto do escocês David Harrower, baseado em casos reais de pedofilia, chega à sua terceira temporada, com Viviani Rayes, Yashar Zambuzzi e Débora Ozório no elenco.

Arte & Literatura:

“XVII Bienal Internacional do Livro”, Riocentro: um dos eventos de literatura mais importantes do país homenageia a Argentina em sua 17ª edição, promovendo workshops, debates, encontros literários, exposições e shows em uma vasta programação até o dia 13, se espalhando por vários pontos da cidade, agradando crianças, jovens e adultos. No total, serão mais de 200 autores, com 27 estrangeiros, e grandes nomes nacionais que vão de Karina Buhr e Thalita Rebouças a Antonio Prata, Ruy Castro, Marcelo Rubens Paiva e Gregório Duvivier.

“Co-mover”, Oi Futuro Ipanema: comemorando 12 anos “Oi Kabum! Escola de arte e tecnologia”, o espaço recebe uma mostra com cerca de 113 trabalhos realizados pelas quatro unidades do projeto ao longo de todo o seu período de funcionamento.

50 anos de arte: Parte I”, Galeria de Arte Ipanema: o espaço comemora seu meio século de vida com uma exposição que traz dois dos maiores nomes nacionais – Tomie Ohtake (1913 – 2015) e Hélio Oiticica (1937 – 1980). Cada artista é representado por dez obras produzidas nas décadas de 1950 e 1960, entre guaches e óleos sobre telas.

Pesquisas relacionadas