Arte & Literatura

Agenda cultural: Pearl Jam se apresenta no Maracanã, Claudia Ohana estreia seu primeiro monólogo e Sarau do Escritório invade a Lapa

E mais: veja o melhor da programação carioca para cinema, shows, peças, exposições e baladas

Publicado em 20/11/2015 | Por João Ker

A agenda cultural para o fim de semana vem repleta de programas gratuitos, com destaque para o Sarau do Escritório, que irá ocupar a Lapa no sábado com mais de 200 atrações na região boêmia. Os amantes do teatro ainda podem conferir o primeiro monólogo da carreira de Cláudia Ohana em A voz humana”, enquanto os roqueiros têm a oportunidade de uma vida inteira com a apresentação única do Pearl Jam, no Maracanã.

agendaaa

Abaixo, você confere os outros destaques de cinema, shows, exposições, peças e baladas:

Cinema:

Jogos Vorazes: A Esperança”: uma das franquias de maior sucesso dos últimos anos chega ao seu capítulo final naquele que é descrito como o melhor filme de toda a saga. Ação, romance e fantasia se misturam, enquanto Jennifer Lawrence dá uma incrível performance na pele da heroína Katniss Everdeen.

Chatô – O Rei do Brasil”: depois de 20 anos, a biografia ficcional de Assis Chateaubriand, um dos maiores magnatas das comunicações no país, finalmente chega às salas de cinema. O filme de Guilherme Fontes, apesar dos problemas de justiça, contou com os conselhos de Francis Ford Coppola e mostra uma direção promissora.

Malala”: em tempos nos quais nunca se falou tanto sobre feminismo, um dos maiores ícones contemporâneos do movimento leva a sua história inspiradora de força e coragem para as telas dos cinemas. A trajetória de Malala Yousafzai é obrigatório para quem pensa em construir um mundo melhor e mais igualitário.

Os tubarões de Copacabana”: Rafael Almeida, Raul Gazolla e Marcus Veras vivem um grupo de amigos surfistas que decidem se reunir para relembrar os velhos tempos e reacender a relação entre eles. A comédia é leve, mas traz o perigo de cair em momentos de nostalgia.

 

Shows:

Pearl Jam, Maracanã:  encerrando a sua passagem pela América Latina, uma das maiores bandas de rock do mundo comemora seus 25 anos de carreira com uma megashow que promete empolgar tanto os fãs antigos quanto a nova geração de admiradores do grupo liderado por Eddie Vader. Espere por improvisações, clássicos, hits recentes e b-sides.

Agenda (1)

Mariene de Castro, Circo Voador: uma força da natureza e um dos principais nomes da nova geração do samba, a artista apresenta a turnê do seu terceiro disco de estúdio, Colheita”, e leva para a lona do Circo uma participação mais do que especial no sabadão: Elba Ramalho.

Agenda (20)

Roberta Sá, Vivo Rio: Roberta leva toda a sua vibe positiva e seu charme para o palco do Vivo Rio com a turnê de seu quinto e elogiadíssimo álbum de estúdio, Delírio”. Depois daquele videoclipe envolvente e contagiante, que chega a dar saudades do Carnaval, nada melhor do que comemorar o sábado ao som da cantora.

Agenda (7)

Margareth Menezes, Imperator: incrementando ainda mais o clima de pré-Carnaval que tem dominado o fim de semana, a cantora baiana chega hoje à noite com o repertório do CD/DVD “Para Gil e Caetano”, revisitando os 50 anos de carreira da dupla ao mesmo tempo em que comemora o Dia da Consciência Negra.

Agenda (16)

Festas:

“SaFavela”, Casa Mosquito: um dos melhores rooftops da Zona Sul recebe sete horas ininterruptas de festa para saudar a proximidade do verão em plena primavera. Mais do que música boa e gente bonita, a balada ainda terá exposição do artista visual Washington Silva e o tatuador Jader DK fazendo a alegria da galera e distribuindo tatuagens para aqueles que chegarem nas primeiras três horas do evento.

Agenda (1)

“V de Viadão”, Éden: muito ouro, brilho, purpurina, glitter, lantejoulas e batidões na festa que invade a Sacadura Cabral hoje e promete levar para outro nível a máxima “mais é mais”. Além da mistura de pop, hip hop e eletrônica, o evento ainda terá as tradicionais performances de drag e toda a galera alternativa do Rio.

Agenda (3)

“Labirinto”, The Maze Rio: a diversão labiríntica já começa na subida para o morro da Tavares Bastos, onde os corajosos podem se aventurar pelo mototáxi ladeira acima. Ao chegar no local, a vista incrível para o Aterro do Flamengo e o som contagiante das bandas Ventre e Bratislava conseguem transformar a noite desta sexta em algo inesquecível.

Agenda (22)

 

“Neon”, Topo do Rio: em sua segunda edição, a festa conceitual promete trazer performances intergaláticas, projeções psicodélicas, músicas abstratas e todo um clima artístico de integração. O local é no centro do Rio, mas as direções exatas só serão entregues no final do sábado, horas antes do início da badalação.

Agenda (2)

SOPA”, Alto Vidigal: a elegância tropical da SOPA se despede de 2015 com a última edição do ano no hostel que tem uma das vistas mais lindas da cidade. Como o próprio evento já diz, o objetivo da noite de sábado é desentupir os ouvidos da cidade com uma seleção musical de ponta, com aqueles hits que todos amam, inclusive os flashbacks que a galera nem sempre se recorda.

Agenda (4)

Teatro:

O beijo no asfalto – O musical”, Teatro das Artes: com direção de João Fonseca e músicas originais por Cláudio Lins, um dos maiores clássicos de Nelson Rodrigues ganha montagem com Laila Garín, Gracindo Jr., Yasmin Gomlesvky, Claudio Tovar, Janaína Azevedo e Jorge Maya. Aqui, você lê a análise da peça feita pro Rodrigo Monteiro, para a nossa coluna “Crítica Teatral”.

Agenda (9)

“Enfim, nós”, Teatro Clara Nunes: a comédia marca a primeira parceria teatral de Cássio Reis e Fernanda Vasconcellos, na pele de um casal em crise, sob a direção de Cláudio Torres Gonzaga. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com o ator sobre a colaboração com a esposa, paternidade, carreira e muito mais.

Agenda (13)

“Os homens querem casar e as mulheres querem sexo 2”, Teatro Vanucci: depois de a primeira versão ter ficado em cartaz por mais de oito anos, o texto de Carlos Simões, que aborda as relações amorosas e a diferença de expectativas, objetivos e interpretações entre o homem e a mulher, volta com todas as pompas possíveis. A direção é de José Santa Cruz, que comanda o casal vivido pelo próprio Carlos e Danielle Nino, e aqui você vê como foi a estreia da peça.

Agenda (14)

“A voz humana”, Teatro Clara Nunes: após passar um período afastada das telinhas, Claudia Ohana estreia o primeiro monólogo de sua carreira, sob a direção de José Lavigne. O texto de Jean Cocteau entra na psique de uma mulher que perde seu grande amor para outra e lida com as frustrações e desejos do período pós-término.

Agenda (11)

Arte:

“Baile de Gala do Sarau do escritório”, Lapa: a comemoração de dois anos do evento conta com mais de 200 artistas espalhados pela área mais boêmia da cidade, além de uma programação que inclui mais de 12h de atrações, videomapping, projeções, instalações lançamentos de livros, tudo co-produzido por 10 coletivos.

Agenda (19)

“ARTETRANSCENDE”, Marly Faro: a exposição é uma homenagem ao artista Janssen Masson, com 24 quadros assinados por ele, que faleceu no ano passado devido a um câncer de próstata. Os quadros são pinturas à óleo ou acrílico sobre tela, além de alguns itens sobre madeira, com destaque para aqueles com dimensões superiores a 1m.

Agenda (15)

“O Rio de Janeiro como destino“, Museu Histórico Nacional: o charme carioca vendido a turistas do mundo inteiro ganha sua própria exposição, através da Coleção Berardo. São 40 cartazes encomendados por companhia marítimas e aéreas a partir do século XX, sob a curadoria de Paulo Knauss e Marcio A. Roiter.

Agenda (10)

Pesquisas relacionadas