Arte & Literatura

Agenda cultural: da dobradinha de Jorge Ben Jor, no Circo Voador, ao melhor da programação carioca para curtir o Dia dos Pais

Das estreias no cinema às baladas com direito a "Veneno da Lapa" e dobradinha de Jorge Ben Jor no Circo Voador, passando pelas opções especiais de restaurante, galerias de arte e teatro, como a emocionante e educativa "Br-trans"

Publicado em 06/08/2015 | Por João Ker

Fim de semana do Dia dos Pais significa missão dupla para os filhos: encontrar o programa certo que os mantenham inteiros para o domingo e também uma boa opção para fugir da rotina e reviver toda a memória afetiva com os pais. Abaixo, HT selecionou cuidadosamente tudo o que há de melhor no Rio de Janeiro durante os dias que se seguem: das estreia no cinema, às opções de restaurantes que estão com novidades para a ocasião, passando pelas galerias de arte, os palcos de teatro e os shows que servem tanto para ele quanto para você. Vem com a gente:

Jorge Ben Jor faz dobradinha no Circo Voador, Food Bike invade o Leblon e "Real Beleza" chega aos cinemas

Jorge Ben Jor faz dobradinha no Circo Voador, Food Bike invade o Leblon e “Real Beleza” chega aos cinemas

Cinema:

“Quarteto Fantástico”: com Kate Mara, Miles Teller, Jamie Bell, Michael B. Jordan e Toby Kebbell, o remake da franquia é dirigido por Josh Trank e dá continuidade à saturação de filmes de super-heróis que estão lotando os cinemas nos últimos meses.

“Voo 7500”: do mesmo diretor de “O Grito” e “O Grito 2” (tanto a versão original como a norte-americana), Takashi Shimizu, o filme o terror dos passageiros mostra um voo que decola d Los Angeles a Tóquio com uma entidade a bordo.

“Real Beleza”: o drama dirigido por Jorge Furtado e estrelado por Vladimir Brichta e Adriana Esteves é a grande aposta nacional para o fim de semana, com uma história emocionante sobre a descoberta do amor e dos sonhos de um casal. Leia aqui nossa entrevista exclusiva com Adriana sobre o papel.

Shows:

Saulo se apresenta na Fundição Progresso nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

Saulo se apresenta na Fundição Progresso nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

Saulo, Fundição Progresso: o rei do axé baiano traz a turnê Baiuno para a Lapa, nesta sexta-feira, e se tem uma coisa que estará mais garantida que o calor da casa é a animação do público e a energia dos palcos. Leia aqui uma entrevista exclusiva com Saulo.

Jorge Ben Jor, Circo Voador: com aquele repertório cheio de sucessos, Jorge Ben faz dobradinha no fim de semana, com apresentações na sexta e no sábado sob a lona mais famosa da Lapa. Certeza que você e seu pai conseguirão cantar grande parte das músicas ao longo da noite.

O Rappa, Quadra da Vila Isabel: quem estiver pela Zona Norte na noite de sábado poderá conferir um dos melhores e mais animados shows nacionais, com O Rappa agitando a Quadra de Vila Isabel na festa “Genesis”.

Sandra de Sá, Teatro Rival: na sexta, a artista comemora seus 35 anos de carreira, com a apresentação de seu “Lado B”, que traz músicas inéditas e 13 sucessos dessa trajetória com nova roupagem, e parcerias que vão do Grupo Revelação e NxZero a Melanina Carioca e Buchecha.

Festival Superstar, Citibank Hall: se seu pai é daqueles que não perde o reality show musical de domingo na TV, o Citibank Hall recebe os grupos Lucas e Orelha, Dois Africanos, Versalle e Scalene para uma apresentação única, comandada pela sempre incrível Fernanda Lima.

Festas:

Clarice Falcão se apresenta na festa "Veneno da Lapa", neste sábado (foto: Divulgação)

Clarice Falcão se apresenta na festa “Veneno da Lapa”, neste sábado (foto: Divulgação)

“Veneno da Lapa”, Bola Preta: na véspera do Dia dos Pais, é preciso fôlego para aguentar o almoço do dia seguinte. A banda/bloco de São Paulo, Amigos da Onça, se une ao pessoal do Choque do Magriça (que tocará músicas inéditas) e com direito a show de Clarice Falcão, fora o set de DJs convidados. É só atração de primeira para a noite toda.

“Recalcada”, Fosfobox: o reduto do funk no asfalto da Zona Sul domina o sábado em Copacabana, com direito ao paredão da difamação, ótimo pra mandar indireta às inimigas que estiverem por lá, e as pistas ‘morro’ e ‘asfalto’ (pop e funk).

“Moo”, The Week: na sexta-feira, a The Week recebe os DJs internacionais Daniel Maloso e Ivan Smagghe, que dividem as carrapetas com os residentes Diogo Reis e Badenov.

“Big Up”, Vila Mimosa: quer levar seu velho para um programa divertido, cultural e inusitado após o almoço? A partir das 14h a “Big Up” faz uma verdadeira intervenção cultural na Vila Mimosa, com grafite, sound system, jerk food e todo um “jeito jamaicano”. O clima é tranquilo e amigável e, certamente, inesquecível.

Teatro:

“Br-trans”, Centro Cultural Banco do Brasil: baseado em histórias reais, o monólogo de Silvero Pereira sob a direção de Jezebel de Carli fala sobre o universo de transsexuais, transformistas e travestis de todo o país, com um texto tão emocionante quanto educativo.

"Br-trans" traz monólogo educativo e emocionante sobre transformistas, transsexuais e travestis, no CCBB (Foto: Divulgação)

“Br-trans” traz monólogo educativo e emocionante sobre transformistas, transsexuais e travestis, no CCBB (Foto: Divulgação)

“O Homem Primitivo”, Teatro das Artes: Graziella Moretto e Pedro Cardoso escrevem, dirigem e estrelam a peça, enquanto abordam o machismo com duas histórias diferentes, a dela sobre estupro e a dele sobre a demissão de uma empregada.

“Bonitinha, mas ordinária”, Caixa Cultural Rio: com montagem da Cia Teatro Portátil, o clássico de Nelson Rodrigues ganha a direção de Alexandre Boccanera e a união à animação que é marca registrada do grupo, com a produção do audiovisual feita pela dupla Beatriz Carvalho e Diogo Nii Cavalcanti.

“1 milhão de anos em 1 hora”, Teatro do Leblon: no monólogo, Bruno Motta fala sobre a fome do poder e outras questões sociais, além de divertir a plateia, como analisou nosso crítico teatral, Rodrigo Monteiro. Leia o texto completo aqui.

Arte:

“Ayllu Quinua, os guardiões das sementes”, Instituto Cervantes: espanhol radicado no Peru, o fotógrafo Daniel Lagares mostra uma série com 24 imagens que retratam as comunidades quechuas e aymaras, na região de Puno.

Daniel lagares retrata as comunidades quechuas e aymaras, do Peru (Foto: Reprodução)

Daniel lagares retrata as comunidades quechuas e aymaras, do Peru (Foto: Reprodução)

“Mitologias”, Espaço Cultural CEPERJ: Ana Grebler apresenta doze pinturas de figuras femininas importantes para a mitologia, como fadas, bruxas e até Iemanjá.

“Princesas Urbanas”, Galeria da Aliança Francesa de Botafogo: Raphaël Blum faz uma ode à beleza feminina das parisianas, com 20 cliques de anônimas flagradas pela Cidade Luz.

Gastronomia:

Bossa Café: com aquela vista incrível da orla de Copacabana, o restaurante localizado no 3º andar do Rio Othon Palace traz um cardápio todo especial, desenvolvido pelo chef Jean Yves Poirey. Entre as saladas, há as opções de polvo com limão siciliano, tomate ao vinagre balsâmico, tartar de atum com abacate, mexilhão ao curry e pepinos e rúcula com burrata e tomates secos. Já para os pratos frios, é possível escolher entre salmão gravlax com aspargos, figo e camarão, pate en croute e remoulade de aipo, assim como presunto parma e papaia, além de uma seleção de queijos sortido. Para pratos quentes, o medalhão de filé em crosta de pão de mel e nozes disputa com bouillbaisse de robalo, strudel de pato com ameixas, cassoulet de bacalhau batatas dauphinoise, achards de legumes, arroz cantonês e rigatoni com berinjelas. Por fim, Jean criou especialmente o menu de “Sobremesas do Papai”, com as opções charlote de pera com chocolate branco, tarte tatin de maçã, tartelette de frutas, ópera de licor de menta ou de framboesa, torta Congolais, torta de pecã com uísque e até uma torta de chocolate sem glúten. Isso tudo incrementado por uma ótima música ao vivo, só na voz e violão. Presente perfeito, né?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Festival Food Bikes, Rio Design Leblon: esqueça os food trucks, a nova onda gastronômica são as food bikes, que invadem o shopping da Zona Sul até domingo, trazendo opções de doces (brownies, brigadeiros, café, sonhos e picolés), além de cones e cervejas, tudo com aquele ar gourmetizado.

As Food Bikes invadem o shopping Rio Design Leblon até o próximo domingo (Foto: Divulgação)

As Food Bikes invadem o shopping Rio Design Leblon até o próximo domingo (Foto: Divulgação)

 

Pizzaria Stravaganze: além de trazer sabores especiais para a data, como Calabrese (mussarela especial, linguiça calabresa artesanal, cebola, azeitonas pretas e orégano), Fervore (calabresa artesanal com dedo-de-moça e erva doce, cebola e orégano) e Quattro Formaggi (pomodori pelati, mussarela especial, catupiry, gorgonzola, parmesão e orégano), a pizzaria de Ipanema também inaugura o serviço de delivery, para aqueles pais que não querem sair de casa no domingão.

Academia da Cachaça: para aqueles pais que adoram fazer um brinde com discurso emocionado à meda, o restaurante do Leblon e da Barra traz um menu especial com arroz cremoso, queijo coalho e abóbora, costela bovina desfiada, agrião e cebola frita, e o charmoso pingadeiro (brigadeiro de cachaça).

Bar e Restaurante Urca: para curtir a brisa na Praia Vermelha, admirando o Pão de Açúcar logo em frente, o bar e restaurante oferece caipirinha de brinde para todos os pais que forem comemorar a data por lá, e eles, ainda de quebra, aproveitam o Festival de Camarão, com pratos como bobó, polenta e moqueca a preços especiais.

Quadrucci: o restaurante do Leblon ganha um menu especial para a data. O chef Ronaldo Canha promete servir o melhor steak de filé ao demi-glace de tomilho, com um cremoso risoto de taleggio, ladeado por vegetais salteados.

Pesquisas relacionadas