Arte & Literatura

Agenda Cultural: no cinema tem estreia de “X-Men: Apocalipse”, a volta de “Turma da Mônica” no teatro e shows de Sandy, Projota e Thiaguinho. Confira!

E tem mais: espetáculo infantil gratuito no Parque do Flamengo, shows de Titãs e Frejat na Fundição e exposição com obras de Arnaldo Antunes no Centro Cultural dos Correios

Publicado em 20/05/2016 | Por Julia Pimentel

Já que hoje é sexta-feira, dia de dar início aos agitos do fim de semana, nada melhor que a Agenda Cultural do HT para te deixar por dentro das estreias e programações dos próximos dias. Esta semana tem lançamento de “X-Men: Apocalipse” e “Amores Urbanos” no cinema, de “Estúpido Cupido” no teatro e shows de Sandy, Projota, Frejat e Titãs. Vem que tem muita dica boa!

Cinema

“X-Men: Apocalipse”: com Jennifer Lawrence e Hugh Jackman no elenco, o personagem Apocalipse está de volta ao universo X-Men, da Marvel. Com poderes acumulados de outros mutantes, o protagonista retorna à Terra, só que dessa vez imortal e invencível. Depois de tantos anos afastado, Apocalipse se depara com um mundo nada agradável e decide recrutar uma equipe de mutantes para criar uma nova ordem mundial.

Amores Urbanos: como o HT já tinha adiantado, o longa dirigido por Vera Egito conta a história de três amigos com diferentes problemas pessoais. Com Thiago Pethit, Maria Laura Nogueira, Renata Gaspar e Ana Cañas no elenco, o filme aborda questões como homossexualidade, alcoolismo e a crise dos 30 anos.

“A Vingança Está Na Moda”: com a mãe doente, a personagem de Kate Winslet retorna à sua cidade natal. Durante esse período, a moça passa a transformar as mulheres da região com as habilidades de costura. Mas um boato de que ela teria assassinado um jovem quando tinha dez anos interrompe a tranquilidade da cidade e prejudica a convivência da moça no local.

“Vizinhos 2”: com um bebê a caminho, o casal Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) decide vender a casa onde mora e se mudar para o subúrbio. Porém, a residência ao lado também recebe novos moradores: um grupo de mulheres festeiras que passam a incomodar toda a vizinhança. Para trazer de volta a tranquilidade da rua e conseguir fechar o negócio, o casal protagonista convoca Teddy (Zac Efron) para solucionar o caso.

Teatro

“Auê”: muito mais que um show, a Companhia Barca dos Corações Partidos promove um encontro de instrumentos musicais com a dança e o teatro. A celebração musical, em homenagem à cultura brasileira, apresenta arranjos de canções em ritmos como samba de roda, baião, rock e valsa. O espetáculo está em cartaz no Teatro dos Quatro, na Gávea, às sextas, sábados e domingos.

A peça "Auê" está em cartaz no Teatro dos Quatro, na Gávea (Foto: Divulgação)

A peça “Auê” está em cartaz no Teatro dos Quatro, na Gávea (Foto: Divulgação)

“Turma da Mônica: o Show”: alô criançada, tem dica para vocês também. Os personagens dos quadrinhos de Maurício de Souza ganham vida nos palcos e encenam histórias engraçadas e interativas a partir das famosas músicas do grupo. E tem mais: o espetáculo ainda conta com painéis de LED e bailarinos para animar a plateia.

O show da Turma da Mônica chega ao Rio de Janeiro com painéis de LED e bailarinos para animar a criançada (Foto: Reprodução)

O show da Turma da Mônica chega ao Rio de Janeiro com painéis de LED e bailarinos para animar a criançada (Foto: Reprodução)

“Estúpido Cupido”: com Françoise Forton e Luciano Szafir no elenco, e espetáculo está de volta ao Rio de Janeiro. Embalado por 20 músicas dos anos 60 e 70, a peça conta a história de Maria Tereza, uma senhora que tem a chance de reviver a juventude nos tempos de hoje. Leia aqui a matéria que o HT fez com a protagonista.

Cenas do musical "Estúpido Cupido" (Foto: Divulgação)

Cenas do musical “Estúpido Cupido” (Foto: Divulgação)

“Partiu Portugal”: se a sua vontade é dar boas risadas, caro leitor, o HT te convida para a peça de Diogo Portugal. Com esquetes variados e stand-up comedy, o humorista aborda assuntos atuais no espetáculo que está em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea.

Diogo Portugal apresenta espetáculo de humor na Gávea (Foto: Reprodução)

Diogo Portugal apresenta espetáculo de humor na Gávea (Foto: Reprodução)

“Mozart Moments”: o grupo Sobravento volta à cidade maravilhosa com a peça que conta sobre a vida e obra do músico austríaco Mozart para as crianças. Com um teatro de animação, em que há interação de atores e bonecos, o grupo se apresenta no Teatro Carlos Werneck, no Parque do Flamengo, este fim de semana. E é de graça! Imperdível, hein?

No espetáculo, os atores manipulam diretamente os bonecos (Foto: Divulgação)

No espetáculo, os atores manipulam diretamente os bonecos (Foto: Divulgação)

Shows

“Frejat e Titãs”: a dobradinha do rock toma conta da Fundição Progresso nesta sexta-feira. Além dos shows “Ao Vivo”, de Frejat, e “Nheengatu”, dos Titãs, os músicos vão apresentar sucessos de outros artistas também. Confira aqui a entrevista exclusiva do ex-Barão Vermelho para o HT.

frejat e titas

Os músicos fazem uma dobradinha na noite de sexta-feira na Fundição Progresso, na Lapa (Foto: Divulgação)

Projota: de São Paulo para a Lapa, o rapper se apresenta nesta sexta-feira no Paiol 08. Autor de hits como “Mulher”, “Ela Só Quer Paz” e “Enquanto Você Dormia”, o show do paulista é um programão para quem curte o gênero.

Sandy: com ingressos esgotados em pouco tempo para o show deste sábado, os fãs da cantora podem marcar presença na data extra, nesta sexta-feira. O espetáculo “Meu Canto – Ao Vivo” é a apresentação do segundo DVD da carreira solo da irmã de Junior.

Thiaguinho: o músico sobe o morro da Mangueira e se apresenta neste sábado na quadra da verde e rosa. Com ingressos a partir de R$ 20,00, o artista promete por os mangueirenses para dançar a noite toda.


Festas

Sertãozin: o clima sertanejo vai subir o morro do Vidigal e animar a laje da comunidade. Com direito a karaokê e decoração temática, os fãs do arrocha e da dupla Ugo & Bruno ainda terão open bar na área vip da festa.

Hit Me!: a Fosfobox recebe mais uma edição de uma das festas favoritas da casa. Com muito “pop-diva” e “música bate cabelo” a noite promete ser ainda mais animada com o drinking game que rola por lá.

Tardezinha: para fechar mais um ciclo do evento que resultou no novo DVD, Thiaguinho recebe sua roda de samba na Barra da Tijuca neste domingo.

Thiaguinho se apresenta no último Tardezinha, neste domingo (Foto: Reprodução)

Thiaguinho se apresenta no último Tardezinha, neste domingo (Foto: Reprodução)

Exposições

Gabriela Machado – Things that fit in my hand”: com mais de 250 peças em porcelana, Gabriela Machado expõe individualmente no Museu de Arte Moderna do Rio. Com curadoria de Fernando Cocchiarale, a artista conhecida pela arte das tintas e pincéis, agora apresenta um novo trabalho.

Pela primeira vez no MAM, Gabriela Machado expõe seus novos trabalhos (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez individualmente no MAM, Gabriela Machado expõe seus novos trabalhos (Foto: Divulgação)

Ar, Te Respiro”: a artista plástica Alice Gelli apresenta seus trabalhos na galeria Q Guai, em Ipanema. Rua Henrique Dumont, 65.

Trabalho da artista plástica Alice Gelli (Foto: Divulgação)

Trabalho da artista plástica Alice Gelli (Foto: Divulgação)

World Press Photo: a mostra é inspirada em um dos principais concursos de fotojornalismo do mundo. Esse ano, 5.775 fotógrafos de mais de 100 nacionalidades enviaram cerca de 83.000 fotos para participar da premiação. Na exposição realizada na Caixa Cultural, são exibidas 164 dessas fotos.

World Press Photos reúne diversas imagens vencedoras do concurso de fotojornalismo (Foto: Reprodução)

World Press Photos reúne diversas imagens vencedoras do concurso de fotojornalismo (Foto: Reprodução)

Arnaldo Antunes – Palavra em Movimento”: o Centro Cultural dos Correios reúne caligrafias, instalações, áudios e vídeos do cantor feitas nos últimos 30 anos. A mostra ficará aberta ao público até o dia 17 de julho, de terça-feira à domingo, das 12h às 19h.

Mostra reúnes trabalhos do artista Arnaldo Antunes (Foto: Reprodução)

Mostra reúnes trabalhos do artista Arnaldo Antunes (Foto: Reprodução)

Pesquisas relacionadas