Arte & Literatura

Agenda Cultural: Marília Gabriela sobe aos palcos cariocas, “Chá da Veveta” agita o Riocentro e Joyce Cândido se apresenta no Village Mall

Dentre os destaques, Moreno Veloso e Pedro Sá integram o lineup de apresentações especiais da exposição "Maria de todos nós", "Magic Mike XXL" chega aos cinemas e Forfun leva turnê de despedida à lona do Circo Voador

Publicado em 31/07/2015 | Por João Ker

Na última agenda cultural de julho, o mês termina com a chegada de “Magic Mike XXL” aos cinemas, ao mesmo tempo em que Joyce Cândido leva seu samba sangue bom para a Barra da Tijuca e Marília Gabriela volta aos palcos cariocas com a peça “Vanya e Sonia e Masha e Spike”. Ao mesmo tempo, Ivete Sangalo chega com tudo no Riocentro, onde realiza seu “Chá da Veveta” com as participações de Alinne Rosa, Anitta e Preta Gil. Confira abaixo os outros destaques:

monta

Cinema:

“Magic Mike XXL”: a sequência sobre a trupe de strippers liderados por Channing Tatum promete arrastar o grande público para as salas de cinema neste fim de semana, com menos nudez e mais comédia. HT já assistiu ao filme e conta 10 coisas que podem acontecer em uma sessão.

“Sobrenatural – A origem”: um dos filmes de terror mais assustadores dos últimos anos chega ao seu terceiro e inevitável capítulo, contando a origem da história anteriormente estrelada por Patrick Wilson e Rose Byrne.

“Adeus à Linguagem”: Jean-Luc Godard, pai da Nouvelle Vague, mostra que ainda tem fôlego aos 84 anos e realiza a sua primeira produção 3D, sem perder seu tom de narrativa ou capacidade de emocionar uma plateia.

“Tudo por amor ao cinema”: dirigido por Aurélio Michiles, o documentário mostra a vida de Cosme Alves Netto, figura importante do cinema nacional e ex-responsável pela Cinemateca do MAM, em meio à ditadura militar. Prato cheio para os apaixonados pela nossa indústria do audiovisual e história social.

Shows:

Joyce Cândido, Village Mall: o nome mais quente da nova geração do samba nacional se apresenta às 17h deste sábado,como atração de abertura da peça “Mulheres fora de cena”, com Nicette Bruno e Cristiana Oliveira. Sem dúvidas, uma das melhores dobradinhas do fim de semana. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Joyce.

Joyce Cândido se apresenta em pocket show no sábado, no Village Mall (Foto: Divulgação)

Joyce Cândido se apresenta em pocket show no sábado, no Village Mall (Foto: Divulgação)

Forfun, Circo Voador: uma das bandas mais populares da última década, a Forfun comemora seus 15 anos de carreira ao mesmo tempo em que se despede dos fãs, já que em junho deste ano eles anunciaram o fim de suas atividades. Com ingressos esgotados, a noite de sexta promete ser emocionante e cheia de momentos nostálgicos.

Mart’nália, Teatro Rival: na sexta e no sábado, um dos nomes mais respeitados da nossa música popular lança o CD e DVD “Mart’nália em samba”, dirigido pelo próprio pai, Martinho da Vila. Um choque de monstros em um palco que respira história cultural.

Jesuton, Miranda: a britânica que fez fama com sua voz inconfundível pelas ruas cariocas chega à Lagoa Rodrigo de Freitas para apresentar o show do DVD “Show me your soul”, que reúne regravações de clássicos da Motown e outros ícones da black music, de Beyoncé e Jackson 5 a Marvin Gaye e Stevie Wonder.

Alexandre Pires, Citibank Hall: o mineiro que bota pra quebrar no seu cantinho revisita os maiores sucessos de seus 25 anos de carreira, em apresentação que ainda traz músicas de seu mais recente álbum, “Pecado Original”. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com o cantor sobre essa nova fase de sua trajetória.

Festas:

“Chá da Veveta”, RiocentroIvete Sangalo põe a mesa para um delicioso “Chá da Veveta” nesta sexta-feira, e ainda conta com reforço de Anitta (que também atacará de DJ), Alinne Rosa e Preta Gil. Aqui, você lê uma entrevista com Pablo Falcão, criador do badalo.

Em momento histórico, "Chá da Veveta" reúne Ivete Sangalo, Anitta, Preta Gil e Alinne Rosa no Riocentro (Foto: Divulgação)

Em momento histórico, “Chá da Veveta” reúne Ivete Sangalo, Anitta, Preta Gil e Alinne Rosa no Riocentro (Foto: Divulgação)

“Manie Dansante”, Local Secreto: responsável pelos instrumentos de sopro mais animados da noite carioca, a festa entra na onda dos lugares revelados de última hora neste sábado, e realiza edição épica com performances circenses, setlist que vai do swing jazz à eletrônica e dresscode irreverente. Para saber onde acontecerá a balada, é preciso se cadastrar no site oficial.

“Nêga” + “Drag-se”, La Paz: uma das melhores festas de black music e hip hop se une às drags mais animadas e ocupa o reduto da boemia na Lapa, com setlist cheio de momentos para close e performances ao longo da noite.

DJ Shark & Valesca Popozuda, Pink Elephant: no sábado, o DJ mistura um set cheio de batidas incontroláveis, em vertentes como bass, trap, hip hop e twerk, trazendo em seguida uma convidada que sabe muito bem como comandar uma plateia louca para dançar: Valesca.

Teatro:

“Vanya e Sonya e Masha e Spike”, Teatro dos Quatro: Marília Gabriela volta aos palcos com a comédia de maior sucesso na Broadway em 2013. A jornalista vive Masha, uma atriz hollywoodiana e famosa que namora uma rapaz 30 anos mais jovem e chega na casa da família interiorana para causar e chocar.

Marília Gabriela interpreta atriz hollywoodiana em "Vania e Sonia e Masha e Spike", em cartaz no Teatro dos Quatro (Foto: João Caldas | Divulgação)

Marília Gabriela interpreta atriz hollywoodiana em “Vanya e Sonia e Masha e Spike”, em cartaz no Teatro dos Quatro (Foto: João Caldas | Divulgação)

“Não nem nada”, Teatro Poeirinha: Vinícius Calderoni, do 5 a Seco, faz sua estreia nos palcos como autor e diretor, em peça que conta a história de 12 personagens , refletindo sobre as relações contemporâneas, redes sociais e até o universo do telemarketing.

“O beijo no asfalto”, Teto Solar: o clássico de Nelson Rodrigues ganha remontagem sob a direção de Marco Antônio Braz, em sua quarta investida no texto.

“Sexo Neutro”, CCBB: sob a direção de João Cícero, que também assina o texto, Cristina Flores e Marcelo Ocinto vivem o mesmo personagem, enquanto trazem à tona debates acerca da transsexualidade. Aqui, você lê a crítica do nosso colaborador Rodrigo Monteiro sobre o espetáculo.

Arte:

“Maria de Todos Nós”, Paço Imperial: trazendo convidados mais do que especiais ao longo de toda a sua programação, a exposição comemorativa aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia recebe os shows de Moreno Veloso, sobrinho da diva, e Pedro Sá, no próximo sábado.  As apresentações são gratuitas, então é bom chegar cedo para conseguir uma senha.

Moreno Veloso e Pedro Sá se apresentam gratuitamente no Paço Imperial, como parte da programação especial da exposição "Maria de todos nós" (Foto: Divulgação)

Moreno Veloso e Pedro Sá se apresentam gratuitamente no Paço Imperial, como parte da programação especial da exposição “Maria de todos nós” (Foto: Divulgação)

“Sobre papel”, Parque das Ruínas: 13 artistas que usam o papel como base para suas criações apresentam, ao todo, 50 obras em suportes como guache, grafite, colagens, esculturas e vídeos. Sob a curadoria de Clarisse Tarran, nomes como John Nicholson, Raimundo Rodriguez, Paulo Vieira, Valério Ricci Montani, Luiz Paulo Rocha, Ana Luiza Rego, Clarisse Tarran, Mirela Luz, Leonardo Etero, Maurício Noblat, Marcelo Catalano, Rodrigo Munhoz e Mario Carneiro se dividem no espaço.

“Festival InVentos”, Fundição Progresso: circo, arte, música, performance, cinema, teatro, yoga e capoeira se espalham pela programação que ocupa o sábado da Fundição, com atrações musicais que vão do grupo Consciência Tranquila (“Superstar”) ao Baile Black Boom. Na programação, confira ainda os horários das oficinas e apresentações gratuitas.

“Desordem”, Ateliê da Imagem: com fotografias de Fernanda Chemale e poesia de Gisela Rodriguez, a exposição do livro homônimo lança um olhar sobre o homem contemporâneo e sua relação com o tempo, sob a curadoria de Titus Riedl.

Pesquisas relacionadas