Arte & Literatura

Agenda Cultural: tem Mariana Ximenes nos cinemas, Tarcísio Meira no teatro, Babilônia Feira Hype volta a expor na Barra, feira vegana e muito mais. Vem logo!

E tem mais: a primeira Primavera Vegana no Rio, show de Tiê e Marcos e Belutti, edição dos namorados da Feira do Lavradio e a saideira da Tardezinha, roda de samba comandada por Thiaguinho.

Publicado em 03/06/2016 | Por Julia Pimentel

Seja bem-vindo, junho! Chegamos ao mês dos namorados e das festas de São João. E, claro, o HT vai te colocar por dentro da melhor programação da cidade. Cola com a gente que, neste primeiro fim de semana de junho, tem estreia nas telonas com o novo filme de Mariana Ximenes, “Uma Loucura de Mulher”, e “Warcraft – O Primeiro Encontro De Dois Mundos”. No teatro, tem a volta de “Doidas e Santas” e Tarcísio Meira em “O Camareiro”. Também tem feiras, shows e exposições incríveis. Vem que essa semana o HT caprichou!

Cinema:

Uma Loucura de Mulher”: como nós já havíamos contado depois da pré-estreia, o longa narra a história da ex-bailarina vivida por Mariana Ximenes que termina o relacionamento com Gero (Bruno Garcia), que só pensava em como chegar ao posto de governador, e vem para o Rio em busca de aproveitar a nova fase solteira. Uma comédia imperdível!

Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos”: pondo fim à paz na região de Azeroth, o guerreiro Orc chega às novas terras com o objetivo de destruir o povo inimigo. Com um representante inimigo de cada lado, os líderes põem em risco as vidas dos povos, famílias e pessoas que amam.

Campo Grande”: o novo filme da diretora Sandra Kogut conta a história de duas crianças órfãs que vão até a casa de uma desconhecida para serem criados por essa mulher. Essa semana, nós também fomos conferir a pré-estreia e contamos mais detalhes do longa aqui.

O Outro Lado do Paraíso”: a crise econômica parece a de agora, mas foi a enfrentada pelos brasileiros nos anos 60. Com a esperança de proporcionar uma vida melhor à família, Antônio (Eduardo Moscovis) se muda para Brasília com a esposa e o filho atraído pela oferta de oportunidades de empregos oferecidas pelo ex-presidente João Goulart. No entanto, ao chegar à capital federal, instaura-se a ditadura no país e a situação do protagonista se complica após o envolvimento com o sindicalismo.

Teatro:

Doidas e Santas”: Cissa Guimarães está de volta ao Rio com o espetáculo que está na estrada há seis anos. O texto, inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros, e adaptado por Regiana Antonini, conta a história de uma psicanalista em crise no casamento e várias situações engraçadas do nosso cotidiano. A peça está em cartaz no Teatro Sesi no centro de quinta à sábado.

"Doidas e Santas" está de volta ao Rio, no Teatro Sesi (Foto: Reprodução)

“Doidas e Santas” está de volta ao Rio, no Teatro Sesi (Foto: Reprodução)

Gonzagão – A Lenda”: sob direção de João Falcão, nove atores se revezam no palco para contar a história do Rei do Baião. Além da biografia do artista, o musical também apresenta os maiores sucessos de Luiz Gonzaga.

O Camareiro”: estrelado por Tarcísio Meira, o espetáculo narra as complicações enfrentadas por uma companhia de teatro em função da debilidade mental do principal componente do grupo. O crítico teatral do HT, Rodrigo Monteiro, foi conferir e contou o que achou aqui.

Tarcísio Meira e Kiko Mascarenhas (Foto: Digulgação)

Tarcísio Meira e Kiko Mascarenhas (Foto: Digulgação)

Rita Lee Mora ao Lado – O Musical”: o espetáculo, que tem Mel Lisboa como protagonista, é uma adaptação para o teatro do livro “Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock”, do escritor Henrique Bartsch. A peça, em cartaz neste fim de semana no Vivo Rio, mistura realidade e ficção para contar a vida e obra da rockeira.

Mel Lisboa em “Rita Lee Mora ao Lado – O Musical” (Foto: Divulgação)

Mel Lisboa em “Rita Lee Mora ao Lado – O Musical” (Foto: Divulgação)

Shows e Festas:

Tiê: a dona da voz doce e do hit “A Noite” se apresenta no Teatro Rival Petrobras neste sábado. O show faz parte da turnê do novo CD “Esmeraldas” e também traz outros sucessos da cantora como “Isqueiro Azul” e “Mínimo Maravilhoso”. Os ingressos custam a partir de R$ 25,00 (meia-entrada).

Marcos e Belutti: neste sábado, a noite é de Rio Noitada e Sertanejo. O Monte Líbano, na Lagoa, vai receber a dupla responsável pelos sucessos “Domingo de Manhã” e “Aquele 1%” – em parceria com Wesley Safadão. Os ingressos estão a partir de R$ 60,00.

Amor na Roça”: está aberta a temporada de arraiás na cidade. A Sociedade Hípica Brasileira se enfeita, neste sábado, com decoração temática, traje obrigatório de caipira e tudo mais que uma festa junina merece. Para animar o arraial, além de forró e DJ, haverá o grupo de samba e pagode retrô Fica Comigo.

Tardezinha, a saideira”: sim, caros leitores, essa é última edição do evento que apresenta Thiaguinho e sua roda de samba na Barra da Tijuca. Com mais de três mil confirmados no evento do Facebook, a saideira promete ser inesquecível. Partiu?

Feiras:

Babilônia Feira Hype: em mais uma edição, a tradicional feira de moda, gastronomia e arte  desembarca, dessa vez, no shopping Downtown. Neste fim de semana, quem for conferir, poderá conhecer novas marcas e as novidades do mundo fashion. Ah, e, claro, garantir aquele lanchinho depois das compras.

Babilônia Feira Hype, em edição de Festa Junina, ocorre neste fim de semana na Barra (Foto: Divulgação)

Babilônia Feira Hype, em edição de Festa Junina, ocorre neste fim de semana na Barra (Foto: Divulgação)

Primeira Edição de Primavera Vegana do Rio”: a novidade, que vai ocorrer duas vezes por mês daqui para frente, rola neste domingo no Comuna, em Botafogo. Cerca de 16 produtores já estão confirmados: tem hambúrguer, doces, congelados e muito mais.

Primeira Primavera Vegana, no Rio (Foto: Reprodução)

Primeira Primavera Vegana, no Rio (Foto: Reprodução)

Feira do Lavradio: com edição em homenagem ao Dia dos Namorados, a feira, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês, terá mais de 400 expositores e show de Marcelo Novatto a partir das 16h30.

Circuito Barra – Food Truck e Gastronomia”: de sexta-feira a domingo, o Península, na Barra, recebe bikes e trucks com muitas delicias. Entre os confirmados, tem as receitas da chef Katia Barbosa, do Aconchego Carioca, a cerveja artesanal Noi, diversos hambúrgueres e muito mais.

A Cervejaria Noi marca presença no Circuito Barra - Food Truck e Gastronomia (Foto: Reprodução)

A Cervejaria Noi marca presença no Circuito Barra – Food Truck e Gastronomia (Foto: Reprodução)

Exposições e Festivais:

Williamsburg: paisagem em transformação“: a mostra apresenta imagens que ilustram as mudanças que o bairro de Williamsburg, no Brooklyn, em Nova Iorque, passou nos últimos anos. Em cartaz no Centro Cultural dos Correios até julho, a visitação é de terça a domingo e a entrada é gratuita.

Williamsburg: paisagem em transformação (Foto: Reprodução)

Williamsburg: paisagem em transformação (Foto: Reprodução)

Ocupação Urbana”: 14 artistas apresentam suas obras urbanas na Cidade das Artes. A exposição fica até o fim deste mês e pode ser visitada de terça a domingo.

agenda2

Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2016”: na 14º edição do festival, que será realizado no Castelinho do Flamengo, na Zona Sul da cidade, haverá a apresentação de 300 horas de espetáculo com artistas de mais de 30 países. Se você curte dança e arte, não pode deixar de conferir. Fica só até domingo, hein?

agenda3

Pesquisas relacionadas