Arte & Literatura

Agenda Cultural: Fiotim leva miniaturas de Inhotim à Lagoa, Débora Falabella volta aos palcos e João Donato grava CD no Beco das Garrafas

Entre os outros destaques, Eduarda Freire e Caio Paiva fazem sua exposição de estreia na Casa Azul, Tom Cruise volta para a franquia "Missão Impossível" e novela dos anos 1970 ganha versão musical no Imperator

Publicado em 14/08/2015 | Por João Ker

Lotando mais ainda a agenda cultural carioca com o novo movimento de ocupação das ruas, o fim de semana chega com uma quantidade surpreendente de festas, exposições e shows grátis ou a preços módicos, desde o Fiotim, projeto que traz miniaturas de instalações de Inhotim em um van itinerante, ao Festival Invasão Baiana e o Arraiá de Todos os Santos, que movimentam o centro carioca. Enquanto isso, João Donato grava CD e DVD ao vivo no Beco das Garrafas, ao mesmo tempo que Débora Falabella volta aos palcos, no SESC Copacabana. Confira os outros destaques abaixo:

mont4

Cinema:

“Missão Impossível: Nação Secreta”: indo na contramão do boom de super-heróis, Tom Cruise mostra que sabe fazer ação muito bem, obrigado, e ainda arrancar suspiros nas salas de cinema em plenos 53 anos. Parece que mesmo 20 anos depois, a franquia ainda consegue surpreender, mas isso também não significa que os produtores devem se empolgar muito – há limites.

“A Escolha Perfeita 2”: com Hailee Steinfeld fazendo o papel da caloura inocente e superempolgada, a comédia musical repete a fórmula da primeira versão, sem grandes surpresas, mas ainda assim arrancando ótimas risadas graças à excelência cômica de Rebel Wilson, Anna Kendrick e Elizabeth Banks, que assina produção, direção e uma das personagens mais inconveniente e cínicas do filme.

“A Dama Dourada”: Helen Mirren e Ryan Reynolds estrelam o drama que mostra uma mulher judia sobrevivente do nazismo, que pretende reaver uma pintura de sua tia roubada pelos soldados durante o período da ditadura. Para isso, ela conta com a ajuda de um jovem advogado.

“Obra”: Irandhir Santos é a estrela principal do filme e mostra mais uma de suas mil facetas no drama que mostra a vida de um arquiteto, João Carlos, que entra em crise na vida, na profissão e nos relacionamentos após descobrir uma ossada em uma de suas obras.

Shows:

João Donato grava CD ao vivo no Beco das Garrafas (Foto: Divulgação)

João Donato grava CD ao vivo no Beco das Garrafas (Foto: Divulgação)

“Festival Invasão Baiana”, Praça Centro Cultural dos Correios: com curadoria de Pedro Seiler (Queremos!) e Chico Dub (Festival Novas Frequências), o festival traz o melhor da música baiana, misturando nomes do samba com DJs. Com entradas a R$10, este fim de semana conta com Pepeu Gomes (sábado) e Márcia Castro (domingo) e, claro, muita dança.

“Festival de Inverno”, Beco das Garrafas: continuando com uma programação cultural variada em um clima incrível, o “Baixo Copacabana” recebe neste fim de semana João Donato gravando CD e DVD ao vivo (no sábado), além de Chico Chico e Júlia Vargas (sexta).

“Sleeping with Sirens”, Circo Voador: a banda norte-americana que tem investido na volta da pegada punk e rock’n roll na cena musical se apresenta sob a lona mais famosa da cidade neste domingo, com o show de lançamento do disco “Madness”, lançado ainda este ano.

 

 

 

 

Festas:

“Selvagem”, Cais da Imperatriz: o DJ set que conquistou gente como Riccardo Tisci, fez todos dançarem na festa de Giovanni Bianco e tem dado vida à cena alternativa do Rio tem badalo marcado para este sábado, no Cais da Imperatriz. Momentos fashion, música incrível e as pessoas mais interessantes da cidade se encontram no evento, que já avisa para chegar cedo, já que tem lotado suas últimas edições.

“Vamo ET”, Rua do Ouvidor: o Carnaval no Rio é mais do que uma data, é um estado de espírito que parece permear a cidade bem além de fevereiro, graças a blocos como o “Vamo ET”, que toca em pleno domingo na Rua do Ouvidor, ao ar livre. Imperdível.

Bloco "Vamo ET" se apresenta ao ar livre neste domingo

Bloco “Vamo ET” se apresenta ao ar livre neste domingo

“High as Shit”, Fosfobox: uma das melhores páginas do Facebook especializada em humor e cultura black tem também uma das festas mais animadas de hip hop em toda a Zona Sul, rola nesta sexta. Espero por hits de Nicki Minaj a Jay-Z e Kanye West, assim como clássicos dos anos 1990.

“Arraiá de Todos os Santos”, Largo de São Francisco: dando continuidade ao movimento de ocupação das ruas, alguma das tribos mais animadas da capital – do pessoal do Agytoê à Companhia Folclórica do Rio – invadem o Centro do Rio no sábado e no domingo, com um festa ao ar livre que vai das 15h à meia-noite.

“One Single Night”, Casa Momus: na Rua do Lavradio, a festa promete esquentar a noite com os DJs Sias e Luigi tocando o melhor da música  eletrônica, enquanto a caipirinha de cachaça Seleta é liberada entre as 23h e as 4h da manhã. Tem como não resistir?

Teatro:

“Mantenha fora do alcance do bebê”, SESC Copacabana: Débora Falabella e Anapaula Csernik entram em curta temporada de apenas três semanas mostrando o espetáculo dirigido por Eric Lenate, ainda inédito no Rio e indicado ao Prêmio APCA 2015 de “Melhor Dramaturgia”. Na peça, uma mulher (Falabella) tenta manter a guarda de seu bebê enquanto trava um duelo psicológico com uma assistente social (Csernik), em um texto cheio de metáforas e diálogos críticos.

Débora Falabella volta aos palcos com "mantenha Fora do Alcance do Bebê"

Débora Falabella volta aos palcos com “mantenha Fora do Alcance do Bebê”

“Lisbela e o Prisioneiro”, Theatro NET: com músicas de Zé Ramalho, Pixinguinha, Caetano Veloso e outros grandes nomes da música brasileira, o texto de Osman Lins ganha novo tratamento pelas mãos da roteirista Francisca Braga, em um espetáculo de cunho circense, com cenário criativo e direção geral de Dan Rosseto e Ligia Paula Machado.

“Mau Humor”, Teatro Café Pequeno: o monólogo estrelado por Carmen Frenzel e dirigido/escrito por Lucília de Assis reflete de maneira divertida sobre o stress que a velocidades nas relações interpessoais – e na vida, de uma forma geral – acaba desencadeando na maioria dos seres humanos.

Estúpido Cupido”, Imperator: na Zona Norte, a série dos anos 1970, escrita por Mário Prata, vira musical teatral, com Flávio Marinho na direção e Françoise Forton revivendo uma moça que aspira ser Miss Brasil mais do que tudo. Nostalgia das boas.

Arte:

“Hesnoisesloco”, Casa Azul: renovando a cena artística carioca, Caio Paiva e Eduarda Freire fazem sua estreia como artistas no próximo sábado, no charmoso endereço do Humaitá. Ele mostra uma série de pinturas, nanquins e desenhos, enquanto ela exibe trabalhos em pastel, zines e desenhos, ambos em trabalhos que dialogam fortemente com a música, uma paixão em comum. Vale a pena conferir nomes promissores da turma jovem.

Desenhos de Caio Paiva (foto) e Eduarda Freire estão expostos na Casa Azul a partir do sábado

Desenhos de Caio Paiva (foto) e Eduarda Freire estão expostos na Casa Azul a partir do sábado

“Festival de Esculturas do Rio”, Centro Cultural da Justiça Federal: o segundo andar do CCJF reúne trabalhos inéditos de 27 artistas nacionais, como os cariocas Frida Baranek, Suzana Queiroga e Antonio Bernardo, o coletivo composto por Guga Ferraz, João Marcos Mancha e Leonardt Lauenstein, além do mineiro Jorge Fonseca, o pernambucano Francisco Brennand e a sergipana Claudia Nên. O projeto volta na metade de 2016, como parte do roteiro oficial das Olimpíadas.

“Fiotim”, Lagoa Rodrigo de Freitas: se o carioca não vai até Minas Gerais, Minas Gerais vem até o carioca – ou pelo menos um de seus mais importantes destinos turísticos e artísticos. Uma van criada por Jorge Fonseca (que também participa do Festival de Esculturas do Rio) traz um cenário lúdico com miniaturas incríveis das principais instalações do Inhotim. Em seu primeiro fim de semana na Cidade Maravilhosa, o projeto estaciona durante o domingo na Lagoa, na altura do Corte do Cantagalo.

Projeto Fiotim leva miniaturas de Inhotim à Lagoa em van itinerante

Projeto Fiotim leva miniaturas de Inhotim à Lagoa em van itinerante

Pernambuco: o primeiro retrato do Brasil”, Centro Cultural dos Correios: enquanto a cultura baiana invade a praça, o Centro Cultural dos Correios exibe a mostra que lança um olhar sobre a tradição, a importância e a cultura pernambucanas, com 25 artistas como Frans Post,  Telles Júnior,  Cicero Dias,  Aloisio Magalhães,  Lula Cardoso Ayres, Samico, Abelardo da Hora e Francisco Brennand.

Pesquisas relacionadas