Arte & Literatura

Agenda cultural: “Festival Tempo” agita o circuito teatral, Caetano e Gil chegam ao Metropolitan e exposição do “Castelo Rá-tim-bum” estreia no CCBB

E mais: veja as melhores opções de cinema, balada, peças, shows e exposições que vão comandar o fim de semana no Rio de Janeiro

Publicado em 15/10/2015 | Por João Ker

A agenda cultural para o fim de semana no Rio chega repleta de estreias importantes para os cariocas, desde a chegada da turnê conjuntas de Caetano Veloso e Gilberto Gil à exposição dos 20 anos do Castelo Rá-Tim-Bum no CCBB. Enquanto isso, o Festival Tempo agita o circuito teatral da cidade e, no quesito balada, a noite queer ganha a presença especial da drag queen Bianca Del Rio, atração da festa “Priscilla”. Os outros destaques você confere abaixo:

Agendão

Cinema:

“A colina escarlate”: no equilíbrio perfeito entre drama e terror pelo qual fez seu nome, Guillermo Del Toro apresenta uma história em que uma autora médium (Mia Wasikowska) escreve sobre fantasmas e acaba caindo nas garras de um casal de irmãos (Tom Hiddleston e Jessica Chastain) que a arrastam para uma mansão mal assombrada. Elenco de ponta e direção que deixa os nervos à flor da pele.

“Parceiras eternas”: Leighton Meester se une ao seu marido na vida real, Adam Brody, para uma comédia romântica que foge do estereótipo e traz duas melhores amigas, uma lésbica (Meester) e uma heterossexual (Gillian Jacobs), que vão descobrindo a profundidade de suas relações e do que sentem uma pela outra.

“Operações Especiais”: no longa de Tomás Portella, Cléo Pires interpreta uma policial em um longa-metragem repleto de cenas de ação e drama, que ainda traz para o centro do debate a autonomia da polícia e o papel da mesma. O elenco brilhante ainda traz nomes como Fabiula Nascimento, Thiago Martins, Fabrício Boliveira e Marcos Caruso.

“Música, amigos e festa”: Zac Efron continua a trilhar seu caminho como o novo ídolo das comédias adolescentes com pegada adulta, sem nunca deixar de mostrar o tanquinho sempre que possível. No longa de Max Joseph, de “Catfish”, o ex-High School Musical interpreta um DJ no início de carreira e divide o posto de galã com Wes Bentley.

 

Shows:

“Caetano & Gil – Dois amigos, um século de música”, Metropolitan: depois de ir da Inglaterra a Tel Aviv, a turnê que comemora a parceria história de Caetano Veloso e Gilberto Gil finalmente chega ao Rio de Janeiro, com apresentações nos dias 16, 17, 18, 23 e 24, no Metropolitan. O show é todo no esquema voz e violão, e revisita os maiores clássicos da carreira de ambos, que não saíam juntos em turnê desde a icônica “Tropicália Duo”, em 1994.

caetano_veloso_gilberto_gil

3030, Fundição Progresso: um dos nomes mais promissores da nova geração de rap, o grupo lança o disco “Entre a carne e a alma” no sábado, em uma apresentação que ainda conta com participações especiais de grandes artistas do gênero, como MV Bill, Cacife Clandestino e Flora Matos.

3030

Bianca Gismontti Trio, Teatro Rival: mostrando todo o seu amadurecimento profissional e artístico, a cantora que conquistou o país com sua voz doce ao lançar o disco de estreia “Sonhos de nascimento”, em 2013, apresenta agora o seu segundo álbum, Primeiro céu”, hoje à noite, com convidados como Jane Duboc, Paula Santoro, o trompetista Jessé SadocJosé Staneck.

biancagismonti

Dan Torres, Usina 47: o britânico intérprete de várias canções de sucesso como “Lucy in the sky with diamonds”, que se tornou o tema da novela “Império”, chega hoje ao Leblon com a turnê “An Englishman in Rio”, mesclando releituras de clássicos do catálogo mundial e músicas autorais de seus dois álbuns.

Tom Jazz - 31.01.2015

Festas:

Priscilla”, Raízes da Lapa: aumentando o volume de festas com temática queer apoiadas por performances de drag queens, a “Priscilla” invade a Lapa no sábado com uma presença mais do que especial: Bianca Del Rio, uma das participantes mais queridas e talentosas do reality “RuPaul’s Drag Race”.

Priscilla2

Castle Halloween”, Castelo de Itaipava: produzida pela TheBlackHaus e Ricardo Bräutigam, uma das festas de Halloween mais animadas do Rio de Janeiro volta para mais uma edição no sábado, onde os convidados investem pesado nas fantasias mais criativas do circuito, em uma noite que ainda é incrementada por um open bar premium e um line-up poderosíssimo, com  Tropkillaz, Zeh Pretim, João Brasil, Nepal, Leondre, Bernardo Campos, Cix & Yasmin e Cadinho.

Castle Halloween 2

Halloween da BOHO”, Paiol 08: uma das baladas de pop mais queridas da noite carioca investe no Dia das Bruxas como tema, com a presença de “personagens sombrios” na festa e uma das pistas com line-up dominado pela MPB, neste sábado. E para aqueles que se empolgam com a oportunidade, a produção mandou avisar que a melhor fantasia será muito bem recompensada.

Boho

Trip”, Alto do Vidigal: dissolvendo a linha entre morro e asfalto e aproveitando uma das vistas mais estonteantes do Rio de Janeiro, a “Trip” comemora nesse sábado seus dois anos com o tema “Fronteira é ficção”, dose dupla de caipirinha até meia-noite e uma setlist que vai da black music ao pop e à eletrônica.

 

Trip2

Festival Rio California”, Arpoador: provando que o carioca sabe como ninguém aproveitar a sua cidade (mesmo com as bad vibes que podem rolar ocasionalmente), a primeira edição do festival toma a praia do Arpoador no sábado, das 9h às 18h, bem a tempo de aproveitar o sol e atualizar o bronze. Na programação, atrações esportivas, bandas de diversos gêneros e intervenções artísticas.

RioCalifornia

“Selvagem”, Gamboa: na sexta, a festa de eletrônica psicodélica produzida pela Comuna e que conquistou Riccardo Tisci e sua gangue fashion chega ao Cais da Imperatriz, com aquele jogo de luzes incrível que é um show à parte. A boa é chegar cedo e evitar tanto as filas quanto a falta de espaço na pista.

Selvagem

Teatro:

“Tempo Festival”: já na 6ª edição, o evento continua ao longo desse segundo final de semana, espalhando mais de 20 espetáculos pela cidade, além de instalações, videoartes, leituras, ofciinas e debates. Confira no site oficial do festival a programação completa.

tempofestival0

Nordestinos”, Teatro SESI: com um elenco composto apenas por atores nordestino, a peça com direção de Tuca Andrada e dramaturgia de Walter Daguerre se apoia em cartas reais para contar “causos” que vão da saudade de sua terra natal ao preconceito enfrentado por esse povo. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Tuca sobre a montagem, Era PT e mais.

Nordestino

Ou tudo ou nada”, Theatro NET Rio: a peça é baseada no filme de mesmo nome, lançado em 1997 e, em sua versão para os palcos, ganha direção de Tadeu Aguiar e texto adaptado por Artur Xexéo. A história gira em torno de seis rapazes que precisam dançar strip tease para pagar as contas, numa espécie de antologia a “Magic Mike”. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com o coreógrafo Victor Maia, um dos dançarinos do espetáculo.

outudoounada

“Nine – Um musical felliniano”, Teatro Clara Nunes: com montagem assinada pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, o espetáculo está em cartaz no Rio após uma temporada de sucesso em São Paulo. Baseada na peça homônima da Broadway, a história analisa algumas das personagens femininas dos filmes de Federico Fellini, com elenco que reúne nomes como Totia Meirelles, Carol Castro, Letícia Birkheuer, Malu Rodrigues e por aí vai.

Nine

Arte:

Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição”, CCBB: a exposição que já passou por SP com um sucesso de bilheteria finalmente chega ao Rio, comemorando os 20 anos do programa educativo que faz falta na TV até hoje. Sob a curadoria de André Sturm, a mostra reúne objetos de cena, fotografias e objetos recriados do set de filmagens. Imperdível!

ratimbum

Obscuro objeto: desejo”, Oi Futuro Ipanema: o artista franco-belga Chris Von Steiner apresenta 40 obras produzidas entre 2003 e 2004, entre desenhos e fotografias, onde a homoerotização é pontuada por personagens como Peter Pan e Chapeleiro Maluco, repletos de irreverência e sexualidade aflorada.

chrisvon

Gigantograph – Cars Naval Superstickers”, Metrô da Pça. General Osório: o artista paulistano Alê Jordão exibe a instalação gratuita entre 16 de outubro e 12 de dezembro, com uma instalação que é fruto de uma pesquisa sobre mobilidade urbana. Na abertura, Alê convida o público para um coquetel e a chance de debater o tema com o próprio.

Metro

Rio Fashion Day, Buxixo: a feira de moda chega novamente à zona boêmia mais badala da Tijuca e traz como tema o Outubro Rosa, promovendo uma conscientização sobre o câncer de mama ao longo de todo o evento. Ao todo, o público poderá conferir 60 marcas no sábado e no domingo.

Rio Fashion Day - Outubro Rosa

Pesquisas relacionadas