Arte & Literatura

Agenda Cultural: Festival do Rio faz a alegria dos cinéfilos, Silvia Machete estreia musical e Zé Ramalho apresenta sua “Tour 2015”

Confira todos os destaques do início de outubro para as programações de teatro, cinema, arte, música e baladas

Publicado em 01/10/2015 | Por João Ker

Outubro começa com um dos principais eventos culturais da capital fluminense: o Festival do Rio, que chega à sua nova edição com mais de 250 títulos, para a alegria dos cinéfilos. Nos palcos, Silvia Machete estreia o espetáculo musical “Mondo Machete”, comemorando seus 20 anos de carreira, enquanto Zé Ramalho revive sua trajetória musical no recém-reinaugurado Metropolitan. Os outros destaques da nossa agenda cultural, você confere abaixo:

agenda

Cinema:

Festival do Rio: a capital fluminense se torna a capital cinematográfica com a edição 2015 de um dos maiores festivais do audiovisual no país. De hoje até o dia 14, serão cerca de 250 filmes, de 60 países, espalhados por mais de 20 locais, com programações gratuitas, premiações e pré-estreias. Saiba mais aqui.

festival

“Perdido em Marte”: estrelado por Matt Damon em um papel que cheira a tentativa de indicação ao Oscar, o drama de Ridley Scott segue a linha de filmes recentes que se passam no espaço, mas que para o diretor têm todo um gostinho especial de flashback.

“Vai que cola – o filme”: a trupe liderada por Paulo Gustavo sai da pensão no Méier e ganha as ruas do Rio de Janeiro nessa comédia que promete ser um sucesso de bilheteria no Brasil, e que traz o mesmo humor do programa – algo que está longe de ser um problema.

“A possessão do mal”: brincando com a pegada documental e os rituais demoníacos, o filme traz todos os elementos para um bom terror, como crianças videntes, personagens com pensamentos lógicos, atores com forte expressão corporal e efeitos especiais não muito exagerados.

 

Shows:

Zé Ramalho, Metropolitan: um dos maiores cantautores do Brasil leva ao palco do recém-reinaugurado Metropolitan a turnê “Tour 2015” (bem literal o título, diga-se de passagem), que passei por seus mais de 35 anos de carreira, revivendo clássicos como “Chão de giz”, “Admirável gado novo” e “Beira-mar”.

Agendacultural (2)

Daúde, Teatro Rival: a cantora sobe hoje ao palco do Rival com um repertório baseado no disco “Código Daúde”, no qual relê vários clássicos da música popular brasileira, de artistas como Alceu Valença, Los Hermanos e Angela Maria. O espetáculo ainda contará com a participação especial de Nelson Sargento.

Agendacultural (9)

Jesuton, Theatro NET Rio: com aquela voz incrível e inconfundível, a cantora apresenta o espetáculo “Show me your soul”, no qual empresta seu timbre a clássicos da Motown.

Jesuton

Scracho, Circo Voador: depois de 11 anos no circuito do pop reggae, a banda se prepara para uma pausa na carreira, sem previsão de volta, e com um show de despedida no domingo, sob a lona do Circo, que promete emocionar os fãs do grupo, espalhar as good vibes pela Lapa e deixar aquele inevitável gostinho de quero mais.

Agendaculturalscracho

Festas:

“Duo” + “Rebola”, 00: uma das baladas mais legais a surgirem na noite alternativa carioca chega à Gávea neste domingo e faz dobradinha com a “DUO”, invadindo o deck da 00 e unindo as diferentes tribos de ambos os eventos.

Agendacultural (15)

“La Cumbia” + “B.L.E.S.S.”, Arco do Teles: provando que a revitalização do centro carioca tem criado uma leva de boas festas a invadirem as ruas histórias daquela área, as duas baladas repletas de suingue invadem o Arco do Teles, em mais uma sexta-feira que promete ser de ferveção e música boa.

Agendacultural (14)

“Crime”, Comuna: voltando à tradição de boas festas, a Comuna celebra a abertura da “Pão de Forma” (saiba mais na seção arte, abaixo) com um DJ set super incrementado, com mixers coletivos e solos. Espere encontrar um público formado predominantemente pela galera alternativa da Zona Sul.

Agendacultural (13)

“Amem”, Cave: EDM, trap, electro, dubstep e glitch se misturam pelas carrapetas da Cave no sábado, em mais uma balada que aposta no conceito alternativo com a indicação dos trajes pretos, e preço a módicos R$ 20, com nome na lista e até 00h30.

Agendacultural (1)

“Bootie Rio”, La Cueva: se a mudança de endereço em Copacabana não deixou claro, o próprio evento explica que a edição é pocket e o tema é baixaria. Espere topas com as meninas do Drag-se na pista e na porta, além da diversão garantida com o suprassumo dos mashups.

Agendacultural (12)

Teatro:

“Mondo Machete”, Teatro dos Quatro: irreverente e talentosa até o último fio de cabelo, Silvia Machete comemora seus 20 anos de carreira estrelando um musical inspirado nela mesma. Com roteiro de Filipe Miguez e a direção de Cesar Augusto, o espetáculo mistura todas as mil facetas da artista, do seu lado circense à sua cantoria.

Agendacultural (6)

“6 modelos para jogar”, Espaço SESC Copacabana: idealizado pelo diretor teatral Alex Cassal e a coreógrafa Dani Lima, o espetáculo é baseado na obra de Júlio Cortázar e traz ainda mais três diretores/coreógrafos  – Denise Stutz, Cristian Duarte e Márcio Abreu – que, por sua vez, chamam um ator/bailarino de sua escolha para apresentarem algo inusitado, criando apresentações diferentes nas quais todas partem do mesmo ponto. Uma miscelânea de performances e improvisações que resultam em arte dramatúrgica de primeira.

Agendacultural (5)

“O novo mundo encantado Buarque de Holanda”, Imperator: dirigido por Marco André Nunes e estrelado por sua idealizadora, Anna Markun, o musical infantil leva às crianças e aos pais grandes clássicos da vasta obra de Chico Buarque, costurados por uma narrativa divertida e emocionante.

Agendacultural (4)

“Suave”, Teatro Cacilda Becker: a explosão cultural e popular do passinho chega aos palcos, em um espetáculo abstrato coreografado por Alice Ripoll, que ainda oferece um aulão da dança através do projeto “Ocupa Cacilda!”. Aqui você lê uma entrevista exclusiva com Alice.

suave

Arte:

“Pão de forma”, Casa da Glória: para os colecionadores e amantes do papel, a feira de arte imprensa ocupa o endereço da Glória no sábado e no domingo, com zines, livros e HQs, apoiando os novos nomes do ramo em um evento com entrada gratuita (mas que aceita colaborações!). De quebra, está liberado pular na piscina.

Agendacultural (1)

“Tiradentes Cultural”, Praça Tiradentes: ocupação cultural em um dos endereços mais históricos do centro carioca. No sábado, serão oferecidas oficinas de modelo vivo (!!!), atrações circenses, intervenções com dança, som no último volume indo do reggae ao axé e mais uma infinidade de programas. Tudo isso, claro, grátis.

Agendacultural (11)

“Inventos”, Fundição Progresso: falando em eventos multifacetados com entrada gratuita, a Fundição recebe no sábado a edição especial de Dia das Crianças do “Inventos”, festival que une circo, música, dança, teatro, exposições e discussões/ações sobre o meio ambiente.

Agendacultural (10)

“Rui de Oliveira – Traços de uma história”, Cidade das Artes: o artista comemora seus 40 anos de carreira com uma mostra que reúne 100 ilustrações publicadas em alguns dos 130 livros infantojuvenis com os quais já colaborou. Ao longo da programação, que se estende até 8 de novembro, haverão também palestras e debates com o desenhista.

Agendacultural (8)

Pesquisas relacionadas