Arte & Literatura

Agenda Cultural: é dada a largada para o Rock In Rio, enquanto “Damas do samba” chega aos cinemas e Zona Norte tem arte na rua

E mais: "The Pillowman" atrai os amantes do teatro para o Poeirinha, "O Cluster" faz edição em homenagem à literatura e "Recalcada" tem edição gratuita

Publicado em 17/09/2015 | Por João Ker

Na agenda cultural para o fim de semana, o Rock In Rio concentra os maiores amantes da música e grande parte dos turistas na Cidade do Rock, mas isso, claro, não quer dizer que a cidade não oferece programas alternativos para quem não conseguiu seu ingresso. No circuito de cinemas, “Damas do samba” mostra a importância da figura feminina na construção do ritmo, enquanto, na Penha, o Festival Carioca de Arte Pública leva teatro, música e atrações infantis gratuitas para a Zona Norte entre sexta e domingo. Confira os outros destaques abaixo:

agenda

Cinema:

“Maze Runner: Prova de fogo”: a franquia volta para a sua primeira continuação e apresenta um lado mais sombrio da história, com muito mais ação e uma traição que vai deixar todos de queixo caído, mas HT não conta para não dar spoilers.

“Damas do Samba”: o documentário dirigido por Susanna Lira traz um panorama das personalidades femininas que marcaram história no samba e na cultura nacionais, com nomes como Beth Carvalho e Dona Ivone Lara, além de frisar a importância da figura feminina na construção do mesmo. Registro importante do gênero e prato cheio para os fãs do ritmo.

“De cabeça erguida”: Catherine Deneuve estrela o drama como uma juíza de menores, que acaba se deparando com um caso peculiar de um adolescente abandonado, que tem uma última chance de virar o seu destino, contando uma daquelas histórias de superação emocionantes.

Shows:

Rock In Rio, Cidade do Rock: bem, vai ser difícil competir com o RIR nesse fim de semana, que terá shows do Queen, One Republic, homenagem a Cássia Eller, Metallica, Rod Stewart, Elton John e muito mais, em um dos maiores eventos de entretenimento de todo o mundo. Para quem vai, HT recomenda que chegue cedo, afinal o combo trânsito + lotação de abertura promete ser intenso.

rir

Zeca Pagodinho, Vivo Rio: apresentando músicas de seu disco “Ser Humano”, além de sucessos icônicos da carreira, um dos maiores nomes do samba faz apresentação dupla no Vivo Rio, na sexta e no sábado. Aqui, você encontra uma entrevista exclusiva com Zeca falando sobre o novo álbum, inspirações, composições e aprendizados com Beth Carvalho.

zeca

Zé Pi, Oi Futuro Ipanema: uma das melhores revelações da música nacional nos últimos tempo, Zé Pi apresenta seu disco “Rizar” sexta e sábado, no Oi Futuro Ipanema. Aqui você pode conferir uma entrevista exclusiva com o artista, na qual ele fala sobre seu projeto de estreia, composições, indústria fonográfica etc.

zé

Luiz Melodia, Circo Voador: no sábado, o Negro Gato cantará músicas de seu 14º álbum, “Zerima”, além daqueles sucessos do samba que todo mundo conhece, em uma apresentação que promete ser emocionante e marca o retorno do artista à lona sob a qual já tocou diversas vezes na carreira.

luiz

Márcio Gomes, Theatro NET Rio: hoje, em apresentação única, o cantor apresenta seu show do álbum “Eternas canções”, com um repertório lotado de músicas clássicas, indo de Chaplin a Luiz Vieira, do bolero ao standard americano, com aquela voz poderosa e inconfundível.

foto larissa lax

Festas:

“Eclética na rua”, Praça Tiradentes: com a missão de trazer o brilho do Carnaval às ruas cariocas em pleno setembro, a festa ocupa a Praça Tiradentes no domingo e garante, além de um som dançante, a distribuição de purpurina, oficina de malabares, stand de maquiagem (com purpurina, claro) e muitas outras atrações, tudo no esquema do 0800.

11953264_1023861714304446_7782743259046767720_n

“Recalcadinha”, Metrópole Art’n Grill: como mostramos aqui, o novo endereço que une gastronomia, arte e lazer promete se tornar mais um grande atributo na boemia de Botafogo e, para incrementar a programação, o baile funk da Zona Sul comemora seus quatro anos por lá, no domingo, em um evento gratuito, onde o batidão já tem presença confirmada.

12002231_974222952601193_5971573798836926600_n

“Eletrônico Verão”, Casa Nuvem: agora que o inverno carioca resolveu dar uma trégua e botar a cara no sol, a Nuvem recebe na noite de sábado as batidas eletrônicas e psicodélicas de uma festa cujo dress code vai do “boto cor de arco-íris” à “piña ~des~colada”.

11953349_1020348464675499_2531568466734267871_o

“Yellow Submarine”, La Paz: com entrada gratuita entre 23h e 00h, a festa traz uma edição especial de The Smiths e Los Hermanos, ao mesmo tempo em que se une à “Benflogin” que, por sua vez, promete tocar bastante Strokes e Muse. Não precisa nem dizer que a noite vai ser regada a rock, né?

11953449_885453108206167_6028363559785603921_o

“Odara In Rio”, Praia do Leme: no último quiosque da Praia do Leme, a festa convida a todos que querem fugir do Rock In Rio a chegarem de peito aberto no sábado, para trocarem boas energias e chamarem o sol em pleno inverno, já que “o mundo precisa ficar Odara”, com uma enxurrada de músicas brasileiras no DJ set.

11987128_624551541018706_3049343961274629288_n

Teatro:

“A noiva do condutor”, Centro Cultural Correios: sob a direção de Djalma Thurller, o texto de Noel Rosa conta a história de Joaquim, o condutor de um bonde que, movido pelo seu amor por Helena, finge ser um advogado na tentativa de conquistá-la. No elenco, Izabella Bicalho, Marcelo Nogueira e Rodrigo Fagundes.

a noiva

“Cock – Briga de galo”, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: debatendo a sexualidade do ser humano e a incerteza nas relações interpessoais, o texto do inglês Mike Bartlett chega ao final de sua temporada no domingo, sob a direção de Inez Viana. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Luiz Henrique Nogueira, que entra no ringue com Felipe Lima e Debora Lamm no elenco.

cock

“The Pillowman – O homem travesseiro”, Poeirinha: no texto de Martin McDonagh, um escritor e seu irmão deficiente mental começam a ser interrogados como suspeitos de uma série de crimes que se parece um pouco demais com os contos assinados pelo autor. A direção é de Dagoberto Feliz e Bruno Guida, que também participa do elenco ao lado de Daniel Infantini e Bruno Autran.

Photo: Joao Caldas Fº/5D II

Arte | Gastronomia:

“O Cluster”, Casa da Glória: unindo 30 marcas com o melhor da moda jovem carioca, 10 opções de gastronomia que fogem do óbvio e mais aquela mistura de boa música com arte e clima de efervescência criativa. Nessa 12ª edição, o evento pega carona na Bienal Internacional do Livro e dedica o domingo à literatura, com o CinePoema.

11885121_890249827734535_3163991405658667968_o

“Festival Carioca de Arte Pública”, Penha: comandado por Amir Haddad, o evento itinerante para na Zona Norte para a sua segunda edição, ocupando a Praça Santa Emiliana de sexta-feira a domingo, a partir das 18h, com apresentações gratuitas de teatro, jazz, samba e espetáculos infantis.

Arte Publica na Penha3

“Fotossíntese”, Galeria Homegrown: inspirado em plantas, no trabalho do artista Roberto Magalhães e no manuscrito de Voynich, Smael, um dos nomes mais respeitados da arte urbana e contemporânea, apresenta a mostra em Ipanema com 15 obras, entre pinturas, desenhos e uma instalação. Aqui você lê uma entrevista exclusiva com o artista falando sobre o preconceito contra o grafite, como é produzir para galerias e muito mais.

henrique_madeira_smael_hg_pre-6

Pesquisas relacionadas