Arte & Literatura

Agenda cultural: Billie Holliday é relembrada nos palcos, Rio ganha homenagem de Jean-François Rauzier e Fellini volta aos cinemas

Entre os outros destaques, o campo musical ferve com lançamento do novo disco da Letuce e o show de Leoni na Miranda

Publicado em 20/08/2015 | Por João Ker

Enquanto o clássico sessentista do italiano Federico Fellini, “A doce vida”, volta ao cinema com cópia restaurada e digitalizada que agita a nossa agenda cultural deste fim de semana, o Rio de Janeiro ganha homenagem incrível pelas mãos do francês Jean-François Rauzier e a história de Billie Holliday é relembrada nos palcos cariocas. Já no campo musical, o Nego do Borel promete agitar a “Quebrando a cena” na Fundição Progresso e a Letuce lança novo disco no Circo Voador. O restante dos destaques  você confere abaixo:

agenda

Cinema:

“Linda de Morrer”: a comédia dirigida por Cris D’Amato e com texto de Carolina Castro e Marcelo Saback traz Glória Pires contracenando com a filha Antonia Morais em uma história que reflete sobre o excesso da vaidade e a falta de tempo nas relações contemporâneas.

“A doce vida”: o clássico Felliniano volta aos cinemas em nova cópia restaurada que só faz realçar ainda mais o valor do longa-metragem e a beleza de Anita Ekberg. Até porque um clássico é um clássico, né mores?

“Exorcistas do Vaticano”: o terror apela para um tema que renderá eternamente no gênero, mas sem nenhuma surpresa ou novidade na história, que promete ser “a última batalha” mais uma vez, como se no próximo ano não fosse surgir o próximo embate épico entre humanos e demônios.

“O Pequeno Príncipe”: o clássico da literatura chega aos cinemas na forma de animação, pelas mãos do mesmo diretor de Kung-Fu Panda”.

“Entourage”: a série que disseca os bastidores da fama e das celebridades hollywoodianas se transforma em filme nos mesmos moldes de outras produções como Veronica Mars”, “Sex and the city” e “Miami Vice”. Uma produção que vale mais pelos fãs que ficaram órfãos após o cancelamente do programa do que para o público geral.

Shows:

Leoni, Miranda: na sexta, Leoni invade a casa na Lagoa apresentando o espetáculo do seu sétimo disco de estúdio, “Notícias de mim”, gravado com a banda Furacão do Bolso, que já acompanha o compositor há sete anos. Além de uma seleção com as 13 faixas inéditas, espero também por clássicos como “Garotos” e “Por que não eu?”.

Simone Mazzer, Teatro Rival: Simone e seu vozeirão levam ao palco do Rival o show de seu primeiro álbum de estúdio, “Férias em Videotape”, que ainda conta com as participações de Johnny Hooker e Adriano Garib.

Letuce, Circo Voador: com Céu e Lucas Santtana de participações mais do que especiais, o Letuce lança o álbum “Estilhaça” sob uma lona histórica que tem tudo a ver com a dupla formada por Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos. A noite promete ser tão linda quanto as composições e melodias do duo.

Letuce lança disco novo hoje no Circo Voador

Letuce lança disco novo hoje no Circo Voador

Festas:

“Quebrando a cena”, Fundição Progresso: com a ajuda do Nego do Borel, a festa promete quebrar a cena, a casa, as caixas de som, o carão e colocar todo mundo pra rebolar até o chão com o melhor do funk, indo do melody ao proibidão.

Nego do Borel toca na festa "Quebrando a cena", na Fundição Progresso

Nego do Borel toca na festa “Quebrando a cena”, na Fundição Progresso

“Boho 80’s”, Espaço Paiol 08uma das festas mais descoladas da cidade sai do Espaço Rampa e vai para a Lapa, onde conta com um reforço mais do que especial – o pessoal do New Kids On The Bloco, um dos mais animados blocos de Carnaval que surgiram pelo Rio nos últimos anos.

“La Cumbia”, Arco do Teles: sábado agitado e com festa na rua, em plena Praça XV, onde a La Cumbia arma um baile cheio de ginga latina e músicas feitas para quem curte dançar, com DJs da Colômbia e da Argentina que dão um gostinho da sonoridade dos nossos países vizinhos.

Teatro:

“Amargo fruto – A vida de Billie Holliday”, Teatro Carlos Gomes: com direção de Ticiana Studart, que assina o texto ao lado de Jau Sant’Angelo,  a peça mostra a história de uma das maiores cantoras mundiais de todos os tempos, passando dos abusos sexuais que sofreu na infância ao vício em drogas na adolescência, com músicas como a politizada “Strange Fruit”. No palco, quem dá vida a Billie é a atriz Lilian Valeska.

"Amargo Fruto - A vida de Billie Holliday" revisita a trajetória chocante de uma das maiores vozes do mundo

“Amargo Fruto – A vida de Billie Holliday” revisita a trajetória chocante de uma das maiores vozes do mundo

“Brasil Subterrâneo I – A Escada de Jacó”, Espaço SESC Copacabana: o espetáculo com dramaturgia inédita de Celina Sodré (que também assina a direção), Henrique Gusmão e Marcus Fritsch tem como objetivo investigar as raízes ritualísticas do Brasil, da África e da Europa, com performance visceral dos protagonistas.

“Eles não usam tênis naique”, Teatro Glauce Rocha: duas gerações do tráfico carioca se chocam e se comparam através de um encontro entre pai e filha envolvidos no crime, nesse espetáculo que leva direção de Isabel Penoni e texto de Marcia Zanelatto.

Artes e Gastronomia:

"hiperfoto - Brasil" comemora os 450 anos do Rio com série de 31 imagens

“Hiperfoto – Rio” comemora os 450 anos da cidade com série de 31 imagens

“Hiperfoto-Rio”, Museu Histórico Nacional: o francês Jean-François Rauzier apresenta uma série de 31 imagens gigantescas, capturadas em outubro do ano passado, e que comemoram os 450 anos do Rio de Janeiro.

“Gaveta de Memórias”, Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho: a exposição inédita de Anna Bella Geiger chega ao terceiro andar Castelinho do Flamengo com direito a performance teatral do grupo uma certa companhia. O projeto consiste de uma única gaveta e um vídeo documental criados pela artista de 82 anos, que reflete sobre a sua trajetória ao longo da carreira e da vida pessoal.

“Festival Food Bikes”, Rio Design Barra: depois de uma curta temporada pela Zona Sul, o evento leva as food bikes – sim, os food trucks já estão começando a ficar ultrapassados – para a Barra da Tijuca, onde as opções variam de chocolate e café a pizza em formato de cone, até o próximo domingo.

“Carlos Vergara Viajante – Experiências de São Miguel das Missões”, SESC Madureira: através de fotografias e pinturas, o fotógrafo e artista plástico mostra sua experiência na cidade de São Miguel das Missões, no interior do Rio Grande do Sul, que abriga um valor histórico para a América do Sul graças às ruínas da redução jesuítica na cidade de São Miguel do Arcanjo que se encontram por lá.

Pesquisas relacionadas