Arte & Literatura

Agenda Cultural: a volta dos Los Hermanos, “Rocky Horror” em clima de Halloween e o Rio antigo de Augusto Malta

E mais: veja os maiores destaques da programação cultural carioca, com as melhores dicas de baladas, filmes, shows, exposições, peças e espetáculos

Publicado em 29/10/2015 | Por João Ker

Na nossa agenda cultural especial de Halloween, as baladas deixam a bruxa solta para aproveitaram a data, enquanto o Cine Odeon revive com direito a festas e performances um dos maiores clássicos do cinema, “The Rocky Horror Picture Show”, com sessão dupla ao longo do fim de semana. Ainda na programação, os Los Hermanos chegam ao Rio com mais uma turnê de despedida, enquanto o Rio de Janeiro fotografado por Augusto Malta há 100 anos é revisitado por Marcello Cavalcanti.

agenda1

Confira os outros destaques abaixo:

Cinema:

“The Rocky Horror Picture Show – A Experiência”, Cine Odeon: não basta reviver um dos maiores clássicos cinematográficos da contra-cultura, é preciso fazer isso em grande estilo. Além da exibição de “Rocky Horror”, o Odeon trará de volta todo o clima em que o filme foi exibido pela primeira vez e terá performances e festas antes e depois da sessão. O sucesso prévio foi tanto, que o público pediu e conseguiu uma outra sessão, no domingo. Espere encontrar “sweet transvestites”, “time warps” e gente querendo ser “t-t-touched”.

Agenda (2)

Os 33″: com Rodrigo Santoro, Juliette Binoche e Antonio Banderas no elenco, o drama conta a história real de um grupo de 33 mineradores que ficaram presos 700 metros abaixo do nível do mar após um desmoronamento.

“O último caçador de bruxas”:  Vin Diesel, Rose Leslie (de “Game of thrones”) e Elijah Wood estrelam a história sobre um caçador de bruxas (Diesel) que precisa da ajuda de uma jovem feiticeira para ter um último confronto com sua maior inimiga. Bom para quem gosta de efeitos especiais e ação.

“Grace de Mônaco”: Nicole Kidman vive a estrela de cinema que se transformou em princesa em um filme que demorou um pouco demais para chegar ao Brasil, mesmo após todas as críticas negativas que recebeu ao longo de sua estreia original, no ano passado. Talvez o motivo das reclamações seja o principal motivo que atrairá o público aos cinemas: a romantização do relacionamento entre Grace e o príncipe Rainer III.

 

Música:

Los Hermanos, Marina da Glória: o grupo carioca volta a mais uma “última” reunião três anos após sua turnê-revival e ocupa a Marina da Glória ao longo de todo o fim de semana. Espere ouvir todos os grandes sucessos da banda e, se HT pode aconselhar, leve um lenço extra, porque é sempre complicado segurar o choro nos shows do quarteto.

Agenda (3)

Moska, Vivo Rio: o cantor apresenta parte da extensa obra que compôs ao longo dos últimos 20 anos na nova turnê, “VIOLOZ”, que tem estreia marcada para sexta, no Vivo Rio. No espetáculo, o artista se apresenta com quatro violões, enquanto apresenta cada um deles como se fosse uma das mulheres de sua vida. Aqui, você lê uma entrevista exclusiva com Moska falando sobre o novo projeto.

Johnny Hooker + Simone Mazzer, Circo Voador: a dupla convida o público para um “Desbunde geral” sob a lona da Lapa, em uma noite que promete ser repleta de rebolados, vozeirões e muita irreverência, com duas das maiores revelações da música nacional nos últimos anos. De quebra, eles ainda contarão com as participações do pessoal do “Buraco da Lacraia – Cabaré On Ice” e da Festa Infame.

Agenda (6)

Nando Reis, Theatro Municipal: com pegada intimista, o cantor e compositor apresenta o show “Voz e violão”, revisitando alguns de seus maiores clássicos, ao mesmo tempo em que toca algumas lado b da carreira. Aqui você lê uma entrevista exclusiva com Nando.

Agenda (10)

Festas:

Halloween da Funfarra”, Espaço Franklin: uma das baladas mais animadas de música pop convida o público para se aventurar pelo Castelo Abandonado do Espaço Franklin, no sábado, quando irá rolar “o fim do reino da fantasia”. Música boa, gente bonita e aquele clima de Halloween onde tudo é possível, ainda mais potencializado na noite da FunFarra.

Agenda (2)

“Festonna”, Galeria Café: para os amantes da “Vampironna do pop”, o local em Ipanema invade a pista de sábado com os maiores hits de sua trajetória, ao mesmo tempo em que dá um incentivo extra para o tema de Halloween da noite: quem for maquiado (mas bem maquiado mesmo), paga apenas R$15 a noite toda.

Agenda (4)

“PUTAFESTA de Halloween”, CAVE: já imaginou juntar algumas da baladas mais requisitadas da noite carioca? Pois a Cave servirá de palco para essa experiência, com uma união entre 7 Day Weekend, Wake Up, Crush, Rockaway, Sex Tape, Recalcada, Putzbrilha e Battles, que convidam todos a irem fantasiados na sexta, e já adianta:” se você não tá muito afim de se fantasiar, também não estamos muito afim de fazer um preço maneiro pá tu”.

Agenda (1)

“Noite das bruxas”, Sacadura 154: organizada pela mesma equipe da festa “Vambora”, a balada promete ambientar as três pistas do espaço com bastante terror, ao mesmo tempo em que frisa: o preto é traje obrigatório. Se o clima de Halloween não fosse suficiente, João Brasil ainda fará um set ao longo da noite, para espantar (ou aproximar, depende da preferência) todas as bruxas.

Agenda (5)

Teatro:

“Kiss me, Kate: o beijo da megera”, Teatro Bradesco: unindo referências como Cole Porter e William Shakespeare, a dupla Charles Möeller e Claudio Botelho reúne um elenco de peso – José Mayer, Alessandra Verney, Chico Caruso, Fabi Bang e Guiherme Logullo, dentre outros – em mais um musical que promete ser sucesso de bilheteria. Aqui você fica sabendo um pouco mais sobre o espetáculo e o que o elenco teve a dizer sobre o projeto.

Agenda (7)

Na pista”, Teatro das Artes: produzida pelas companhias Atores In Cena e ArtCom, e sob a direção de João Júnior, a peça traz um novo formato para os palcos, em que integra a história da road trip de um grupo de amigos recém-formados no ensino médio a um vlog real, ao mesmo tempo em que apresenta um espetáculo diferente por cidade, como se dando continuidade à viagem enquanto os jovens vão amadurecendo diante do público. Interessante, inovador e, acima de tudo, faz pensar, como deveria ser todo bom espetáculo.

Agenda (4)

Muito barulho por nada”, Espaço Tom Jobim: depois de uma passagem elogiadíssima pela Cidade das Artes no ano passado, a companhia inglesa Shakespeare’s Globe Theatre volta ao Rio para apresentar a clássica comédia sobre um casal impedido de ficar junto graças à rivalidade entre suas famílias.

Agenda (5)

“Menina das nuvens”, Theatro Municipal: após 55 anos, a ópera infantil com nova montagem, que leva figurino e cenário assinados por Rosa Magalhães, filha da autora, Lúcia Benedetti, responsável pela peça ao lado de Heitor Villa-Lobos. Na história, uma menina é criada nas nuvens, mas sonha em retornar à terra para conhecer sua família.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

Arte:

Augusto Malta Revival”, Centro Cultural Light: Marcello Cavalcanti revisita as imagens clicadas por Augusto Malta 100 anos atrás e, do mesmo ângulo, cria um contraste incrível entre o passado e o presente do Rio de Janeiro, mostrando todas as mutações da urbe ao longo dos anos. Imperdível para os amantes da Cidade Maravilhosa.

Agenda (3)

Martins Penna em cinco atos”, Arte SESC: o Rio de Janeiro descrito nas peças de Martins Penna é revisitado através de vídeo, quadros e depoimentos que contam com ´12 obras de artistas que vão de Debret a Rugendas. Além de homenagear Penna, a exposição também serve como um ótimo registro histórico da Cidade Maravilhosa.

Agenda (9)

“O Cluster”, Casa da Glória: um dos maiores e melhores eventos que integra arte, moda, música e gastronomia no Rio comemora no domingo seus três anos, com 30 marcas espalhadas pela Casa da Glória e 10 estandes com comidinhas de deixar o queixo cair.

Agenda (1)

Pesquisas relacionadas