Arte & Literatura

Agenda Cultural: a primeira retrospectiva de Antonio Guerreiro, os 500 filmes do Anima Mundi e a volta de Marisa Orth aos palcos

E mais: Seu Jorge se apresenta no Citibank Hall e a "Bootie" se une ao Drag-Se e a MC Carol,

Publicado em 10/07/2015 | Por João Ker

De Seu Jorge no Citibank Hall a show da bem plena “Bootie”, é claro que a agenda cultural carioca para o fim de semana estaria variada de gêneros e estilos, como a própria cidade. Entre os destaques, há ainda a volta de Marisa Orth aos palcos, a primeira retrospectiva do fotógrafo Antonio Guerreiro e a edição 2015 do Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do país. Vem com a gente!

montagiiii

Cinema:

“Cidades de Papel”: com Cara Delevingne e Nat Wolff sendo os novos protagonistas do romance de John Green, o filme promete atrair a garotada para os cinemas, em uma história sensível e um pouquinho melosa demais. Aqui você lê o que o autor e o astro principal falaram sobre a adaptação cinematográfica, o livro e mais.

“Samba”: não se deixe enganar pelo título, porque esse drama francês não tem nada a ver com o ritmo brasileiro. Com direção de Eric Toledano e Olivier Nakache, os mesmo por trás de “Intocáveis”, o filme mostra o romance proibido entre Charlotte Gainsbourgh e Omar Sy, já que ele é um imigrante do Senegal e está prestes a ser deportado. Divertido, leve e emocionante.

“Neruda”: O filme conta um episódio pouco lembrado da vida do poeta Pablo Neruda, quando precisou se refugiar no Chile para fugir da perseguição do Presidente Gabriel González Videla.

“Anima Mundi”: com 500 filmes na programação – 489 longa-metragens e 11 curtas -, um dos maiores festivais de animação volta ao Rio para sua edição de 2015, trazendo títulos ainda inéditos no Brasil dentre a vasta curadoria. O evento ainda terá cursos e conversas com cineastas renomados no meio. Para conferir todos os detalhes, clique aqui.

11059516_905876592812138_6474722819264855175_o

Shows:

Seu Jorge, Citibank Hall: levando toda a malemolência e o gingado de seu som para a Barra da Tijuca, Seu Jorge lança o “Músicas Para Churrasco II” no Rio, misturando ainda aqueles clássicos que todo mundo sabe cantar e dançar de olhos fechados.

Seu Jorge lança "Músicas Para Churrasco Vol. II no Citibank Hall (Foto: Reprodução)

Seu Jorge lança “Músicas Para Churrasco Vol. II no Citibank Hall (Foto: Reprodução)

Mr. Catra, Fundição Progresso: o rei do funk carioca se apresenta na Fundição nesta sexta e, não precisamos nem dizer, a loucura e o batidão vão rolar soltos. Espere aquele mix de sucessos tradicionais do tamborzão, desde os clássicos românticos ao melhor do proibidão, como é tradição na “Quebrando a cena”.

Margareth Menezes, Teatro Rival: a diva da axé music tem apresentação dupla no Teatro Rival neste fim de semana, na sexta e no sábado. Se você ainda não acha que isso seja motivo suficiente, o show é também o lançamento do DVD “Para Gil & Caetano”, com regravações de sucessos e raridades dos dois outros ícones da MPB. E, de quebra, as noites terão convidados-surpresa que prometem tornar tudo ainda mais especial.

Geraldo Azevedo, Circo Voador: a lona mais famosa da cidade chama um dos maiores nomes da música regional para o seu arraiá, neste sábado, com direito a Trio Pé de Serra, DJ Edna e Grupo Zanzar. Já sabe, né? O forró vai imperar na Lapa, então é bom preparar o rebolado e o psicológico para dançar grudadinho.

Festas:

Bootie se une ao Drag-Se a à MC Carol nesta sexta-feira

Bootie se une ao Drag-Se a à MC Carol nesta sexta-feira

“Bootie”, Fosfobox: que a Bootie” é uma das festas mais divertidas do Rio de Janeiro e é sempre a melhor opção do fim de semana, todo mundo já sabe. Mas quando ela se une com show de MC Carol, André Paste e o pessoal do Drag-Se, não há nem o que discutir.

DJs Felguk, Pink Elephant Rio: nesta sexta, a dupla brasileira mais conceituada dentro da música eletrônica levará suas batidas frenéticas para a pista da boate que tem agitado a Barra da Tijuca, e ainda contará com sets dos DJs Senne e Moshe. Mais informações aqui.

“Delirium”, Centro Cultural Carioca: misturando poesia, teatro, arte, sarau com declamações de Veríssimo e música vintage pelas mãos do DJ Linn Jardim, a balada ocupa o sábado na região central do Rio. Programa perfeito para quem curte papos-cabeça e a galera artsy.

“Breakz”, Lapa: uma das melhores festas de música eletrônica da cidade chega à Lapa em plenas férias, com preços módicos (R$10 de entrada) e um set para ninguém colocar defeito, com Bruno Vinelli, ReBeCa, Pachu e Pedro Piu.

“Toco-Xote”, Clube de Regatas Boqueirão do Passeio: o arraiá de um dos melhores (e mais lotados) blocos de Carnaval do Rio chega ali na Glória, com direito a show da banda, correio do amor, quadrilha, touro mecânico e, sim, comidas!

“Madureira Disco Clube, Miranda: Os DJs Tucho, Nepal, Bruno Vinelli (sim, ele de novo!) e Saddam levam o melhor da black music para a casa da Lagoa, que promete deixar o período de férias mais animado do que de costumes.

Teatro:

“220 Volts”, Vivo Rio: a partir dessa sexta, Paulo Gustavo volta em nova temporada com um de seus espetáculos mais elogiados e engraçados. HT já assistiu à peça e conta tudinho aqui.

“Romance III – Agora Vai”, Teatro dos Quatro: Marisa Orth volta a destilar toda a sua comédia e presença de palco na Gávea, com um espetáculo que mistura momentos musicais com “causos” de amor que a atriz, em todo seu jogo de cintura, simpatia e bom humor, dá uma apimentada a mais.

Marisa Orth estrela  "Romance III - Agora Vai"

Marisa Orth estrela “Romance III – Agora Vai”

“O Campo de Batalha”, CCBB: codirigida por Lázaro Ramos e dirigida por Márcio Meirelles – o mesmo de “Ó Paí, Ó” –, a peça se passa em um futuro hipotético, no qual dois soldados são impedidos de se matarem pela crise de munição, mas também não podem se tornar amigos, graças à intervenção de uma voz narrada por Fernanda Torres.

“Foi você quem pediu para eu contar minha história”, Teatro Leblon: como nosso crítico de teatro, Rodrigo Monteiro, sentenciou aqui, a peça com Fernanda Vasconcellos, Bianca Castanho, Karla Tenório e Talita Castro no elenco fala sobre a habilidade humana de criar histórias e de se abrigar nelas. A montagem ainda marca a estreia de Paolla Oliveira como produtora e traz direção sensível de Gabriel Piva.

Arte:

“Ficções”, CAIXA Cultural: de Adriana Varejão a Delson Uchôa, 33 artistas brasileiros contemporâneos ocupam o espaço com uma proposta de narrativa entre suas obras, sob a curadoria de Daniela Name.

“CHIC Bazar”, Shopping Conviva: o pessoal da Barra da Tijuca que adora moda já tem programação certa para o fim de semana, já que o CHIC Bazar irá reunir cerca de 40 expositores, 12 food trucks e barracas gastronômicas tudo no mesmo evento.  Os segmentos vão desde roupas masculinas e femininas a acessórios e decoração.

“Rio Fashion Day”, Buxixo: para quem não mora na Barra – ou não tem a paciência de se deslocar até lá -, a parte mais boêmica da Tijuca recebe a 12ª edição da feira de moda, beleza e gastronomia no sábado e no domingo. O melhor de tudo? O tema será festa julina, com direito a comidas típicas gratuitas!

Sonia Braga fotografada por Antonio Guerreiro

Sonia Braga fotografada por Antonio Guerreiro

“O Homem que amava as mulheres”Galeria da Gávea: um dos maiores fotógrafos do Rio, Antonio Guerreiro, faz sua primeira retrospectiva na Gávea, com fotos deslumbrantes de musas inspiradoras como Sônia Braga, Luiza Brunet e Monique Evans. São 30 cliques feitos entre os anos 1980 e 1990, em uma exposição imperdível.

Pesquisas relacionadas