Não é poesia, mas é um bate-papo quase poético com Pedro, autor das mensagens de “Um cartão” que tem mexido com a internet


As contas que mantém nas redes alcançam milhares de pessoas e seu trabalho já virou livro: “É para abrir o coração, se dividir mesmo, recuperar o toque físico, o contato, sair do virtual. O livro é o Instagram da vida real”, definiu

Quem circula pelas redes sociais provavelmente conhece o trabalho de Pedro. Explicamos: ele é o autor responsável pela conta “Um cartão” e, com suas mensagens de motivação e inspiração diárias, conquistou a internet. Repostados por famosos, blogueiros, influencers e amigos, os textos se tornaram febre. O amor pelas palavras, porém, vem de muito antes. “Escrever sempre foi uma grande paixão. Eu não tenho a data certa ou determinada para apontar o marco zero e também não sei explicar os motivos. Eu simplesmente gosto daquilo que faz o meu coração vibrar de verdade. E escrever faz. Sou muito feliz por me encontrar nas palavras”, declarou ele, que não encara o que faz como trabalho. “É uma conotação séria e formal demais. Prefiro dizer que é minha vida, ampliar e transformar em unidade o que me faz existir do que me separar em blocos limitados. Eu sou a união de tudo o que me toca de alguma forma. Simples assim”, disse.

umcartao

Pedro não gosta de aparecer e quer que seu trabalho seja o foco principal sempre (Foto: Reprodução/Facebook)

Os cartões, que surgiram de uma vontade pessoal de expor sentimentos, atualmente tocam muitos corações. “Era uma vontade de colocar para fora o que não cabia mais em mim. Eles surgiram como forma de dispor em palavras o que eu sentia e isso sempre foi muito sério, mas não era a intenção crescer assim. Saber que, de alguma forma, por menor que seja, eu consegui fazer alguém sentir alguma coisa especial ao ponto de repassar aquela mensagem para o mundo me faz o cara mais feliz do mundo, de verdade”, afirmou. Se, em seu site oficial Pedro define o “Um cartão” como “não é poesia. Não é declaração. Não é arte”, o que é? Para ele, nada mais fácil de responder: “É amor com as palavras. Eu não escrevo em vão porque não sinto em vão. Os cartões são, invariavelmente, pedacinhos do meu coração e isso deixa tudo mais real e verdadeiro. Acredito que todo mundo gosta de saber que não está sozinho e quando a gente percebe isso, nos sentimos seguros”, analisou ele, que se define como “um coração em um pedaço de papel” e não teme se expor através das palavras. “Não tenho medo de sentir as coisas da vida porque eu sei que tem muita gente nisso comigo. Muita gente que resolveu acreditar que se dividir pode ser sim muito bom e que junto a gente pode ir muito além”, contou.

umcartao5

Os livros “Um cartão” são vendidos em livrarias e no site oficial (Foto: Divulgação)

Com tantos cartões já feitos e outros muitos postados a cada dia, ele revelou que o mundo o inspira diariamente. “A gente tem tanta coisa bonita ao nosso redor que o segredo é abrir o coração. A vida me fornece toda a inspiração. É só uma questão de ajustar o coração para receber”, entregou. Hoje, com todo o sucesso, Pedro já vende cadernos, canecas e recentemente lançou um livro com seus cartões. “É meu filho agora. As páginas são destacáveis para a gente marcar uns aos outros literalmente. É para abrir o coração, se dividir mesmo, recuperar o toque físico, o contato, sair do virtual e ser cada vez mais real. O livro é o Instagram da vida real. A seleção foi muito difícil porque todos os cartões são igualmente importantes e responsáveis pelo livro ter virado realidade. Os que estão nesse foram escolhidos com todo amor do mundo”, garantiu.

umcartao4

Os cartões aparecem constantemente na redes sociais de famosos e personalidades (Foto: Divulgação)

Se o livro é especial, Pedro não considera os outros produtos que vende diferentes. “Hoje existem cadernos, canecas, quadros e o livro. É tudo feito e preparado com todo o carinho, com todo o cuidado, para que todo mundo perceba que aquilo ali é a minha vida e realmente importa para mim. Com e por amor dá pra viver sempre. Em qualquer lugar do mundo”, declarou, convicto.

umcartao2

Pedro prefere não expôr o sobrenome e o rosto (Foto: Reprodução/Instagram)

Falando no mundo, as canecas que representam estados do Brasil são sua forma de agradecer a hospitalidade. “Foi a forma que encontrei de me aproximar das pessoas. Eu sou e sempre vou ser muito grato a tudo o que elas fizeram e fazem por mim. Elas me ajudam a viver o sonho, a transformar a minha vida todos os dias e isso não tem preço, não tem gratidão no mundo capaz de medir o que eu sinto por todo mundo”, ressaltou ele, que, com quase um milhão de seguidores no instagram, não se considera um influencer. “Eu sou apenas um emissário de tudo o que está ao nosso redor e um cara que sente muito. Literalmente. Eu escrevo para espalhar as coisas bonitas e mostrar que tudo pode mudar se a gente quiser de verdade”, defendeu.

umcartao6

O autor e sua obra (Foto: Divulgação)

Sem vaidade, ele garantiu que nunca foi e não pretende ser reconhecido nas ruas. “Se isso acontecer um dia, eu vou achar engraçado, porque os cartões são muito mais importantes do que eu. As pessoas precisam gostar do que eu escrevo e só. Não preciso ser reconhecido pelo que faço, ver os cartões na internet já me faz o cara mais feliz do universo”, disse ele, que gosta da popularização das contas de frases na internet. “Me deixa feliz saber que mais gente resolveu abrir o coração e colocar para fora tudo o que é de verdade”, afirmou. Para o futuro, Pedro deseja muito: “O plano é fazer todos entenderem que se dividir é muito bonito e importante e que assim a gente pode ser muito mais e ir muito mais além”, disse. A gente assina embaixo.