Arte & Literatura

30 x 30: no Rio, Artefacto lança mostra onde famosos são homenageados por style designers badalados. Confira o agito!

No evento, gente como Lenny Niemeyer, Celso Kamura e Claude Troisgros têm personalidades dissecadas pelo raio-X estilístico dos decoradores!

Publicado em 23/03/2014 | Por Alexandre Schnabl

* Com João Ker

Aquele filme-gracinha do cineasta Spike Jonze, “Onde vivem os monstros”, poderia ter dado nome ao evento da Artefacto Casashopping que movimentou a noite deste sábado no Rio de Janeiro. No caso, a “Mostra 30 Personalidades x 30 Profissionais de Decoração”, cuja exibição começou com badalado coquetel, poderia se referir aos 30 monstros sagrados do estilo que se inspiraram, por sua vez, em outros 30 que são o suprassumo do savoir vivre na cidade, cada qual em sua área de atuação. O resultado, como não poderia deixar de ser, “é animal”, como diria o povo descolado em linguagem coloquial carioca.

O CEO internacional da empresa, Paulo Bacchi, recebeu com sua Laís os convidados, que puderam conferir os ambientes projetados por arquitetos e designers de interiores em homenagem a famosos de diversas áreas de atuação. A expo, óbvio, já está aberta para o público conferir os trabalhos. E, claro, aproveitar para fazer umas comprinhas, já que as novidades estão irresistíveis. Entre os homenageados, um time eclético como Ana Maria Braga, os atores Rodrigo Hilbert, Carlos Machado, Carlos Casagrande, Xuxa Lopes e Totia Meirelles, os estilistas Lenny Niemeyer, Francesca Romana Diana e Carlos Tufvesson, o beauty artist Celso Kamura, o hair stylist Rudi Werner, a tri-atleta Fernanda Keller, o produtor da revista Caras Claudio Lobato, a consultora de moda Patrícia Brandão, a jornalista Leilane Neubarth, o chef Claude Troisgros, o baluarte das artes plásticas Carlos Vergara, a poetisa Elisa Lucinda, o empresário Luiz Calainho, o grafiteiro Toz Viana, a bailarina Ana Botafogo e até o coreógrafo Carlinhos de Jesus, que teve um home theater projetado em homenagem à sua efusiva personalidade por Claudia Pimenta e Patrícia Franco.

Com o mix de convidados e o clima da festa, o evento mais parecia uma daquelas festinhas dos loucos anos 1920, com misturinha bacana e gente divertida, só faltando, naturalmente, duas coisas típicas da época – rapé e charleston. Mas, Michelle Molon, alter-ego da DJ Scarlet, compareceu nas picapes e mandou ver, com direito a guirlanda de flores na cabeça, tipo Lana Del Rey – que, como não poderia deixar de ser, marcou presença no set da DJ com um remix de Summertime Sadness. Seu padrasto, Jairo de Sender, foi o responsável por conceber o loft de Ana Maria Braga. A feminilidade da loira serviu como inspiração para Jairo, que abusou das flores e delicadeza ao conceber o espaço. Ele também deu expediente no badalo com toda a família. Além de Michelle, estavam sua mulher Ruth de Sender, Miguel e Tonny Molon. Mas a apresentadora do “Mais Você” não deu as caras, muito menos mandou o Louro José representá-la. Parece que está viajando. Mas, como La Braga é gracinha, ela gravou um programa todo lá mesmo, no ambiente. Vai ao ar esta semana. Fofa!   

A curadora de arte Vanda Klabin passou para conferir o home theater criado por Gisele Taranto. Vanda era puro sorriso, assim com Joy Garrido, em floral preto e branco, que projetou o bistrô que reverencia o mestre Troisgros, presente com sua Clarice. Vera Loyola e Rosana Pereira socializavam, assim como Bruno Chateaubriand e André Ramos, que tiveram quarto de casal bolado por Mario Brasil. Fernanda Keller provou mais uma vez que é esportista, mas gosta de moda. Abusou do P&B com grafismos e arrasou na Chanel, mas não abriu mão da saia curtinha que deixa suas pernas de atleta de fora, recurso que também costuma ser caro à diva do balé Nora EstevesClara Madalon recebeu a incumbência de dar forma ao living com jantar de Xuxa Lopes e, claro, as duas saíram pelo evento posando para fotos, com a segunda em vestido de jérsei estampadão, com print étnico, do Victor Dzenk. Tropical, assim como Patty Brandão, linda!

Durante a abertura da expo, cerca de 100 novos produtos foram lançados, dentro daquela diversidade que compõem a Artefacto e, entre um canapé e outro, todos puderam conferir as novidades. Em paralelo, a recém-senhora Raphael Sander, Carol Castro, toda gata-garota, aproveitava para confraternizar com Carlos Machado e sua Ivy Rocha – que estavam encantados com a lareira de biofluído escolhida por Carlos Cesar Noronha. A atriz, por sinal, está em pleno vapor, se preparando para interpretar Maria durante “A Paixão de Cristo”, em Nova Jerusalém. Ela, que antes deu vida à Madalena, está curtindo um merecido descanso depois do sucesso de “Amor à Vida”. A atriz disse adorar objetos decorativos que contêm alguma história: “Eu gosto de humanizar o ambiente. Na minha casa tem uma parede preta onde meus amigos deixam alguns recados a giz e todos os presentes que eu ganho ficam à mostra”. Leilane Neubarth desfilava sua ruivice enquanto apreciava o espaço que, de acordo com ela, lembrou muito a sua casa de campo, no Vale das Videiras: “Olha, ficou bem parecido. Eu também tenho essas almofadas com capa de ovelha e couro de boi. É definitivamente um quarto que eu teria”.

O anfitrião Paulo Bacchi fazia a social pessoalmente com cada convidado, ele em look black total e Laís em modelito art déco que comungava com os lançamentos da marca. Ele, que é filho do fundador da grife, Albino Bacchi, assumiu a direção de branding ano passado e agora aposta no sucesso da mostra: “Todos os espaços têm alma, a personalidade dos contemplados no badalo. Isso faz toda a diferença em arquitetura, design e decoração”, filosofa.

Carlos Casagrande também foi babar um pouco seu espaço com a companhia da esposa e afirmou que o ambiente estava bem parecido com a casa dos dois em São Paulo. O ator estava usando uma camisa da nova coleção de roupas que deve lançar nos próximos meses. “Vão ser camisas, pólos e jeans que passam bem o meu estilo. Não tem nenhuma camisa de gravata, é uma linha bem esportiva”, disse enquanto mostrava os detalhes na gola e no punho. A inspiração? Burberry, meu bem. Quem também estava preparada para lançar coleção nova era Lenny Niemeyer. A master designer adorou o seu espaço e disse que Luiz Fernando Grabowsky conseguiu entrar muito bem no seu mundinho fashion, comentando que está preparando uma linha mais orgânica para o próximo Fashion Rio: “Eu saí um pouco daquela coisa minimalista e da inspiração do grafite. Dessas vez, eu queria peças mais leves e orgânicas. A praia é sempre um bom exercício, eu adoro ir lá e observar o comportamento das mulheres: se estão puxando o biquíni, onde elas querem esconder mais…”

O pessoal da dança também aproveitou. Carlinhos de Jesus tinha um espaço arejado e com várias marcas de sua personalidade, inclusive um quadro com uma pintura dos Arcos da Lapa. O coreógrafo aproveitou para comentar sobre o atual estado de violência do bairro: “A Lapa mudou muito, mas sempre foi um reduto da boemia carioca. Eu acho que precisa intensificar o policiamento, mas não adianta só reprimir”. Já Ana Botafogo deixou claro que seu estilo estava muito bem impresso nas peças: simples e clean, porém clássica. “Eu adorei a cadeira, é perfeita para a bailarina descansar os pés. Eu normalmente descanso na minha varanda ou no meu escritório, mas não tenho uma cadeira dessas ainda”, brincou.

Morando atualmente em Miami, Paulo já comanda lojas Artefacto nos Estados Unidos, México e Caribe e, agora, o alvo são Europa, África e Oriente Médio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Murilo Tinoco/Agi9 (Divulgação)                                                        

 

PROFISSIONAIS PARTICIPANTES e HOMENAGEADOS

Clara Madalon (Living com Jantar da Atriz) – Xuxa Lopes

Renata Nahar (Quarto de Casal da Jornalista) – Leilane Neubarth

Sergio Paulo Rabello (Home Theater do Produtor) – Claudio Lobato

Cristina Grossi e Andrea Grossi (Sala de Jantar da Atleta) – Fernanda Keller

Carolina Catalão (Escritório da Consultora de Moda e Colecionadora de Arte) – Patrícia Brandão

Claudia Pimenta e Patricia Franco (Home Theater do Coreógrafo) – Carlinhos de Jesus

Mário Brasil (Quarto de Casal) – André Ramos e Bruno Chateaubriand

Fabio Cardoso e Alexandre Lobo (Living com Jantar do Ator) – Carlos Casagrande

Roseli Mülller (Quarto de Casal da Poetisa) – Elisa Lucinda

Claudia Brassaroto (Quarto de Casal do Artista) – Carlos Araújo

Roberta Devisate (Home Theater da Estilista) – Francesca Romana

Carlos César Noronha (Living com Jantar do Artista) – Carlos Machado

Luiz Fernando Grabowsky (Home Office da Estilista) – Lenny Niemeyer

Márcia Meira (Living do Ator) – Rodrigo Hilbert

Elaine Ramos (Apartamento Contemporâneo do Show Man) – David Brasil

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge (Loft do Artista) – Carlos Vergara

Regina Távora e Vera Miquelotti (Loft da Atriz) – Totia Meirelles

Ana Lúcia Jucá (Lounge do Empresário) – Luiz Calainho

Cristina Côrtes e Claudia Sant´Anna (Living da Bailarina) – Ana Botafogo

Leila Dionizio (Home Theater da Promoter) – Nina Kauffmann

Monica Gervazio (Loft da Blogueira) – Andrea Rudge

Gisele Taranto (Home Theater da Curadora de Arte) – Vanda Klabin

André Piva (Escritório do Estilista) – Carlos Tufvesson

Joy Garrido (Bistrô Artefacto) – Claude Troigros

Jairo de Sender (Loft da Apresentadora) – Ana Maria Braga

Beth Franco, Eduardo Abud e Roberta Abud (Jardim do Grafiteiro) – Toz Viana

Gabriela Eloy e Carol Travaglini (Camarim do Hair Stylist) – Celso Kamura

Marilene Galindo (Adega com Sala de Jogos do Hair Stylist) – Rudi Werner

Pesquisas relacionadas