*Por João Ker
Parece que o império do Netflix nas premiações não deve desaparecer tão cedo. Depois das elogiadas “Orange Is The New Black”, “House of Cards” e a mais recente “Marco Polo”, a plataforma de streaming anunciou esta semana que o diretor Baz Luhrmann, responsável pelos orgasmos visuais de filmes como “O Grande Gatsby” e “Moulin Rouge”, irá dirigir e produzir “The Get Down”, uma nova série musical exclusiva para o serviço líder no segmento.
Trailer oficial de “The Get Down”
Claro, Baz não é nenhum novato no gênero, já que “Moulin Rouge” é um dos responsáveis por ter revivido os musicais nos cinemas – lado a lado com “Chicago” – e “O Grande Gatsby” traz uma das trilhas sonoras originais mais extravagantes e grandiosas dos últimos anos, uma cortesia da produção executiva de Jay-Z. Falando no rapper, é bem capaz que ele dê uma forcinha em “The Get Down”: a série irá mostrar a profusão sonora da década de 1970 em Nova York, quando o hip hop estava começando a crescer em ruas e periferias como o Bronx e o Brooklyn (lar do marido de Beyoncé), ao mesmo tempo que a cidade se virava como podia para sobreviver a uma crise econômica.
Com produção da Sony Pictures Entertainment e estreia prevista para 2016 – sem uma data oficial, por enquanto -, “The Get Down” terá 13 episódios em sua primeira temporada, sendo que os dois primeiros e o último levam a direção assinada por Baz. O que você pode esperar disso? Um grito. Um urro extravagante com um orçamento nas alturas, no qual o diretor não poupará recursos para mostrar, de sua maneira escandalosamente peculiar, clássicos do imaginário nova-iorquino à época, como o icônico Studio 54, o recém-inaugurado World Trade Center, a muvuca cultural do SoHo, tudo isso envolto em explosões de disco, punk e rap, movimentos que, de alguma maneira, se encontraram e convergiram durante a década. (HT aposta que Baz não perderá a chance de retratar por sua ótica uma versão única da dupla Andy Warhol + Twiggy, mas é melhor deixar o turbante de mãe-de-santo de lado).
Alguma pessoa desavisada ou não-cientes do cunho criativo de Baz Luhrmann poderia achar que a descrição acima soa como um exagero, mas basta ler o que o próprio diretor disse sobre a produção para se ter uma ideia de sua grandiosidade: “Nesta era de ouro da TV, a cultura Netflix não impõe restrição alguma às possibilidades criativas. Por isso, ela é uma casa natural para “The Get Down”, projeto no qual venho pensando e trabalhando há mais de 10 anos. Durante todo esse tempo, estive obcecado com a ideia de como uma cidade em seu pior momento, esquecida e meio destruída, poderia dar a luz a tal criatividade e originalidade na música, arte e na cultura. Estou encantado por estar trabalhando com meus parceiros da Sony e colaborando com uma equipe de escritores e músicos extraordinários, muitos dos quais foram criados neste lugar a e viveram a história que buscamos contar”.
O anúncio vem em um momento peculiar e oportuno no que se trata de programas musicais. Principalmente se for levado em conta que o principal tema de “The Get Down” parece ser o hip hop. Ainda no mês passado, como você viu aqui, a FOX estreou para audiências absurdamente altas os primeiros episódios de “Empire”, série musical também focada no gênero, com produção sonora assinada por Timbaland e direção/co-produção de Lee Daniels, que, se não carrega a mesma capacidade extravagante de Luhrmann, é dono de um potencial dramático reconhecido principalmente em “Preciosa”.
Como uma andorinha só não faz verão, ainda é preciso ver quais nomes serão anunciados em “The Get Down” nessa empreitada que promete ser um divisor de águas não só na carreira do diretor como da própria Netflix, que pela primeira vez investirá no gênero musical. Até lá, público – e imprensa – aguardam ansiosamente.
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