“Eu sou uma mulher”, diz Bruce Jenner, padrasto de Kim Kardashian, sobre sua luta pela readequação de gênero em entrevista à ABC


Em duas horas de conversa com Diane Sawyer, ele falou sobre a infância, cirurgias e recebeu palavras de carinho de suas ex-mulheres. Kris Jenner, entretanto, não quis se pronunciar

Enfim, a confirmação. Depois de meses de disse me disse sobre a readequação de gênero de Bruce Jenner, ex-marido de Kris Jenner, padrasto de Kim Kardashian, e pai de Kylie e Kendall Jenner – além de outro quatro filhos – Bruce assumiu em entrevista a Diane Sawyer, da ABC, na noite desta sexta-feira (24/04),  que se sente como uma mulher. “Para todos os efeitos, eu sou uma mulher. As pessoas olham para mim de forma diferente. Eles me vêem como um macho, mas meu coração e minha alma e tudo o que eu faço na vida é com esse lado feminino, que é parte de mim. Isso é quem eu sou”, disse Bruce, que foi um dos maiores atletas do mundo quando ganhou a medalha olímpica no Decatlo, nos Jogos de Montreal, em 1976.

Mais recentemente, Bruce voltou à cena como membro do clã mais exposto do planeta, no reality show “Keeping Up With the Kardashians”. Foram exibidas duas horas de entrevista – das dezenas de conversas entre Nova York e Califórnia – nas quais Bruce se mostrou forte e decidido em contar ao mundo suas lutas internas para se assumir como transgênero, fato este, que, de acordo com ele, vem desde a infância. Algo que chamou a atenção foi que Bruce se referiu a si mesmo, na maior parte do tempo, com pronomes masculinos, alternando com o uso do artigo feminino para se autorreferenciar em outros momentos.

Na dúvida, a ABC News resolveu seguir o exemplo de Bruce e se referir a ele, ainda, como um homem. “Eu olho a situação dessa forma: Bruce está sempre contando uma mentira. Ele viveu uma mentira por toda a sua vida em relação a quem ele é. E eu não posso fazer isso por mais tempo. Meu cérebro é muito mais feminino do que do sexo masculino. É difícil para as pessoas entenderem, mas isso é a minha alma”, afirmou Jenner.

A primeira lembrança de Bruce em relação a se sentir inadequado ao seu gênero foi quando, aos oito anos, começou a usar os vestidos de sua mãe e suas irmãs enquanto elas não estavam em casa. “Eu registrava exatamente onde ficava o vestido no armário para que eu o colocasse de volta sem que ninguém percebesse que foi mexido. Naquele momento, eu não tinha consciência por que eu estava fazendo, mas a minha lembrança é de que eu me sentia muito bem”, explicou, antes de contar que a experiência de se vestir como mulher nunca cessou. “Quando eu ficava sozinho em quartos de hotel, em viagens, eu colocava as roupas e ficava caminhando de salto e roupas femininas”, lembrou.

Durante décadas, só suas ex-esposas e sua irmã sabiam do segredo de sua luta por identidade de gênero. O círculo só se expandiu recentemente quando Jenner disse à sua mãe e seus 10 filhos sobre a situação. Jenner tem seis filhos biológicos – Burt, Cassandra, Brandon, Brody, Kendall e Kylie – e quatro enteados – Kourtney, Kim, Khloe e Rob Kardashian. Burt, Cassandra, Brandon e Brody toparam participar da entrevista e cada um falou um pouco sobre o processo de aceitação.

Burt, o mais velho, disse que dá todo o apoio ao pai, mas ainda está se adaptando a algumas questões. “É difícil para mim. Sempre que a gente se fala ao telefone, ele pergunta: ‘O que você está fazendo, Garotão?’. E eu, sempre respondia: ‘Bom, nada, garotão’. Agora, sabe como é, como eu vou chamar uma mulher de garotão?”

Já Cassandra admitiu que aceitou, mas com uma preocupação: a de que poderia estar perdendo o seu pai da forma que ela sempre conheceu. Mas ela disse que sentiu um alívio quando Bruce pediu para que ela continuasse a se referir a ele como pai. “Ele me afirmou: ‘Não é por capricho que estou me vestindo como mulher’. Aí a gente se deu as mãos, se abraçou e eu gritei o tamanho do orgulho que eu sentia dele'”

Brandon, o terceiro filho, foi o primeiro a saber da luta pela identidade de gênero do pai. “Brandon é o nosso pequeno Gandhi. Ele tem uma alma que é simplesmente maravilhosa”, sentenciou Bruce. “Eu sinto que eu estou recebendo uma versão atualizada do meu pai, que pode viver do jeito que quiser. Eu só estou honrado e mais orgulhoso do que nunca para ser uma parte da família”, disse Brandon.

Jenner admitiu que nem sempre foi um pai muito atencioso com Brody, seu quarto filho, principalmente porque foi uma das épocas mais difíceis para ele de aceitação de sua condição. “Quando tivemos a conversa toda a ausência dele passou a fazer sentido para mim. Eu consegui entender o que ele estava passando”, disse Brody.

Kendall e Kylie, as duas caçulas, não gravaram entrevista, mas mandaram um comunicado: “Nós amamos o nosso pai, que sempre foi incrível. Não poderíamos pedir um pai melhor. Ele tem o maior coração do mundo e nós só podemos querer que ele seja feliz. Se ele está feliz, nós também estamos”. Jenner, aliás, disse que Kylie já sabia que o pai estava escondendo algo antes de ele contar.  “Ela achou que a irmã estava roubando as roupas dela e deixou a câmera do computador ligada no quarto, que me filmou usando seus vestidos”, contou.

Kim foi a primeira das Kardashian a saber exatamente pelo mesmo motivo. Ela flagrou Bruce vestido como uma mulher. A primeira reação dela foi de brigar com Bruce, mas ela passou a ser mais compreensiva depois de uma conversa com o marido, Kanye West. “Eles estavam conversando sobre o tema e Kanye disse para Kim: ‘Olha, eu posso estar casado com a mulher mais bonita do mundo, e eu estou. Eu posso ter a mais bela filhinha no mundo. E eu tenho isso. Mas eu não sou nada se eu não puder ser eu … Se eu não posso ser fiel a mim mesmo, todo o resto não significa nada’. A partir daí, Kim me deu todo o apoio, me aceitou”, explicou, antes de contar uma brincadeira. “Ela, além de tudo, me disse que eu deveria arrasar. Que tinha que ser linda, porque eu ia representar uma família de lindas mulheres”.

Jenner ainda assumiu que foi submetido a cirurgias faciais estéticas ao longo dos anos e tomou o hormônio feminino estrogênio por cinco anos a partir do final dos anos 80, até retomar o processo há pouco mais de um ano, mas não confirmou se pretende continuar com as cirurgias, inclusive com a de mudança de sexo.

bruce-jenner-825x580

“Eu ainda tenho todos os órgãos masculinos e, de certa forma, portanto, somos pessoas diferentes, certo?”, afirmou Bruce à entrevistadora, antes de completar: “Mas nós nos identificamos como mulheres. E isso é muito difícil para Bruce Jenner afirmar, porque eu não quero decepcionar as pessoas”.

Especialistas e Jenner ainda explicaram que há uma diferença entre identidade de gênero e sexualidade. Ele, que já foi casado três vezes, afirmou que só se sente atraído por mulheres – “eu nunca fiquei com homens” – e que Kris Jenner sempre soube de alguns aspectos do seu conflito. Kris, procurada pela ABC, não quis comentar, mas a primeira esposa de Bruce, Chrystie Scott, afirmou: “Alguém que viveu 65 anos de sua vida como o sexo errado tem todo o direito de viver no último trimestre de sua vida com seu eu autêntico. Eu vou apoiá-lo e eu espero que todo mundo faça o mesmo. Eu oro por sua felicidade para o resto de sua vida”.

kim-kardashian-bruce-jenner-interview

Linda Thompson, segunda esposa de Jenner, disse à ABC News em um comunicado, “Bruce sempre teve a minha lealdade, mesmo que ele não estivesse ciente disso. Eu apoio a sua coragem e compromisso com este novo capítulo de sua vida. Minha esperança é que a sua transição irá inspirar outros que lutam com suas identidades, e minha oração é para que a humanidade tenha evoluído e sido educada o suficiente para exercer a bondade para com aqueles que podemos perceber como ‘diferente’. ”