As polêmicas de Madonna nas novelas brasileiras: trama no ar, meme, álbum recolhido das lojas e “musa” de autora


A passagem de Madonna pelo Brasil vem como um furacão. Aqui relembramos algumas polêmicas de Madonna com as novelas brasileiras, algo que inclui inclusive álbuns retirados das lojas. Coincidentemente, Madonna só esteve em trilhas sonoras oficiais de três novelas e todas da mesma autora: Ivani Ribeiro. Outra curiosidade é que, sim, Madonna já se apresentou em Copacabana, em 1990, em “Barriga de Aluguel”. Confira!

*por Vitor Antunes

Madonna é presença atípica nas trilhas sonoras de novela, com apenas três músicas compondo os folhetins. Nas redes sociais, inclusive, não são poucas as pessoas que dizem que “vão chegar até a Praia de Copacabana igual à Dona Cininha (Nair Bello [1931-2007]) em ‘A Viagem‘”. O frame de um dos primeiros capítulos da novela de Ivani Ribeiro (1922-1995) – em reprise no Viva desde semana passada – mostra mais uma coincidência curiosa na relação de Madonna com as novelas da falecida autora brasileira. Nos três casos, as novelas… são de Ivani Ribeiro! Inclusive, um dos pontuais episódios em que um álbum foi retirado das lojas por conta de uma música, também aconteceu nesse feat Madonna/Ivani. Por falta de acordo entre a gravadora da diva pop e a Columbia – que lançou o disco com a trilha da novela – o álbum foi lançado inicialmente com “Crazy for You“, recolhido, e relançado com “Smooth Operator” da cantora Sade. A primeira novela a contar com música de Madonna foi “Final feliz” (1982) e a última, “Hipertensão” (1986), com “Papa Don’t Preach“.

Aliás, “Papa Don’t Preach” também esteve presente na trilha de “O Beijo do Vampiro“, porém cantada por Kelly Osbourne. A faceta compositora da musa também pode ser vista em novelas como “Zazá” (1997). “Love Won’t Wait” foi gravada por Gary Barlow, mas não lançada oficialmente pela cantora (Veja aqui a versão demo da música, na voz de Madonna). “You’ll See“, cantada por Susan Boyle, esteve na trilha de “Ti ti ti” (2010).

Além destas novelas, relembre que Madonna já se apresentou, sim, em Copacabana em 1990 e as outras vezes em que apareceu, ainda que discretamente, ou como personagem, ou com uma canção tocada aleatoriamente em um capítulo, ou apenas em razão do signo marcante que é. Veja!

“Dona Cininha pronta para a Celebration Tour Madonna”, disseram no X/Twitter (Foto: Reprodução/Canal Viva)

UM FEAT IMPROVÁVEL DAS POP-QUEENS

Na música, e especialmente na música pop, compreende-se por feat uma parceria entre dois artistas. E, em alguns casos, parcerias aleatórias entre dois artistas que, diretamente, não tem muito a ver entre si, o que torna o som mais interessante. Neste caso, temos uma parceria improvável entre a diva pop que, por três vezes excomungada, num dueto com Ivani Ribeiro, famosa autora, que é conhecida por fazer novelas de temática religiosa.

A primeira novela de Ivani a contar com uma música de Madonna foi, justamente, a primeira dela na Globo e sua única inédita, “Final Feliz“. Com “Everybody”, coincidentemente do álbum de estreia da própria cantora, foi iniciada a “parceria” entre elas. O Site Teledramaturgia e o Memória Globo não apontam assertivamente de quem era o tema. Possivelmente foi um tema geral. E não é fácil saber esta informação já que a última reprise de “Final Feliz” foi… há 40 anos!

Em 1985, Madonna iria entrar para a trilha de outra novela de Ivani Ribeiro, “A Gata Comeu“. “Crazy For You“, tema do filme “Em Busca da Vitória“, saiu na primeira prensa do LP, mas acabou sendo substituída por “Smooth Operator” da Sade. Segundo o livro “Teletema: A História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira“, de Guilherme Bryan e Vincent Villari, houve um ruído de comunicação entre os representantes da Warner Music. Os da sucursal brasileira liberaram a música na novela, mas os representantes internacionais dela, não. Isso obrigou a Columbia, que distribuía os discos de “A Gata Comeu” a recolherem os LP’s com “Crazy for You“. Hoje, entre os colecionadores, este disco de “A Gata Comeu” custa uma pequena fortuna. A canção seria tema de Alice (Sônia Regina). Anos mais tarde, a mesma música entraria para a trilha de “Pérola Negra” (1998), do SBT, que não teve trilha sonora lançada comercialmente.

“A Gata Comeu”, de 1985, foi uma novela icônica daqueles idos (Foto: Nelson Di Rago/TV Globo)

A última presença de Madonna em trilhas de novelas da Globo foi em “Hipertensão” (1986-1987), também de Ivani Ribeiro, com a música “Papa Don’t Preach“, tema de Beatriz (Lúcia Alves). “Hipertensão”  é uma das trilhas mais vendidas da história das novelas e é a primeira de novela das sete mais vendida, perfazendo quase 1 milhão de cópias.

Fora as aparições nos discos, Madonna surge em outras duas ocasiões em novelas de Ivani. Uma em “O Sexo dos Anjos“, quando toca “Open Your Heart“, algo relembrado por Ivan Márcio, no X/Twitter. Outra, em “A Viagem“, anteriormente citada. No caso da novela espírita, eis aí algumas questões interessantes. A personagem de Nair Bello surge em cena, em sua primeira aparição, com uma camisa que remete à turnê “Erotica”, de Madonna. Porém ao som… de Zeca Pagodinho! O músico de Xerém cantava a música tema da personagem de Nair. Dona Cininha nunca revelou ser fã de Madonna ou tem mais outras referências à cantora na novela. Possivelmente, a equipe de figurino apostou no hype da cantora e vestiu assim a personagem da atriz, que era muito popular.

Paulo Gracindo, Claudio Correa e Castro e Ary Fontoura eram os protagonistas de “Hipertensão” (Foto: Nelson di Rago/Globo)

MADONNA EM COPACABANA, TEMPORADA 1990?

Madonna já esteve fazendo show em Copacabana? Sim! Em 1990, na novela “Barriga de Aluguel“, Regina Restelli, já famosa atriz e cantora, levou para a novela, a convite de Gloria Perez, o trabalho de Regina como sósia de Madonna. Na trama, sua personagem Rosa Aimée, se apresentava como Madonna na boate… Copacabana Café! A boate, naturalmente, ficava no bairro homônimo. Regina Restelli abriu mão da carreira de atriz e é terapeuta holística.

Regina Restelli em “Barriga de Aluguel” (Foto: Bazilio Calazans/Globo)

 

BÔNUS TRACK

  • SABOR DA PAIXÃO

Na novela de Ana Maria Moretzsohn, famosa exclusivamente por seu insucesso, a personagem de Marcela Barrozo chamava Madona. O fato de o nome só trazer uma letra “n” acaba por trazer a dúvida se era ou não uma homenagem à cantora, ou à representação católica da mãe de Cristo. Porém, logo nos primeiros capítulos, explicava-se que era devido à diva pop. Inclusive, sua irmã mais velha – depois revelada sua mãe – Laiza (Liliana Castro), também tem nome de uma cantora, Liza Minnelli. Por haver sido um grande fracasso de audiência e ainda não estar disponível no Globoplay, esta informação se pauta mais na memória e foi destacada das demais.

Marcela Barrozo e Liliana Castro em “Sabor da Paixão” (Foto: Divulgação)