* Por Fábio Bibancos
O ronco é o barulho causado pela dificuldade da passagem do ar quando estamos dormindo.
Se os músculos da garganta relaxarem muito, eles podem fechar essa passagem. Chamamos isso de apneia obstrutiva. A pessoa fica sem respirar e isso ocorre várias vezes durante o sono.
Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal
O ronco e a apneia são muito comuns. Em uma pesquisa feita na cidade de São Paulo, pesquisadores observaram que cerca de 32% dos adultos têm esses problemas. Para cada três homens uma mulher sofre da doença.
Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos
Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à pergunta: “Os dentes também têm visão Raio X como Superman?”
As consequências à saúde geral são impactantes: infarto, derrame, depressão e impotência podem ter como causa principal a apneia do sono.
Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano
Leia também: Orthós, odóntos, Olympias… Fábio Bibancos explica tudo sobre os aparelhos ortodônticos e fala sobre um grande atleta
Uma queixa muito comum de quem sofre disso é o excesso de sono durante o dia. Isso afeta a concentração, as atividades no trabalho e aumenta o risco de acidentes de trânsito.
A odontologia do sono é uma nova área que trata esses problemas.
Por meio de aparelhos intraorais de diversos modelos, o dentista pode tratar esses distúrbios melhorando a qualidade de vida e prevenindo os problemas de saúde citados.
Portanto, seu dentista pode te ajudar a dormir com mais qualidade.
Durante o sono de qualidade, nosso corpo descansa, mas também trabalha bastante. Os hormônios que controlam a ansiedade, fome, desejo sexual e controle do açúcar são produzidos durante o sono reparador. Além disso, o sono é muito importante na consolidação da memória.
“Muitas pessoas não encaram o ronco como um sinal de problema de saúde potencialmente grave, e é verdade que nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Quando o ronco é esporádico, pode ser consequência de cansaço ou consumo de bebida alcoólica. A partir do momento que o ronco se torna frequente e vira um transtorno na cama deve ser investigado”, relata o Dr. Walter Silva Junior, CROSP 34.444, dentista habilitado em odontologia do sono.
Na maioria dos casos, quem sofre desse problema não procura um tratamento. Isso é feito pelo cônjuge ou por pessoas que convivem com ele e percebem o problema.
Você sofre com o ronco do seu parceiro?
Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos analisa um ensaio do sorriso para te deixar mais seguro na hora do espetáculo
Leia também: Fábio Bibancos aborda um tema polêmico em sua coluna semanal aqui no site HT: a bichectomia. Vem entender
*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora), “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.
Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/
Artigos relacionados