*Por Fábio Bibancos
Atualmente existe uma procura muito grande pelo sorriso bonito. Muita gente acredita que um sorriso perfeito tem um padrão, mas não existe um padrão de perfeição, mas sim algumas características anatômicas e de cor que se adaptam melhor a cada pessoa, ou seja, a “perfeição” é muito individual e variável. Sorrisos bonitos se aproximam da proporção áurea: na busca de uma explicação racional para o belo ou para a lógica da natureza, os gregos descobriram e estabeleceram os conceitos de simetria, equilíbrio e harmonia como pontos-chave da beleza de um conjunto: 13,14. Assim, surgiu a proporção áurea, também chamada divina ou mágica – uma fórmula matemática para definir a harmonia nas proporções de qualquer figura, escultura, estrutura ou monumento, assim representada: 1,618 – 1,0 – 0,618).
Mas sabemos que a estética não é só matemática. Muitas pessoas têm olhos, nariz e boca que não estão nos catálogos de beleza, no entanto, quando se analisa o conjunto, o resultado é maravilhoso (quem não conhece uma brasileira que tem um nariz considerado grande, mas o conjunto da obra faz dela uma uber model?). Enfim, é como se houvesse uma harmonia desarmônica. Existem pacientes que levam a foto do artista para que o dentista reproduza o mesmo sorriso. Mesmo com as mais diversas técnicas odontológicas, é inviável reproduzir o mesmo sorriso. Pacientes que buscam um “sorriso perfeito” erram pelo simples fato de que o exagero é artificial, tanto pela cor demasiadamente clara ou também pelo preenchimento excessivo dos lábios.
Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal
O paciente deve ter em mente que o profissional ao realizar o planejamento leva em consideração características físicas. Por exemplo, um paciente com idade avançada não pode ter os dentes brancos, que são característicos de pessoas jovens. Outro aspecto que as pessoas não levam em consideração em relação ao sorriso, é que os dentes amarelados, desgastados e “encavalados” denotam senilidade, enquanto os mais claros, translúcidos e alinhados aparentam jovialidade. É válido lembrar de que isso não é uma regra e deve ser avaliado individualmente por um profissional especializado.
Dentre os procedimentos estéticos mais utilizados, temos a faceta de porcelana, ou lentes de contato. Então para alcançar um ótimo resultado estético é necessário intervir apenas com as facetas de porcelana? Não necessariamente, pois a resina direta também proporciona resultados excelentes quando bem indicada e executada e são muito mais baratos…
Abaixo uma breve lista de tratamentos estéticos utilizados para conseguir um sorriso harmonioso:
- Clareamento à laser (é uma técnica moderna, rápida e eficiente para promover o clareamento dos dentes)
- Facetas estéticas/Lentes de contato (são procedimentos odontológicos destinados a recobrir os dentes para melhorar sua estética e função. Podem ser confeccionadas em resina fotopolimerizável ou em porcelana)
- Fechamento de diastemas (espaços entre os dentes) com resina.
- Ortodontia parcial fixa para correção de apinhamento dental (quando não há espaço na arcada dental e os dentes se sobrepõem).
Então, já imaginou que tipo de tratamento seria o ideal para você? Procure um especialista que ele vai apresentar as possibilidades! Não tem tempo de realizar o tratamento? Hoje em dia existe o serviço odontológico em day clinic e assim você obtém resultados mais rápidos em um curto espaço de tempo!
Mas lembre-se que nós podemos desenhar o sorriso mais natural do mundo, porém a alma do sorriso quem dará é você! Mais do que todos os tratamentos estéticos existentes você tem que ter motivos para sorrir e, se você não está feliz, não tem dentista no planeta que colocará alma nesse sorriso… Se joga!
*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora), “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.
Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/
Artigos relacionados