*Por Fábio Bibancos
Desmistificar as cirurgias odontológicas é o primeiro passo… qualquer cirurgia odontológica realizada em um consultório é chamada de cirurgia oral menor, portanto são pequenas, feitas em sua maioria com anestésico local possuindo um pós-operatório bem controlável, porém não menos perigoso caso você não tome todos os cuidados.
Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à seguinte pergunta: o que é fundamental para um sorriso perfeito?
Dor, recuperação lenta e incômodo são as primeiras coisas que se pensa quando o assunto é cirurgia odontológica, sobretudo se afeta a gengiva e a perfuração do osso, já que nesses casos a recuperação costuma ser demorada e incômoda. Mas o que as pessoas não sabem é que tudo que diz respeito à dor e à rapidez na recuperação dependerá do tamanho do procedimento e dos cuidados que se têm após passar por uma cirurgia.
Quase sempre a dor pode ser controlada com analgésicos simples sem causar muitos problemas ao paciente. Geralmente a recuperação total de uma cirurgia pode levar entre sete e dez dias.
Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal
Para evitar problemas no pós-operatórios cirúrgico o paciente precisa estar atento a essas dicas:
– Sempre siga as instruções do dentista e faça repouso nas primeiras 48 horas;
– A higiene é primordial. Faça-a com cuidado limpando dentes e língua. Em alguns casos o profissional vai indicar uma escova com cerda super extra macia.
– Não beba nada quente, ácido e não coma nada crocante ou duro nos dias seguintes à intervenção cirúrgica. Opte por uma alimentação branda durante um período de cinco a sete dias;
– É recomendável tomar sorvete (evite sorvete pedaços crocantes) nas duas horas posteriores à cirurgia e colocar uma bolsa de gelo por fora da área operada;
– Não fume ou beba álcool durante todo o período de recuperação;
– Não enxague a boca vigorosamente durante as primeiras 24 horas. Depois deste período utilize o antisséptico recomendado pelo profissional;
– Não tome sol, não abaixe a cabeça ou assoe o nariz na primeira semana para evitar sangramento;
– Evite mastigar sob a área operada;
– Não tome analgésicos à base de A.A.S. (ácido acetilsalicílico). Tome apenas a medicação prescrita pelo dentista;
– Em caso de sangramento, enrole uma gaze e faça pressão mordendo ela no local da área operada;
– Ao dormir, não deite do lado operado. Utilize um travesseiro extra para dormir recostado.
Seguindo esses conselhos a sua recuperação será muito mais rápida e você em um breve tempo estará pronto para voltar a sua rotina.
Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos
Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano
*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora), “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.
Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/
Artigos relacionados