Viagem & Gastronomia

#SaiaDaCaixa de Helen Pomposelli com André Tavares, criador do Liceu Tapas & Vinhos, restô inspirado na boemia portuguesa

“Meu maior desafio, depois que sair da turbulência do mercado, onde metade das casas do Centro quebraram, é expandir o Liceu Lapas & Vinho. Abrir mais uma tasca. Quero viajar mais, ir para San Sebastián, e continuar criando sucessos para o cardápio. Pensar fora da caixa é ser criativo e focar no seu objetivo”, diz o empresário

Publicado em 10/02/2019 | Por Heloisa Tolipan

Ah, a gastronomia portuguesa! Quem não se derrete com um bolinho de bacalhau? André Tavares, leonino de 47 anos, resolveu pensar “fora da caixa” na gastronomia de Portugal e solidificou o Liceu, restaurante situado em Botafogo, em uma casa inspirada na boemia portuguesa que serve no cardápio regalias artesanais totalmente reinventadas e usando produtos contemporâneos, como o queijo na canastra e o azeite trufado.

André é a terceira geração da família Tavares à frente do Liceu

André é a terceira geração da família Tavares à frente do Liceu

“Parte da minha inspiração está nas conquistas com o meu trabalho, família e casamento. Também gosto de viajar aos países latinos da Europa, onde encontro inspiração para fazer novos pratos e levar algo de diferente para os clientes. O mercado está muito competitivo e isso nos motiva a fazer sempre melhor. Eu sinto falta dos chef que assinam o cardápio estarem presentes nos restaurantes. Falta esse glamour que há nas pequenas tascas em Portugal”, diz André, que está aplicando alguns conceitos de sucesso em Botafogo e levando para a casa do Centro, que é da sua família e cinquentenária. “Desde setembro, a casa de Botafogo deixou de se chamar Galeto Liceu e foi batizada Liceu Tapas & Vinhos, pois essa era a identidade. O Galeto estava perdido”.

O Liceu Tapas & Vinhos é uma viagem gastronômica à Terrinha

O empresário também se diz totalmente “fora da caixa”: “Sou meio maluco. Maluquice com criatividade e substância. E isso me inspirou a assumir o restaurante. A culinária portuguesa vai muito além do pastel de nata, bacalhau Zé do Pipo. A gente tem farinheira, rocambole de laranja, alheira, painho, bagaceira, ovos mexidos do Minho. Trago também receitas minhas e uso a criatividade na cozinha. Tenho croquete de chouriço de morcela, bolinho de bacalhau recheado de Serra da Estrela”.

"Trago também receitas minhas e uso a criatividade na cozinha. Tenho croquete de chouriço de morcela, bolinho de bacalhau recheado de Serra da Estrela e muito mais", diz André

“Trago também receitas minhas e uso a criatividade na cozinha. Tenho croquete de chouriço de morcela, bolinho de bacalhau recheado de Serra da Estrela e muito mais”, diz André

Mas o caminho de André não foi desde o início a gastronomia. Formado em Direito, ele chegou a exercer a profissão entre 1994 e 2006 em um escritório próprio. Depois fez mestrado em administração pública e chegou a lecionar. “Quase estudei na Inglaterra, mas a vida me levou para outros caminhos. Em 2004, eu iniciei a transição para as caçarolas. Meu avô e meu tio avô foram os precurssores, pois o Galeto Liceu foi inaugurado em 1943, no Centro do Rio. Eu nasci e cresci dentro de restaurante e ainda estou aprendendo a cada dia”, comentou.

As experiências de André aliando contemporaneidade na culinária portuguesa em simbiose com a tradição

André nos contou ainda que desde criança viajava para Portugal. “Ficava dois meses, na divisa com a Galícia. Fui criado lá e aprendi muito sobre o vinho alvarinho. Meu primo, Anselmo Mendes, é enólogo de um vinho famoso, bem conceituado no Robert Parker e tenho o vinho lá no restaurante. Morei seis meses na Inglaterra para aprender inglês, mas só queria saber de restaurantes e futebol. Sempre fui apaixonado por cerveja e por vinho”, disse.

Pensar “fora da caixa”? : “Meu maior desafio, depois que sair da turbulência do mercado, onde metade das casas do Centro quebraram, é expandir o Liceu Lapas & Vinho. Abrir mais uma tasca. Quero viajar mais, ir para San Sebastián, e continuar criando sucessos para o cardápio. Pensar fora da caixa é ser criativo e focar no seu objetivo”. Obrigada, André!

 

Pesquisas relacionadas