Com o Natal batendo à porta – já viram que tem panetone pra vender nos supermercados? – é hora de as grandes lojas de departamento do mundo começarem a mostrar o que criaram para a decoração da época mais animada para o comércio mundial. A Galeries Lafayette, por exemplo, anunciou que o seu tema para o Natal 2016 vai passear pelo ecologicamente correto e, seguindo a onda da abertura das Olimpíadas no Rio, vai colocar um holofote sobre a questão do aquecimento global. Não entendeu? A gente explica.
A Lafayette vai proporcionar aos seus consumidores seguir a jornada de ursos polares que deixam seu território em busca de um outro hábitat diante do contínuo derretimento das calotas de gelo do Ártico. Depois de viajar milhares de milhas por infinitas planícies cobertas de neve, pais e filhotes descobrem um novo campo de gelo criado para eles na Galeries Lafayette. Nas vitrines da loja parisiense, reflexos de uma luz cristalina estrategicamente direcionada, polimentos perolados e efeitos especais compõem um cenário cuidadosamente concebido para celebrar toda a magia e beleza do Incrível Natal Ártico.
Tudo com a assinatura do artista plástico e design de interiores francês Lorenzo Papace. Os highlights da decoração, aliás, nao param por aí. A árvore gigantesca, com 25 metros de altura, vai ser a primeira e única toda feita de papel e ficará sob a cúpula neobizantina da loja e promete impressionar com mecanismos de animação para colher os ursos polares.
Para tornar essa viagem ainda mais interativa, e em parceria com a instituição Wild-Touch, os clientes da Galeries Lafayette terão acesso a imagens e filmes do fotógrafo e biólogo marinho Laurent Ballesta e do fotógrafo de vida selvagem Vincent Munier, captados na Antártida durante uma expedição polar liderada pelo diretor de cinema Luc Jacquet (vencedor do Oscar com “A Marcha dos Pinguins”). Assim, além de sensibilizar as crianças com o aspecto lúdico da decoração, o recado também chega de forma bastante direta aos adultos e às dezenas de milhares de consumidores que atravessam os corredores da Galeries Lafayette diariamente, abordando a questão ambiental das regiões polares, assim como sobre a necessidade de proteger sua biodiversidade, ameaçada pelo aquecimento global. Para isso, serão promovidas palestras com integrantes da comissão científica da Wild-Touch, assim como workshops para crianças.
E acha que acabou por aí? Ledo engano. Em parceria com a Sky Boy, empresa de desenvolvimento de tecnologias para realidade virtual, criou-se uma experiência única de imersão nesse ambiente polar. Os clientes poderão baixar um aplicativo gratuito para smartphone (ou para tablet fornecido pela loja) e, em seguida, posicionarem-se diante das arcadas da loja e focar um dos ursos de papel do cenário natalino. Graças à tecnologia, o urso ganhará “vida” no visor do aparelho e começará a caminhar livremente pelos corredores da loja rumo à arvore de Natal (aplicativo gratuito disponível na loja da Apple e Android Play Store a partir de 8 de Novembro).
Aos pequenos, a Galeries promoverá oficinas de esculturas em balões e dobraduras de papel, recriando ursos, focas, pinguinse outros animais da fauna ártica, entre 12 e 27 de novembro, sempre aos sábados das 14h às 19h; aos domingos, entre 13h e 18h30. Os que quiserem ter o rosto pintado com carinhas de bicho podem participar do ateliê de pintura facial de 3 a 18 de dezembro, sendo aos sábados das 14h às 19h e, aos domingos, das 13h às 18h30. Já os que desejarem aprender a criar o próprio urso polar de papel, as oficinas ocorrerão entre 3 e 8 de dezembro, sendo, aos sábados, das 14h às 19h e, aos domingos, das 13h às 18h30.
Artigos relacionados