Viagem & Gastronomia

Em menos de um ano, a “Oba! Chocolate” já é sucesso. Fomos atrás de Vilma Tolipan, nome por trás da empresa, para saber qual o segredo. Vem ver!

As palhas italianas são uma mistura perfeita entre cacau 100%, chocolate belga, leite condensado e manteiga de alta qualidade e vêm em caixas personalizadas especiais. “Quis embalar como se fosse uma joia, até por que as pessoas dão chocolates de presente”, disse Vilma

Publicado em 06/12/2015 | Por Karina Kuperman

Oba! Chocolate. Não poderia ter nome melhor para definir as delícias feitas artesanalmente por Vilma Tolipan. Com um cuidado que vai desde a escolha do produto até o logotipo da embalagem, a empresária mostra o porquê de tanto sucesso com menos de um ano de negócio. Designer por formação, ela continua a trabalhar no ramo, cuidando da parte visual da clínica dermatológica Paula Bellotti, mas, atualmente, os doces tomam seu tempo quase que integralmente. “A vida começa a decidir por você. A ‘Oba! Chocolate’ está me absorvendo bem mais do que o design, mas tenho tripla jornada. Não tem sábado e domingo, até por que atendo festas, que, geralmente, são nesses dias”, explicou ela, que sempre gostou de transitar pelo meio. “É uma delícia, porque eu trabalho com momentos bons. Agrego o doce que faz bem com um visual bonito em um momento feliz. Eu cheguei em uma fase que queria fazer algo que me desse prazer e uni isso com atendimento a um público de eventos e festas, que está comemorando momentos felizes da vida”, analisou.

As embalagens idealizadas pela designer Vilma Tolipan são tão únicas quanto o sabor das palhas italianas Oba Chocolate (Foto: Divulgação)

As embalagens idealizadas pela designer Vilma Tolipan são tão únicas quanto o sabor das palhas italianas Oba Chocolate (Foto: Divulgação)

A relação com doces começou cedo na vida de Vilma, que adorava ir para a cozinha ver a avó, Heloisa de Almeida Araujo, preparar qualquer delícia. “Ela era mineira, então, já fazia comida gostosa por natureza. Eu tinha mania de prestar atenção em tudo, principalmente nos doces e bolos que preparava com amor. No passado, minha avó cuidava pessoalmente as festas de aniversário de minha mãe, Heloisa Araujo Tolipan. Dos docinhos ao bolo e enfeites. Depois fez isso carinhosamente por toda uma vida comigo e com minha irmã. Desde muito pequena segui o exemplo dela e, hoje, comecei a fazer palha para as filhas das minhas amigas e chegou um momento que fez tanto sucesso que achei que era a oportunidade de investir nesse prazer profissionalmente. Quando eu cheguei em um produto que não fosse só mais um e pude unir a carreira de designer a ele, virou trabalho”, contou. Quando ela diz que suas palhas italianas são únicas, não é só promessa. “Nós utilizamos chocolate belga, cacau 100% para que o produto seja antioxidante, leite condensado e manteiga de alta qualidade”, listou.

oba12

Com cara de joia, as caixinhas são a opção perfeita de presente para os chocólatras (Foto: Divulgação)

Além do sabor, a embalagem é um show a parte. As caixas de papel francês guardam as palhas italianas de uma forma elegante. “Quis embalar como se fosse uma joia, até por que as pessoas dão chocolates de presente. Faço com carinho e qualidade”, garantiu. Quem quiser ainda mais exclusividade pode encomendar tags especiais. “As pessoas estão curtindo presentear com a marca. Então, eu personalizo para cada evento. Atuo como designer também”, disse, emendando que a Oba! Chocolate era um sonho antigo. “Um produto com visual assim não surge da noite para o dia. Eu já faço a pesquisa há um tempo. Mas a empresa existe concretamente desde fevereiro”, contou.

oba2

O produto é uma mistura perfeita entre chocolate belga, cacau 100%, leite condensado e manteiga de alta qualidade (Foto: Divulgação)

E Vilma conta com um sócio mais do que especial. O marido, Beto Ilha, é quem cuida da parte administrativa do negócio. E como é misturar trabalho e vida pessoal? “Nós já estamos acostumados, já trabalhamos juntos antes. Mas sabemos separar, até porque as áreas de atuação são diferentes. Ele não vai fazer design e eu não vou administrar, sabe? Naquele momento é o profissional, como qualquer outro”, disse. A diferença é que – sim, eles levam trabalho para casa. “É mentira quem diz que não faz. Eu trabalho em qualquer lugar. Viajo e vejo algo que me inspira, o lazer é sempre misturado”, explicou.

oba8

Vilma personaliza tags especiais para clientes. Na foto, os presentes corporativos da clínica Paula Bellotti (Foto: Divulgação)

Os sabores variados das palhas da Oba! Chocolate fazem tanto sucesso que Vilma já pretende aumentar o cardápio. “A de limão siciliano está bombando. Já testei outros sabores como frutas vermelhas, nutella e as etílicas, com álcool. Tenho várias ideias, mas ainda não coloquei em prática porque estou crescendo rápido e preciso aumentar a estrutura”, disse ela, que já conta com equipes especiais para grandes encomendas. “Quando são poucas unidades preferimos fazer com menos gente, isso dá o controle de qualidade do produto”, destacou ela, que está prestes a investir em uma food-bike para vender suas delícias.

A Oba! Chocolate já esteve em eventos de famosos como Juliana Paes (Foto: Divulgação)

A Oba! Chocolate já esteve em eventos de famosos como Juliana Paes (Foto: Divulgação)

Expandir o negócio em tempos de crise é mérito de poucos e Vilma sabe bem disso. “Está todo mundo diminuindo gastos e mudando o estilo de vida, isso é inegável, mas, em momentos de comemoração, as pessoas se dão ao luxo de fazer coisas boas, elas guardam o dinheiro para isso. Lógico que meu preço fica em uma margem bem apertada, até porque eu uso produtos dolarizados, mas eu faço o que eu amo. Poder realizar em uma época difícil é muito bacana, significa que está funcionando. Tem pouco tempo e eu já não consigo parar”, comemorou ela, que acredita que chocolates são uma demanda eterna. “Podemos ter variações, claro, mas nunca vai sair de moda. Já estamos numa onda de chocolates mais saudáveis, já foi comprovado que ele faz bem, supre quimicamente o cérebro, tem flavonóides. A nossa palha é um blend que eu e meu marido chegamos estudando tudo isso. Queremos melhorar cada vez mais”, disse. Quem duvida que é sucesso garantido? Quer a sua palha personalizada? (21) 99929-7818 e confira o site: http://www.obachocolate.com.br/ e Facebook: https://www.facebook.com/Obachocolate-Doces-444023872424315/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas