Cinema & TV

Programa Amor & Sexo volta ao ar com novidades e inaugura exposição com figurinos de Fernanda Lima

A nova temporada começa dia 9 de outubro e além de novos integrantes, como Djamila Ribeiro, e a vencedora do The Voice, Mylena Jardim, o programa promete seguir na luta por desmitificar temas tabus em nossa sociedade. A direção segue com Daniela Gleiser e roteiro final de Antonio Amancio

Publicado em 02/10/2018 | Por Junior de Paula

Todo mundo ama amor, todo mundo ama sexo, apesar de que muita gente tem tanto tabu para abordar o segundo tema, que, às vezes, parece que ninguém tem praticado muito ultimamente. E é exatamente por isso que o Amor & Sexo, que agora entra em sua nona temporada, é um programa essencial para a TV aberta brasileira e promete voltar com tudo a partir da semana que vem, dia 9/10, com Fernanda Lima apresentando, acompanhada de sua trupe para novos quadros e brincadeiras, sempre com a liberdade, o bom humor e a naturalidade que já são marcas registradas. Entre as novidades, a presença da filósofa Djamila Ribeiro na bancada, ao lado de José Loreto, Mariana Santos, Eduardo Sterblitch, Dudu Bertholini e Regina Navarro Lins, habitués de outras temporadas.  “A cada ano, o programa ganha uma importância cada vez maior e, a cada episódio, a gente se renova. Falamos sobre temas cruciais e que precisam ser muito debatidos como empoderamento, racismo, feminismo de uma forma leve e com humor. Com isso, fazemos com que as pessoas reflitam cada vez mais. Aprendi muito com esta temporada”, conta Mariana Santos. Eduardo Sterblitch concorda: “O Amor & Sexo me aproxima de pessoas muito incríveis e, como meu avô já dizia, a gente tem que se juntar a pessoas boas. Com esta temporada, carimbei na minha biografia que sou um cidadão melhor e estou muito feliz com isso”, fala o humorista.

Eduardo Sterblitch, Mylena Jardim, Fernanda Lima, Mariana Santos, Regina Navarro Lins, Milly Lacombe e Regina Navarro Lins (Foto: TV Globo/Raquel Cunha)

Já o roteiro, assinado por Antonio Amancio e Fernanda Lima, ganha o reforço da jornalista, blogueira e escritora Milly Lacombe. “Essa temporada vem debatendo tudo o que está sendo falado nas ruas e nas redes sociais. Tentamos abordar todos esses temas e explicar ao máximo, com afeto, amor, empatia e representatividade”, explica Antônio Amâncio, redator final do programa. Já na banda, a novata da turma é  Mylena Jardim, ganhadora da quinta edição do ‘The Voice Brasil’, dividindo os microfones com Régis Paulino. “Apesar da timidez, já estou pegando o jeito. O ‘Amor & Sexo’ está me dando a oportunidade de mostrar o meu trabalho e de aprender muito”, contou Mylena. Todo mundo junto e com o mesmo espirito que norteia o programa desde sua estreia: encarar o que vier, sem tabu. Alguns temas que vêm pela frente? Masculinidade, corpo, família, feminismo e discussão de gênero permeiam os papos e discussões de famosos e anônimos, de uma forma séria, sem ser sisuda. Tudo embalado com coreografias incríveis,  musicais de tirar o fôlego e figurinos inesquecíveis.  “Buscamos nunca perder a leveza, o humor e a diversão. Sem regras, o que a gente quer é abrir espaço para debater o que acontece no Brasil e no mundo”, enfatiza Daniela Gleiser, direta geral da atração, em papo com a imprensa no IED, na Urca, na tarde desta terça-feira.

Daniela Gleiser, Antonio Amancio e Fernanda Lima (Foto: TV Globo/Raquel Cunha)

Além de falar sobre a nova temporada, o encontro com vista para o mar foi ainda cenário para a inauguração da exposição  das peças mais icônicas da atração, na mostra ‘Amor & Sexo em Exposição’, que fica aberta ao público por lá entre os dias 3 e 7 de outubro. Relembrando a história e os temas dos nove anos do programa por meio de uma exibição dos mais icônicos figurinos da apresentadora, a mostra traz alguns destaques, como os corsets espartilhados de pérolas, escama de PVC, cristais ou ráfia com sementes e miçangas. “São peças emblemáticas que não deveriam ser esquecidas e, por isso, merecem ser exibidas. O figurino é muito importante no ‘Amor & Sexo’, e não só porque ajuda a embalar o tema do programa, mas também por despertar a curiosidade das pessoas que ficam na expectativa do que vestirei”, declara a apresentadora.

Fernanda Lima (Foto: TV Globo/Raquel Cunha)

Cerca de 20 pessoas, entre figurinistas, assistentes, costureiros, camareiros, guardaroupeiros, entre outros profissionais dedicados exclusivamente ao programa, participam da criação de cada temporada em um processo que dura quase seis meses de trabalho chegar ao palco da atração. “Durante o período de imersão e pré-produção trabalhamos na criação de todos os figurinos da temporada simultaneamente, para depois entrarmos especificamente na execução de cada um deles por ordem de gravação”, explica Dudu Bertholini, que assina o figurino desta temporada de ‘Amor & Sexo’ ao lado de Flavia Costa.

Fernanda Lima (Foto: TV Globo/Raquel Cunha)

Segundo Bertholini, o trabalho de criação começa com a definição dos temas que serão tratados a cada ano. “Todos os figurinos partem dos roteiros criados por Antônio Amâncio, autor e redator final, e junto à Fernanda e à equipe de criação. O mais legal e desafiador é que eles ajudam a contar o tema do programa. Todos os looks têm um porquê, e nunca partem de escolhas aleatórias. Primeiro apresentamos pesquisas, moodboards, croquis e ideias em reuniões semanais. Parte muito legal de nosso processo criativo é que as reuniões de criação são interdisciplinares. Nós alinhamos o conceito com a equipe de cenografia, de arte, dos efeitos especiais, entre outros. Isso gera uma integração e um envolvimento muito maior no resultado como um todo”, acrescenta Bertholini.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por isso, ao lado de cada uma das peças estarão telas que exibem momentos especiais de cada programa em que eles foram exibidos. “A temática de cada programa é única. O desafio é buscar novas formas de construção e apostar sempre em materiais novos”, diz Flavia Costa. “O olhar sobre o programa muda a cada ano, porque o mundo muda, os comportamentos mudam, as ideias mudam, a gente precisa caminhar com um olhar em relação ao programa porque a gente não pode ficar parado”, finaliza Fernanda Lima.

SERVIÇO
Amor & Sexo em Exposição
IED (Istituto Europeu di Desing)
Av. João Luiz Alves, 13, Urca
Rio de Janeiro – RJ
Abre ao público dia 3/10. Até 7/10.
De terça a sexta, das 11h às 21h; sábado, das 9h às 17h; domingo, das 9h às 16h.
Entrada gratuita

Pesquisas relacionadas