Matheus Nachtergaele conta porque ficou 10 anos longe das novelas e subverte na criação de personagem em ‘Renascer’


Ator, que estava há 10 anos sem fazer novelas, revela o que o fez voltar para o gênero. Nachtergaele que celebra 31 anos de trajetória, fazendo muito teatro, cinema e séries, e fala da atual experiência e diz que o ritmo das gravações do seu personagem vai permitir que ele volte a ter uma vida mais ativa pessoalmente – “Vou voltar a malhar, fazer terapia, sexo, porque nos últimos anos vivi uma ‘gincana’ emendando trabalhos”. Ele também exalta o fato de ter herdado o personagem do inesquecível Nelson Xavier, fala das semelhanças na composição, mas frisa com sua indefectível criatividade. “Minha alma não é tão nobre quando a do seu Nelson, então talvez eu dê uns tons de mais loucura na dor do Norberto, e um quê de chanchada também nas horas mais engraçadas. O Nelson era mais elegante (risos)”

*Por Brunna Condini

Estávamos com saudade de ver Matheus Nachtergaele em uma novela. O ator está em ‘Renascer’ como Norberto, o dono da vendinha local, onde a história se passa. O personagem é uma espécie de cronista, sendo um observador e um delicioso narrador folhetinesco. Um prato cheio para um artista criativo e cheio de recursos como Nachtergaele. Foram 10 anos sem ver o ator em uma telenovela. “Faço muito teatro, cinema e séries. Isso me impediu de estar na teledramaturgia seguidamente. Precisei recusar alguns convites nos últimos anos e o pessoal na Globo já sabe que eu prefiro as séries. E sempre tem uma série bonita que me chamam e eu digo ‘sim’. Achei o chamado bonito para fazer essa novela agora. Depois de tudo o que nos aconteceu no Brasil nos últimos anos, deu vontade de ficar dentro da sala das pessoas com um trabalho caprichado como esse, cotidiano, longo, nesse mais importante circo, e falo circo mesmo, dos tempos atuais, que ainda é a novela no país. Esse ainda é o produto mais assistido pela maioria da população. E se podemos oferecer um trabalho incrível como essa novela será, tanto melhor. Aceitei com alegria”, conta.

E fala sobre da diferença que sentiu ao fazer uma novela após uma década. “Por mais estranho que se possa parecer, achei mais leve que o ritmo das séries. E do que fazer antes”. E continua analisando o antes e o agora:

Matheus Nachtergaele conta porque ficou 10 anos sem fazer novelas e subverte na criação do seu personagem em 'Renascer' (Divulgação/Globo)

Matheus Nachtergaele conta porque ficou 10 anos sem fazer novelas e subverte na criação do seu personagem em ‘Renascer’ (Divulgação/Globo)

“O ‘Cine Holliúdy‘ (o ator esteve nas duas últimas temporadas da série, em 2022 e 2023) era feito com uma câmera só, extremamente bem fotografado, mas foi um trabalho super intenso, de segunda a sábado, direto. Claro que um protagonista de novela não vai dizer o mesmo que eu, mas no meu caso tenho sentido um clima mais calmo, um cuidado muito grande, e olha que já estamos quase no capítulo 40, mas com uma pressão um pouco menor na quantidade de horas de trabalho, pelo menos para mim”. Matheus tem uma longeva carreira de 31 anos, no entanto fez apenas quatro novelas até hoje – ‘Cordel Encantado‘ (2011), ‘Da Cor do Pecado’ (2004), ‘América’ (2005) e ‘Saramandaia‘ (2013), e completa:

Estranhamente estou sentindo que é mais leve fazer novela hoje, após 10 anos. Também venho de uma ‘gincana’, né? Foram duas temporadas do ‘Cine’ emendadas, série do Claudio Assis para o Canal Brasil (‘Chabadabadá’), como protagonista. Turnê do ‘Molière – Uma comédia musical’, filmagens de O Auto da Compadecida 2′, e no dia seguinte já estava gravando ‘Renascer’. Então, estou achando o ritmo dessa novela suave. Acreditando que vou ‘descansar carregando pedras’ (risos). Estou na esperança de fazer análise, voltar a malhar um pouco e até de fazer sexo – Matheus Nachtergaele

Matheus Nachtergaele volta a fazer novelas após 10 anos: "Estou achando suave" (Divulgação/Globo)

Matheus Nachtergaele volta a fazer novelas após 10 anos: “Estou achando suave” (Divulgação/Globo)

Honrando e subvertendo o personagem herdado

O ator interpreta no remake o vendedor Norberto, personagem que foi de Nelson Xavier (1941-2017) na primeira versão de ‘Renascer‘, em 1993. O personagem também é amante da cafetina Jacutinga (Juliana Paes). “Herdei o Norberto do Nelson com muita honra. Ele é um ator que fez parte da minha formação, já que comecei minha carreira no teatro e no cinema. Essa novela é considerada a obra prima do Benedito Ruy Barbosa. O Bruno Luperi tem consciência disso e está fazendo um trabalho de adaptação muito bonito, que moderniza, atualiza alguns temas, mas ao mesmo tempo mantém a beleza do texto épico. Coisa que hoje em dia é muita raro em novelas”, observa.

Enrique Diz e Matheus Nachtergaele em cena da novela 'Renascer', do horário das 21h da Globo (Divulgação/Globo)

Enrique Diz e Matheus Nachtergaele em cena da novela ‘Renascer’, do horário das 21h da Globo (Divulgação/Globo)

Noberto é dono da única venda onde acontece toda a saga do protagonista, José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira). “Ele é um homem amistoso, fofoqueiro, viu todo mundo crescer, conhece a vida de todos. Também é um homem simples, mas está bem de vida, porque tem o único comércio da região. Norberto é apaixonado pela Jacutinga, que é a dona do bordel. Ele é o único cara que ela não cobra para fazer amor e isso faz com que acredite que eles têm um futuro, mas não têm. Quando as coisas ficam difíceis e eu não posso antecipar muito, a Jacutinga parte e deixa o Norberto. E, a partir daí, esse cronista de ‘Renascer‘, que sabe de tudo sobre os outros, vai perder a sua vida atrás do balcão. É um personagem leve, carismático, amigável, muito brasileiro. Mas que carrega lá atrás daquele balcão, sem que ninguém perceba, um grande amor perdido”, traduz poeticamente Nachtergaele.

O ator no lançamento da novela: "Herdei o Norberto do Nelson com muita honra" (Reprodução/ Instagram)

O ator no lançamento da novela: “Herdei o Norberto do Nelson com muita honra” (Reprodução/ Instagram)

“Seu Nelson Xavier dignificou esse personagem, o que faz com que eu corra mais atrás desse tipo físico bem brasileiro, então vou mais atrás com afinco no sotaque baiano, por exemplo, nessa composição que meu tipo físico não dá. Por outro lado, minha alma não é tão nobre quando a do seu Nelson, então talvez eu dê uns tons de mais loucura na dor do Norberto, e um quê de chanchada também nas horas mais engraçadas. O Nelson era mais elegante (risos). De qualquer forma, revi algumas cenas dele, não para copia-lo, mas para pegar o ritmo da sua fala. A ideia é tentar ‘molhar’ as vezes o Norberto com esse ritmo nobre, calmo”. E apesar do intenso ritmo dos últimos anos, o ator revela:

Eu prefiro viver assim do que a vida cotidiana. Férias para mim parecem um pesadelo. Faz muito tempo que não tiro. E se eu passar 15 dias em uma praia gostosa, já fico bem satisfeito neste quesito. Prefiro o trabalho, me sinto bem estando em cena – Matheus Nachtergaele