O SENAI CETIQT marca mais uma chancela na história como a primeira instituição brasileira a lançar uma pós-graduação em Inovação para Líderes do Setor Elétrico, um dos que mais crescem no país. O curso tem como objetivo impulsionar o setor por meio da criação de projetos que possam gerar novos produtos/serviços, levando inovação para o mercado e resultando em novas receitas de negócios para as empresas. Maior centro latino-americano na produção de conhecimento, a instituição tem sido sinônimo de vanguarda. E vimos um crescente de iniciativas high tech mesmo nos dois últimos anos em que o mundo tem enfrentado uma pandemia.
Entre elas, a criação do Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular, (NuSEC), fruto de parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), estruturado como catalisador de soluções para a promoção da sustentabilidade e economia circular como parte integrante das estratégias de negócios e operações da indústria da Moda, o Portal de Bioeconomia, com o propósitos ser o ponto de encontro dos stakeholders e disseminar conhecimento e identificação de oportunidades, sempre com vista à geração de novos negócios dentro da Bioeconomia.
No currículo temas importantíssimos como geopolítica e o setor elétrico brasileiro; modelos de redes de inovação para integração com a Indústria 4.0, fontes renováveis como alavanca do processo produtivo, eficiência energética e sustentabilidade, Eólica Offshore; cibersegurança no setor de energia, ferramentas para o desenho de portfólio de inovação, mindset das lideranças para soluções inovadoras.
As novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), robótica, machine learning e Internet das Coisas (IoT), entre outras, permitiram avanços no ambiente de automação, como a possibilidade de operar grandes instalações, plantas e subestações de forma remota e centralizada.
O curso tem como objetivo impulsionar o setor por meio da criação de projetos que possam gerar novos produtos e serviços, levando inovação para o mercado e resultando em novas receitas de negócios para as empresas. O curso tem carga horária total de 360 horas, sendo 80 horas presenciais e as aulas têm previsão de início no dia 11 de março (data limite para as inscrições), que podem ser feitas pelo link https://cursos.cetiqt.senai.
“Nós criamos um programa de formação para líderes com uma proposta que, no país, ainda não existia para o setor elétrico”, observa Márcia Castoldi, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia química e engenharia de produção do SENAI CETIQT.
O curso é destinado aos profissionais de empresas do setor elétrico que executam atividades de tomada de decisão e que atuam em segmentos como geração, transmissão, distribuição e fabricação de equipamentos e consultorias, e caminha na direção contrária daquilo que pode ser considerado comum. Isso se dá porque diferentemente das demais, a pós-graduação tem como foco retirar os participantes do modelo tradicional de sala de aula, os encorajando a se tornarem agentes que atuam de forma ativa.
Roberto de Medeiros Junior, Gerente de Inovação do SENAI Departamento Nacional declara que “quando a gente começou a pensar numa pós-graduação, a primeira questão que veio à tona foi: não basta ser apenas uma pós-graduação aplicada, temos que fazer um curso que os alunos efetivamente não sejam passivos, mas que sejam os autores do que vai ser construído no futuro”.
Além disso, o curso contará com palestras de inovação com grandes nomes do setor, imersões presenciais nos Institutos SENAI de Inovação, desenvolvimento de rede de relacionamento, metodologia ativa de aprendizagem, aulas teóricas e práticas ministradas por professores qualificados nas instalações do SENAI, material didático eletrônico concernente ao curso, tutoria permanente ao longo do curso, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e banca final de avaliação dos projetos, com a presença de profissionais do setor elétrico e/ou de gestão.
A pós-graduação será realizada de forma virtual, com imersões presenciais, adotando a metodologia ativa de aprendizagem que coloca o aluno como centro e responsável pela construção do seu conhecimento.
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