SENAI CETIQT é credenciado como Empresa de Defesa por sua oferta de soluções high tech para uniformes das Forças Armadas


Os Serviços oferecidos pelo SENAI CETIQT passam a compor o catálogo do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), que atua como Centro Nacional de Catalogação junto ao Sistema OTAN, um sistema de defesa internacional, com 30 países membros da América do Norte e Europa

O SENAI CETIQT, maior centro Latino-Americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção e Química, foi credenciado como Empresa de Defesa, pelas portarias nº 5.179 e 5.178/GM-MD do Ministério da Defesa, que classificou como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) os serviços de Especificação Técnica de Uniformes e Ensaios Laboratoriais de Uniformes. Desta forma, o SENAI CETIQT passa a compor a Base Industrial de Defesa. A aprovação foi realizada durante a 35ª Reunião Deliberativa da Comissão Mista de Defesa.

Leia mais: SENAI CETIQT e a importância dos inovadores têxteis técnicos desenvolvidos para a área militar

Leia mais: SENAI CETIQT, maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção, produzirá uniformes utilizados pela Força Aérea Brasileira

Classifica-se como Produto Estratégico de Defesa todo bem ou serviço utilizado nas atividades finalísticas de defesa, que pelo conteúdo tecnológico seja de interesse estratégico para a defesa nacional. O Livro Branco de Defesa Nacional define a Base Industrial de Defesa como “um conjunto de indústrias e empresas organizadas em conformidade com a legislação brasileira que participam de uma ou mais das etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos de defesa”.

“Esta aprovação é resultado de iniciativas estratégicas que visam fortalecer a Base Industrial de Defesa. É papel do CETIQT incentivar que o maior número possível de indústrias nacionais passe a integrar essa base. Para tanto, nada mais coerente que o próprio CETIQT também faça parte dessa iniciativa. Com isso, fortalecemos ainda mais a visão de atuação integrada da Cadeia Têxtil Brasileira na oferta de soluções para as Forças Armadas”, comenta Rodrigo Kurek, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção.

Os Serviços oferecidos pelo SENAI CETIQT passam a compor o catálogo do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), que atua como Centro Nacional de Catalogação junto ao Sistema OTAN, um sistema de defesa internacional, com 30 países membros da América do Norte e Europa.

“Passar a integrar o catálogo de serviços disponível para todos os membros da OTAN, além de posicionar o CETIQT como referência técnica, também abre oportunidades para atuação junto a Forças Armadas de outros países. Dessa forma, é possível disseminar tecnologia têxtil brasileira e abrir caminho para a atuação internacional da Industria Têxtil Nacional”, destaca o Comandante da Reserva, José Corrêa Paes Filho, Coordenador de Projetos Estratégicos de Defesa do SENAI CETIQT.