Gelateria Piemonte: a pluralidade de gelatos italianos, incluindo veganos, light, diet e até para pets


A família italiana à frente da Gelateria Piemonte já inaugurou loja na Rua Siqueira Campos, 128, em Copacabana, e vem aí uma  flagship, na Rua Humberto de Campos, 827, no Leblon. Para um clássico momento “dolce far niente”, deliciosos bolos, biscoitos e cafés estarão disponíveis para acompanhar os autênticos gelatos. O espaço será pet friendly e todas as embalagens possuem selo FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, os produtos originados do bom manejo florestal  

Pluralidade, identidade, diversidade. A tríade perfeita como filosofia da família italiana Coladangelo à frente da Gelateria Piemonte, que inaugurou loja em Copacabana e se prepara para nos brindar com uma flagship store no Leblon. Vejam que incrível: há opções de gelatos veganos, sem glúten, light, diet e até para pets (manga, melancia, banana e água de coco) em diversos formas: biscoitos, picolés, bombons e no pote!   

Este slideshow necessita de JavaScript.

A marca, que já entrega em quase todo o Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Zona Norte, Centro e Zona Sul) e a fábrica tem estrutura e capacidade para entrar nos melhores espaços da cidade – desde restaurantes à supermercados. Em outubro inaugura uma  flagship, na charmosa Rua Humberto de Campos, no Leblon. Para um clássico momento “dolce far niente“, deliciosos bolos, biscoitos e cafés estarão disponíveis para acompanhar os autênticos gelatos. Para completar, o espaço será pet friendly 

O segredo das receitas é o respeito pelos ingredientes, como manda a tradição italiana. Você vai se apaixonar pela cremosidade na combinação batizada ‘Sabores da Sicília’ (Fior de Latte, cascas de laranja e crocante de pistache), além de cheesecake de Amarena, Vanilla, Avelã Crocante, Chocolate intenso, caramelo, flor de sal, chocolate light e morango vegano. Os apaixonados por gelato poderão se deliciar com as versões em potes, de 150 e 500ml, Piccolini (mini bombom), Il Pinguino (gelato no palito – não vá confundir com picolé!) e o sanduíche de gelato com biscoito. Tudo isso sem se preocupar, já que os gelatos não levam conservantes químicos, aromatizantes sintéticos, gorduras hidrogenadas e trans e têm mínima inserção de ar.

Mais? O cuidado com o meio ambiente sempre foi uma prioridade, por isso, as embalagens são recicláveis e feitas com pote de papel que possui o selo FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, os produtos originados do bom manejo florestal. O selo FSC é a ferramenta de controle da produção florestal, que tem por objetivo orientar o consumidor em suas decisões de compra. 

História e memórias afetivas

Quem conhece a história da família compreende a garantia de tamanha autenticidade. Tudo começou há 70 anos, quando Michele Coladangelo, nascido em Turim, na Itália passou a sua infância na capital do Piemonte, apreciando delícias em formato de picolé cremoso com crocante cobertura de chocolate (na época, a técnica era única no mundo). Aos 32 anos, ele se mudou para o Brasil como executivo de uma empresa de carros.  

 O sabor incomparável do gelatos italiano que marcaram  sua vida enquanto esteve na Europa, permaneceu viva na memória afetiva mesmo com o passar dos anos, assim como para sua filha, Luisa Coladangelo. Pai e filha são dois apaixonados por gastronomia – essa é uma característica da família, que tem histórico com restaurantes na Itália. Luisa também trabalhou anos em um renomado instituto de gastronomia aperfeiçoando seus conhecimentos.  

Pai e filha à frente da gelateria: Michele e Luisa Coladangelo (Foto: Lipe Borges)

 Há 5 anos, o pai de Luisa se aposentou e, juntos, começaram materializar o negócio familiar.  A ideia era trazer o gosto da Itália para o Brasil, sem perder as características dos tradicionais gelatos de lá. Assim, nasceu a Gelateria Piemonte. Dos insumos ao maquinário, quase tudo vem diretamente da Itália – as refrescantes receitas são feitas por um técnico da Toscana, os deliciosos biscoitos utilizados no sanduíche de gelato são importados para garantir qualidade e crocância – delícia que Luisa saboreava na sua infância – e o maquinário são da indústria italiana LAIF. E tudo é estrategicamente produzido no Centro do Rio em uma fábrica de 2 mil m².   

 Sabores de Sicília e seus aliados   

Os autênticos sabores são como uma viagem pela Itália. A começar pelo Sabores de Sicília, receita da família, que é apaixonada por todas as regiões da Itália. Fior de latte, casca de laranja e granela de pistache mesclados em uma massa cremosíssima que derrete na boca e aguça os sentidos. A versão de cheesecake de Amarena traz o azedinho suave da cereja selvagem e crocantes de biscoito. O famoso pistache, esse não poderia faltar, feito com grãos importados para garantir o verdadeiro sabor dessa iguaria. O sabor de avelã crocante é feito com nocciolas (avelãs) inteiras da região do Piemonte que garantem uma textura inconfundível. Outra opção é o gelato de caramelo com um toque de flor de sal, muito amado pelos brasileiros. O menu conta ainda com os clássicos vanilla (feito com as favas!), chocolate intenso e light e fragola (morango vegano).