ToliBlog

Arte em homenagem à travesti Dandara dos Santos, morta em Fortaleza em 2017, toma as ruas de Nova York

Assinada por Rubem Robierb, a escultura em formato de asas de borboleta representa a força e bravura das comunidades transgênero e de gênero não conforme

Publicado em 28/12/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Karina Kuperman

Nova York acaba de ganhar mais um ponto turístico. Trata-se de uma escultura em formato de asas de borboleta em homenagem à travesti Dandara dos Santos, assassinada em 2017 em Fortaleza. O crime ganhou uma enorme repercussão quando as imagens do espancamento foram divulgadas nas redes sociais e, em 13 de setembro de 2017, foi instituído o Dia Estadual de Combate à Transfobia no Estado do Ceará, tendo o dia 15 de fevereiro como data escolhida em homenagem à Dandara.

Rubem posa em frente à obra de arte, instalada no Tribeca Park (Foto: Reprodução/Instagram)

A obra do artista Rubem Robierb está instalada no Tribeca Park, uma das regiões de Manhattan conhecida como a meca da arte. “Ver o nome dela no meio de um parque público, em um bairro conhecido como uma das mecas culturais do mundo, é mais do que gratificante. Este é um humilde tributo feito para uma pessoa que, como nós, sonhava com uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse Rubem em seu perfil no Instagram logo após a inauguração da obra. “Eu pensei estar de certa forma corrigindo uma injustiça dando seu nome a essa escultura, mas você deu a ela um propósito maior do que a arte. Seu espírito desperta empatia de todas as pessoas que passam por aqui”, afirmou, sobre a escultura de fibra de vidro esculpida em branco pérola.

“Dandara” é o trabalho mais recente da sua série “Dream Machine”, dedicado à força e bravura das comunidades transgênero e de gênero não conforme. De acordo com o artista, a intenção é representar a ideia de tolerância. A obra estará no local para visitação até 4 de maio de 2020, mas a prefeitura de Miami, na Flórida, já pediu para que a estrutura seja levada depois para a cidade, onde deverá ficar permanentemente. “Em homenagem à força e bravura da Comunidade Trans GNC, Dandara tem uma mensagem e significado importantes. E eu senti que a cidade de Nova York era um lugar para mostrar isso em escala pública”, explicou.

Pesquisas relacionadas