Quotes

“Ruído Branco”: Ana Carolina se aventura como escritora e lança seu primeiro livro de poesias no Rio e em São Paulo

A coletânea apresenta telas e fotos exclusivas, tiradas por Nelson Farias, da intimidade da artista, além de textos no gênero de poesia urbana e prosa poética

Publicado em 12/12/2016 | Por Leonardo Rocha

Não é de hoje que Ana Carolina encanta os brasileiros com sua poesia através da música. Em 17 anos de uma brilhante carreira, a cantora mineira vendeu mais de cinco milhões de discos e arrecadou prêmios importantes da indústria fonográfica com composições, arranjos e vocalizes entoados em românticas canções. Pois bem. Depois de tanto sucesso, a artista reúne diversos manuscritos para lançar seu primeiro livro, “Ruído Branco”, pela editora Planeta.

Ana Carolina lança seu primeiro livro (Foto: Nelson Faria)

Ana Carolina lança seu primeiro livro (Foto: Nelson Faria)

A coletânea apresenta telas e fotos exclusivas, clicadas por Nelson Farias, da intimidade da artista, além de textos no gênero de poesia urbana e prosa poética. Entre as páginas, mais de 50 textos redigidos pela cantora ao longo de sua vida que são apresentados em quatro tempo: POESIA / PROSA / POESIA MUSICADA E CADERNINHO (um fac-símile de textos escritos em uma máquina de escrever quando Ana tinha apenas 12 anos). A cada parágrafo o público poderá conhecer uma Ana transparente, poucas vezes vista nos palcos. A produção literária ainda conta com o prefácio de Fabrício Carpinejar texto de apresentação escrito por Elisa Lucinda.

“Sem as margens das partituras definidas, a poesia de Ana Carolina chega cheia de sinceridade ao nosso encalço. De noite, de dia, manhã, madrugada, pode esperar, em alguma rua, um verso dela nos pegará”, escreve Elisa Lucinda. “Ruído Branco não é obra de iniciante, mas de veterana da escureza. Sua estreia já nasceu antiga, como antologia. Parece escritora comemorando vinte anos de carreira. Ela pode passar o discurso de que não tem nenhuma pretensão, de que está brincando, de que são versinhos. Não caia neste papo de humildade. Ou o poema sangra ou o poema corta, não há meio-termo na passionalidade lírica de AC. Ou é quente ou infernal”, atesta Fabrício.

capa-ruido-branco

Para quem ficou curioso, a pré-venda de “Ruído Branco” já está disponível no site da Livraria Saraiva, Cultura, Livraria da Travessa, Livraria da Folha e Fnac. Os livros adquiridos previamente na Saraiva, no entanto, virão com um brinde exclusivo: a reprodução de dois quadros, em forma de postais, de autoria da artista: “Último Verão” ou “Encostar na Tua”. Para o próximo ano, Ana Carolina ainda pretende dar início a uma turnê inspirada no livro, onde a cantora irá musicar poemas que fazem parte da produção.

Serviço:

Nesta terça-feira, ela lança no Rio de Janeiro e em São Paulo, que estará nas livrarias de todo o país a partir de janeiro. Os lançamentos acontecem no dia 13 (terça-feira), às 18 horas, no Rio de Janeiro, no Shopping Leblon (3° piso), e no dia 16 (sexta-feira), em São Paulo, também às 18 horas, na Livraria Cultura.

Pesquisas relacionadas