Quotes

Obra ‘Sonhos’, assinada por Jorge Guinle Filho, é comprada por colecionador português apaixonado pela arte brasileira

O engenheiro português Aurélio Tavares, responsável pela implantação dos primeiros e mais importantes parques eólicos de Portugal, vem há alguns anos se dedicando a montar sua coleção particular de obras de artistas brasileiros contemporâneos

Publicado em 20/09/2019 | Por Heloisa Tolipan

O engenheiro português Aurélio Tavares, responsável pela implantação dos primeiros e mais importantes parques eólicos de Portugal, vem há alguns anos se dedicando a montar sua coleção particular de obras de artistas brasileiros contemporâneos. Já integram a coleção obras de Tarsila do Amaral (1886-1973), Burle Marx (1909-1994), Cícero Dias (1907-2003), Rubens Gerchman (1942-2008), Di Cavalcanti (1897-1976), entre outros.

No último dia 12, Tavares tomou um avião no Porto e veio ao Rio, como aliás faz cinco vezes ao ano. Desta vez o motivo era realizar um sonho: adquirir uma obra de Jorge Guinle Filho (1947-1987). Filho mais velho do playboy Jorginho Guinle (1916-2004) com a atriz hollywoodiana Dolores Sherwood. Pintor, desenhista e gravador, começou como autodidata na França. Foi influenciado, de forma especial, pelas obras do pintor francês Henri Matisse (1869- 954) e pela action painting e arte pop norte-americanas. Seu trabalho ganhou repercussão e, na década de 1980, integrou as principais exposições de arte do Brasil e do mundo. A produção do artista, concentrada em seus últimos sete anos é dedicada sobretudo à pintura, que chama atenção pelo vigor e pela intrincada referência que faz aos movimentos artísticos modernos e contemporâneos.

O engenheiro fez tudo como havia imaginado. Hospedou-se no Copacabana Palace e comprou a obra “Sonhos”. Volta ao Porto com mais um quadro importante para a valorização da pintura brasileira em coleções espalhadas pelo mundo.

Pesquisas relacionadas