“Eu acredito que o teatro cura, o teatro salva. Lá fora os médicos, enfermeiras e cientistas andam salvando vidas, mas aqui, dentro das casas, esse papel tem sido dos artistas”, pontua o premiado ator, diretor e autor, Eduardo Wotzik, que realiza de 15 a 21 de março o Festival Wotzik Online de Teatro, o maior da América Latina. O projeto, 100% online e gratuito, conta com extensa programação cultural: aulas de teatro, entrevistas com nomes consagrados das artes cênicas, encenações, leituras comentadas, histórias dos bastidores do teatro brasileiro e palestras. “Não é um festival para uma classe, mas para todo ser humano interessado em viver melhor e refletir o mundo”, acrescenta Wotzik. Os interessados devem realizar inscrição através da plataforma Sympla. Haverá também transmissão ao vivo do festival pelo canal Wotzik Produções Artísticas, no Youtube (aos interessados apenas em assistir).
A palestra inaugural, que vai tratar das questões do teatro de antes e depois da pandemia, acontece 15 de março às 19h. As aulas de teatro on-line, gravadas durante a pandemia, farão as honras da casa. Durante os sete dias de festival, de segunda a domingo, sempre às 8h da manhã, os inscritos terão acesso à diferentes aulas sobre o ator, a direção e o teatro. Uma verdadeira imersão na arte. “Na pandemia comecei a dar aulas on-line e aconteceram coisas maravilhosas. Jamais imaginei dar uma aula e ser ouvido em um mesmo tempo em Paris, Londres, no Maranhão”, comenta o diretor.
Entre as encenações, haverá a estreia de “Beto e Teca” – voltado para o público de pais e crianças. O espetáculo vem em um formato inédito, numa linguagem criada especialmente para esse momento, onde o teatro precisa acontecer fora do teatro. Mas sem deixar de ser teatro. A montagem on-line, dirigida por Eduardo, tem no elenco Michele Fontaine, Alexandre Freitas, e as crianças, Gabriel Wotzik, Maju Lima e Pedro Miranda. A peça fará sessões no sábado e domingo, através da Sympla, às 10h e 12h. Outra encenação será a do espetáculo “Millôr- Online” (quarta e quinta feira às 19h), que reúne o melhor da obra de Millôr Fernandes. Haverá também a estreia on-line do espetáculo “Hannah Arendt- Uma Aula Magna” (domingo às 17h/ 18h e 19h) e do fenômeno: “Missa Para Clarice- Um espetáculo Sobre o Homem e seu Deus”, assistido por mais de 45 mil pessoas em todo Brasil (terça, sexta e sábado às 19h).
A série de entrevistas, que acontecerá de segunda a sexta ao meio-dia – ‘Pensando Teatro na hora do Almoço’ – irá contar com grandes nomes do teatro brasileiro: Camila Amado, Clarice Niskier, Priscila Rozenbaum, Marcos Caruso, e Julia Lemmertz. Também vão acontecer as leituras comentadas de alguns clássicos da trajetória de Wotzik: “Édipo Rei”, “Tróia”, “Trilogia Lorca”, “Estilhaços”, “Breve Encontro” e “Rei Lear”. A agenda do festival contará ainda com: Três Aulões de Aspiração – mecanismo criado por Wotzik para garantir ao intérprete a teatralidade necessária à comunicação (segunda, quarta e sexta, as 10h); “Caosos Cênicos”, que reúnem histórias dos bastidores do teatro (de segunda a sexta às 18:30h) e espaço interativo para “Tirar Dúvidas” com Eduardo Wotzik (terça e quinta 10h).
“Uma semana mergulhando nas artes cênicas. Um banho de cultura. 42 anos de conhecimentos devolvidos ao público como uma oportunidade de aprendizado e troca”, finaliza Wotzik. Todos os conteúdos do Canal do Wotzik, no Youtube, também serão disponibilizados para o público na semana do festival.
Artigos relacionados