A 30ª edição do Salão Internacional e do Couro e do Calçado, realizada em Gramado, na Serra Gaúcha, reunindo 350 expositores e cerca de 1.500 marcas de calçados femininos, masculinos, infantis, esportivos e acessórios, superou a expectativa de público aguardada nos três dias do evento alcançando mais de 13 mil visitantes. Plataforma de lançamento e negociações das coleções Primavera-Verão 24 entre os players das indústrias de calçados e lojistas e compradores nacionais e internacionais, é via do melhor do business, mas também de aprendizados. E se sucesso é sobre a realização e a manutenção de sonhos, a feira proporcionou no eMerkator Talks uma programação plural ao longo dos dias do evento na qual grandes profissionais compartilharam conhecimento, experiência e cases inspiradores. O caminho do sucesso é algo que pode ser aprendido? Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S/A – leia-se Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Actvitta e BR Sport -, durante palestra, dividiu com o público presente o segredo do próprio sucesso profissional ao longo de uma vida dedicada à indústria calçadista. “Depende de uma posição da própria pessoa. Para ter sucesso é preciso muito trabalho, ter um relacionamento com todos empregados e fornecedores para que o nosso cliente e os lojistas tenham produtos de excelência”, pontua.
É muito importante termos objetivos na vida. Um dos meus, sempre foi a geração de empregos, que é algo muito importante para a sociedade, até por que esses empregados também são consumidores. Por aqui, buscamos soluções criativas e produtos de qualidade, agregando valor e contribuindo para a evolução do ser humano – Roberto Argenta
E revela sobre as projeções da companhia para este ano: “São de crescimento entre 10 a 15%. Nós temos bons clientes no Brasil inteiro e no exterior também, procurando sempre atendê-los muito bem”.
Durante a palestra, ele compartilhou uma visão global, de alguém que conhece de perto setores como educação, turismo, hotelaria, gastronomia e agricultura, entendendo que este ‘combo’ faz a expertise do SICC, “Importante iniciativa de trazer clientes do Brasil inteiro e do mundo para o lançamento das coleções Primavera-Verão. E, se formos bem no salão de negócios, é certeza que o ano vai ser bom”.
Incentivador do empreendedorismo e do protagonismo profissional, Roberto comenta ainda, sobre os reflexos da mudança de governo no segmento calçadista. “Inicialmente todos os setores demonstraram uma falta de confiança no mercado, mas ao longo do tempo se percebe que o mercado vem se acomodando, está entendendo que independente dos governantes, o que temos que fazer pela própria empresa é cuidar dela”, observa.
Concomitantemente à produção diária de 500 mil pares por dia, o grupo atua na manutenção de outros 25 mil empregos indiretos. Estes, oriundos de postos de trabalho compostos por um ecossistema formado por 369 (micro, pequenas e médias) empresas, denominadas ateliês e que têm entre seus clientes a companhia calçadista. E o empresário completa falando sobre a preocupação socioambiental dentro do grupo. “Nós trabalhamos sempre com a questão da sustentabilidade e responsabilidade social, principalmente no que diz respeito à geração de empregos. E também na questão da recuperação do lixo, do aproveitamento de tudo o que é gerado. Posso dizer, que o que construímos até aqui tem sido muito bom, mas acredito que sempre podemos fazer mais, como empresário e como cidadão”.
A Calçados Beira Rio conquistou o selo Origem Sustentável, uma certificação para as empresas brasileiras da cadeia produtiva do calçado que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos segundo indicadores em cinco dimensões: econômico, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.
E Roberto Argenta pontou ainda que se mostrou otimista com esta edição do SICC: “Para nós é uma surpresa positiva. Esperávamos uma boa feira, mas está se mostrando mais que isso, com um resultado muito bom. Nós temos boas relações com importadores do mundo inteiro, e claro que nosso foco principal na exportação é a América Latina, mas estamos entrando na Europa e Oriente Médio também. O Brasil é um país simpático para o mundo inteiro, e automaticamente nossos produtos também”, afirmou Argenta dentro do estande lotado.
Silvestre Rodrigues, da Limarca, que é a distribuidora oficial das marcas da Beira Rio na Guatemala, com 450 clientes diz que a feira é um “pacote completo”, já que além de bons negócios, Gramado oferece uma paisagem agradável e um ambiente acolhedor. “A moda e as tendências que se desenvolvem aqui no SICC podem chegar ao nosso mercado, claro que com adaptação a diferentes regiões da Guatemala, e é uma experiencia e tanto poder vir aqui. A tecnologia nos permite estar conectados, mas vir aqui é fundamental para perceber materiais, sentir o peso da peça, o conforto e com isso já temos uma ideia clara do que estamos vendo, isso só é possível aqui, presencialmente”, afirma o guatemalteco.
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