Fazer a ponte entre o futuro e o presente com um importante pedágio para a manutenção da inovação criativa é parte do conceito do Inspiramais. No evento promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil, que duas vezes por ano reúne os principais players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis em São Paulo, a ideia é oferecer conteúdo e apresentar as possibilidades da moda para fomentar uma indústria cada vez mais criativa. Na prática, o Núcleo de Design da Assintecal, coordenado por Walter Rodrigues, expõe os elementos de destaque da temporada para incentivar a produção da pirâmide de criação da moda.
No comando de tudo isso, com responsabilidade sob a parte executiva da Assintecal, Ilse Guimarães é quem administra as inovações, parcerias e projetos do grande evento. Como superintendente da associação, ela é também quem sabe das mudanças e direciona o crescimento do Inspiramais. Inclusive, por falar das novidades, o evento se prepara para uma nova fase. Agora, as temporadas não serão mais divididas em Inverno ou Verão, como era feito até então. A partir de julho, quando ocorre a próxima edição do Salão de Design e Inovação de Materiais, a nomenclatura passará a ser numerada em .I ou .II, precedida pelo ano em questão. “Eu acho que a maior mudança será na percepção. Hoje nós estamos totalmente interligados e, por isso, acreditamos que não exista mais essa separação de Inverno ou Verão. O consumidor de moda transita por todas as estações quase que periodicamente. Não existe mais essa separação”, explicou Ilse em entrevista exclusiva ao site HT.
Aliás, este panorama contemporâneo tem uma ligação bem próxima com as possibilidades modernas. De acordo com a superintendente da Assintecal, a internet é um importante fator que contribuiu para esta mistura de tendências, temporadas e propostas. “Mesmo estando no Verão brasileiro, também estamos acompanhando o que está sendo desfilado no Inverno na Europa, por exemplo. Então, acaba que fazemos um mix e a temporada vira por semestre, e não mais por estação”, defendeu Ilse que acredita que esta mudança na nomenclatura do Inspiramais esteja alinhada a uma tendência global. “Estamos acompanhando um consumidor nômade que é bem mais informado e está sempre em busca do que é destaque naquele momento. Esse é um sentimento que passa pelo mundo todo. Eu sinto que as pessoas querem estar sempre atualizadas”, completou.
Por isso, a partir de agora, seja no Inverno daqui ou no Verão de lá, o Inspiramais vai apresentar produtos inovadores que sejam destaque naquela temporada. Ou seja, como explicou a superintendente da Assintecal, os materiais expostos no Salão de Design e Inovação de Materiais terão um conceito mais plural. “Na prática, o que mais vai mudar a partir da próxima edição é que os produtos serão adequados para servir a qualquer estação. Então, um material que apresentamos será compatível para uma bota com cara de Inverno ou para uma sandália de Verão”, detalhou Ilse que, assim, acredita estar expandindo as produções para o mercado de exportação.
E, falando tanto sobre as mudanças da próxima temporada, há algo que se mantém imutável. Em julho, seguiremos acompanhando uma série de componentes que traduzem uma palavra-chave. Desta vez, o conceito escolhido pelo Núcleo de Design da Assintecal é Alquimia. “Essa palavra traz a ideia de elementos se juntando para dar resultado a algo novo. A alquimia é a combinação de produtos em busca de inovação”, explicou.
Até lá, Walter Rodrigues e seus consultores de pesquisas viajam o Brasil com o Conexão Inspiramais. Por diversas cidades, os experts da Assintecal apresentam as ideias que ganharão força e forma no Salão de julho. “Durante o Conexão Inspiramais, a gente vai colhendo o que as pessoas estão pensando sobre a temporada e como vêem a palavra-chave. Além disso, é uma oportunidade de a gente estar em uma realidade local. Agora, nós sempre teremos um local a ser pesquisado e que vai servir de subsídio para outro produto”, explicou a superintendente da Assintecal sobre as viagens da associação que, como tradição, são encerradas durante a edição do Minas Trend, em abril, quando são apresentadas para o público as conclusões dos trabalhos.
Assim, com conhecimento sobre todas as áreas e engrenagens da Assintecal, Ilse Guimarães divide seu tempo entre os projetos do Inspiramais e as outras atividades paralelas da entidade. Como destacou a executiva, o evento é apenas uma das iniciativas promovidas pela Assintecal. “Nós temos uma série de serviços. Para organizar tudo isso, eu tenho uma rotina bem intensa e passo a maior parte dos meus dias em reuniões. Às vezes, são encontros internos, com outras associações ou com órgãos do governo decidindo outros projetos ou propostas”, explicou Ilse que destacou que para tudo dar certo tem uma equipe trabalhando de forma integrada. “Tem muita gente dedicada a fazer o Inspiramais, por exemplo, crescer. Para isso, temos profissionais em contato direto com os pólos calçadistas e outra turma cuidando de todas as áreas para fazer o evento funcionar”, completou.
E o resultado tem sido cada vez mais positivo. Depois de se consolidar no Brasil e ser destaque no calendário de moda da América Latina, o Inspiramais está colecionando novos passaportes a cada edição. No evento que ocorreu em janeiro, foram 20 países visitantes com representantes de todos os continentes. Para Ilse Guimarães, hoje o evento promovido pela Assintecal e parceiros é uma referência quando o assunto é moda e inovação. “É a primeira plataforma que trabalha com moda brasileira integrando todos os players em um só lugar. Lá nós apresentamos materiais que passeiam por todo tipo de produto final e isso faz com que o evento seja frequentado por designer e empresários de diversas marcas. Ou seja, é uma plataforma integrada de moda e o único evento com este propósito na América Latina”, comentou a superintendente da Assintecal sobre o evento que equiparou o Brasil à moda internacional.
“Hoje os países do Hemisfério Norte, por exemplo, não estão mais tão à frente. A facilidade de comunicação mudou muita coisa e a moda se faz presente de forma parecida no mundo todo. Uma tendência que é a cara do Inverno europeu passa a ser interpretada e ganha o Verão brasileiro”, exemplificou reforçando a importância da mudança na nomenclatura do evento.
Porém, mesmo assim, os limites do Inspiramais e do crescimento da Assintecal ainda não foram impostos. De acordo com a superintendente da associação, o trabalho continua em prol dos avanços do projeto mundo afora. “Primeiro, nós queremos nos firmar na América Latina e isso já estamos conseguindo bem. Depois, a gente tem o desejo de crescer e influenciar marcas globais. Atualmente, estamos estudando como podemos atingir os mercados asiático e africano”, revelou.
Para isso, a Assintecal une forças a outras associações de peso no Brasil. Nos bastidores do Inspiramais, Ilse Guimarães tem o apoio da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), da Associação Brasileira das Industrias do Mobiliário (Abimóvel) e do Centro das Industrias de Curtumes do Brasil (CICB). “Existe um trabalho de articulação por trás de tudo isso. A gente acredita que só seremos fortes se estivermos juntos. Então, essas parcerias visam promover o desenvolvimento de todo um setor”, explicou a superintendente da Assintecal que adiantou ter novidades em breve em relação a isso.
Unidas e fortes, as associações não poupam esforços para alavancar o evento. À frente da Assintecal, Ilse contou que o novo desafio no Inspiramais é potencializar a questão sustentável do evento. “Nós estamos querendo explorar mais a inovação de materiais. Para isso, a gente trabalha para que a sustentabilidade tenha seu espaço evidenciado na moda e que os produtos não tenham apenas design, e, sim, funcionalidade além disso”, defendeu a superintendente que assim quer romper barreiras no setor. “Só desta maneira vamos ter o público acreditando no nosso trabalho. Precisamos inovar e fazer acontecer para mostrar que vai dar certo. É o design movimentando resultados”, apontou Ilse que nutre uma expectativa de crescimento a cada edição. “Nós sabemos que o Inspiramais é um projeto diferenciado e que reúne pessoas interessadas em mais que materiais. Nosso público quer conteúdo. E é por isso que não medimos esforços para agregar ainda mais informação ao evento”, concluiu a superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães. Já podemos começar a contar os dias até o próximo Salão de Design e Inovação de Materiais?
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