Minas Trend: Mestre da moda autoral, Victor Dzenk lança coleção inspirada na paradisíaca Rota Ecológica dos Milagres


O designer apresenta no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), as criações deslumbrantes e eternizadas na série ‘Os milagres do paraíso marinho’. Destaque para os tecidos fluidos, as formas confortáveis e sensuais e as tonalidades que sinalizam uma caminhada por areias claras e segue até o fundo do mar – através do azul turquesa, do profundo azul, do verde-mar e dos tons pérola e madrepérola

Mestre que alinhava as mais lindas criações, Victor Dzenk traduz na arte de vestir o conceito de que a moda é uma viagem feita da materialização dos sonhos. Criativa, inspiradora, revolucionária, libertária, autoral. Suas coleções nos levam a realidades múltiplas vivenciadas pelo designer mineiro, que estudou na França, rodou o mundo inteiro em busca de lugares, histórias e imagens disruptivas, mas sempre levando sua Minas Gerais no coração. Ele já criou coleções inspiradas nas raízes luso-brasileiras; na mitologia das terras sagradas da Riviera Maia, resgatando a lenda do beija-flor; nas obras de William Morris (1834-1896), designer têxtil, poeta, romancista; no folk peruano; nas terras marroquinas e até nos mundos inventados de Blade Runner, O Quinto Elemento e Matrix. Quando se fala em imersão também pelo nosso Brasil… ah… Dzenk nos conduz às mais poéticas experiências.

Presença assídua com o lançamento de suas coleções no Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, realizado na sua terra natal e promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Victor Dzenk também, no ano passado, assinou junto com o artista plástico Leonard Brizola, a incrível comovente “Entretecer”, verdadeiro pulsar da sinergia entre moda + a arte, incensando a mão que materializa o que está no coração pelo ato de pintar, bordar, tecer, fiar. Seguindo sua proposta iniciada com a coleção inspirada nas Rota das Grutas Mineiras, tema da coleção passada, ele apresenta nesta 29ª edição do Minas Trend, realizada no Minascentro, em Belo Horizonte, a coleção Os Milagres do paraíso marinho, inspirada na Rota Ecológica dos Milagres, litoral Norte de Alagoas.

Na coleção Verão 2024, se destacam os tecidos fluidos, as formas confortáveis e sensuais e as tonalidades que sinalizam uma caminhada por areias claras e segue até o fundo do mar – através do azul turquesa, do profundo azul, do verde-mar e dos tons pérola e madrepérola – Victor Dzenk

Modelo da nova coleção ‘Rota de Milagres’ do estilista mineiro Victor Dzenk (Divulgação)

A bênção da natureza paradisíaca em sinergia com a criação de Victor Dzenk (Foto: Chico Brandão)

E mais: Victor Dzenk terá duas importantíssimas participações no Minas Trend. Ele será curador – ao lado de Antônio Diniz, presidente da Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem), e do designer Renato Loureiro – do desfile no Palácio da Liberdade, dia 10, no qual 45 designers, entre nomes consagrados no mercado e novos talentos, lançarão um olhar sobre o barroco mineiro com uma veia tecnológica. O projeto da A. Criem – Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais conta com o apoio do governo de Minas Gerais por meio da Secult – Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig; e da Fiemg – e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

O designer leva ainda um modelo especial de seu acervo – um vestido com as suas estampas magistrais e apresentado no Fashion Rio – para o desfile no Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO, no dia 12, que fará uma ode à moda mineira, à trajetória profissional de criadores que levaram a chancela da moda autoral mineira para todo o país e com repercussão internacional. Além deles, veremos também a potência de novos talentos.

Na coleção se destacam os tecidos fluidos e tonalidades que remetem a uma caminhada pelas areias, seguindo até o fundo do mar – através do azul turqueza, do profundo azul, do verdemar e dos tons pérola e madrepérola (Divulgação)

Tecidos fluidos e tonalidades que remetem a uma caminhada pelas areias, seguindo até o fundo do mar (Foto: Chico Brandão)

Materializando milagres

A beleza exuberante da Rota Ecológica dos Milagres é sentida em suas praias de areias brancas e águas cristalinas sinônimo de paz. Abrange diversos municípios, entre eles, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto das Pedras. É um lugar mágico no abençoado litoral do Brasil com clima de Verão o ano todo. O tipo de mood, que pede os pés na areia, a leveza ao vestir, como Victor Dzenk conseguiu materializar. O local também é parte integrante da Área de Preservação Costa dos Corais, abrigando a segunda maior barreira de corais do mundo, e oferece opções de turismo e gastronomia que valorizam as iguarias locais, além de uma exuberante natureza para ser desbravada. A Rota Ecológica dos Milagres é ideal para quem gosta de belas praias e uma natureza deslumbrante, e também para quem deseja conhecer um pedaço do paraíso e descansar. É um lugar para deixar fluir. O tipo de solo fértil para a criatividade e a imaginação.

E foi nesse ambiente típico de esplendor estival que o estilista Victor Dzenk fez os mais belos registros da coleção Verão 2024 de sua marca homônima, na qual destacam-se os tecidos fluidos, as formas confortáveis e sensuais e as tonalidades que sinalizam uma caminhada por areias claras e uma imersão profunda do mar – através do azul turquesa, do verde-mar e dos tons pérola e madrepérola. Em alguns modelos as propostas são valorizadas por tricôs, tecidos em telas e estampas ou degradês, que remetem às infinitas e suaves graduações do mar local.

Os tons de azul em modelo exclusivo da nova coleção de Victor Dzenk (Divulgação)

Verdadeira poesia de Victor Dzenk eternizada em imagem (Foto: Chico Brandão)

A energia desse paraíso, está incorporada nas dobraduras e drapeados dos modelos mais sofisticados e na força feminina das formas surpreendentes dos vestidos longos. São shapes envolventes pela sua informalidade calculada de amarrações e fendas ou pelo contraste entre um decote profundo e mangas bufantes. A amplitude de tecidos ancorados em blusas abertas ou tops estruturados reflete a própria harmonia do cenário idílico e replica a sinuosidade dos caminhos que nos conectam à sua magia.

O estilista Victor Dzenk lança coleção deslumbrante no Minas Trend (Divulgação)

O estilista Victor Dzenk lança coleção deslumbrante no Minas Trend (Foto: Chico Brandão)

Tudo isso quer dizer que o verão 2024 de Victor Dzenk convida a mulher a um passeio elegante à beira-mar – que pode começar na manhã ensolarada, entra pela tarde com a brisa de energias positivas, alcança seu auge no pôr-do-sol dourado, reluzente, e termina em noite de brilhos acetinados, franzidos despojados e uma flûte de champanhe no deck de um fascinante resort tropical.

Victor Dzenk: O criador (Foto: Chico Brandão)

FICHA TÉCNICA:

Diretor Criativo- Victor Dzenk

Diretora Executiva- Ana Dzenk

Fotógrafo e VídeoMaker – Chico Brandão

Marketing- Gusmão

Produção executiva – Marcos Leão

Assistentes de produção de moda –

Sayonara Fernandes, Gisele Ataíde, Alina Nunes, Jordana Costa e Clara Cotto

Beauty – Kalline Santos

Acessórios – Caleidoscópio e Milka Pereira

Locação- Pousada do Patacho

Colaboração e realização do SINDIVEST de Alagoas