Minas Trend: Confraria, marca premium de acessórios em couro e fibra natural do junco, tem a chancela do handmade


Há mais de duas décadas e meia nos mercados brasileiro e internacional, a label prima pela essência do feito à mão e tem como pilares a sustentabilidade e a ênfase à questão socioambiental. Apresenta na 29ª edição do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), peças de alto padrão criadas em couro e fibra natural do junco, matéria-prima que permeia as coleções da marca

Exaltar a cultura e a identidade nacional na moda cria uma unidade de expressão e constrói um discurso de pertencimento, colocando nas criações um DNA genuíno, que se torna referência por aqui e no exterior. É bonito de ver o repertório de brasilidade que podemos lançar mão no que diz respeito à criatividade, design, materiais… afinal, a moda é também a expressão de uma nação. E nosso país é diverso, rico, múltiplo em sua essência e tem originalidade para dar e vender! E é este, justamente, o propósito da Confraria, marca criada por Ana Paula Braga de Ávila e Silva, que conheço há anos. Ela apresenta com exclusividade na 29ª edição do Minas Trend, o maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e realizada no Minascentro, entre os dias 11 e 13, a coleção Primavera-Verão 24, na qual o junco continua sendo carro-chefe. A marca cria há exatos 25 anos bolsas com design autenticamente brasileiro, tendo a excelência do trabalho artesanal como assinatura e utilizando com maestria a fibra natural do junco e o couro nos modelos. E mais: ao longo dos anos desenvolveu linha de calçados, objetos de decoração, deluxe pic nic, olfataria e bijuterias de alto padrão.   

Nossa missão, do ponto vista da moda é mostrar ao mundo que o Brasil pode fazer acessórios de luxo com suas matérias-primas nativas. O público da Confraria consome a arte design e a qualidade dos nossos modelos – Ana Paula Braga de Ávila e Silva

Os brasileiríssimos modelos handmade da Confraria que participa do Minas Trend (Divulgação)

Liz bag em junco com couro matelassê, alça longa em correntaria e tassel em couro

Carregando o significado de irmandade ou fraternidade no nome, e a ideia de pessoas que se associam em torno de objetivos comuns, como um modo de vida, a grife, liderada pela empresária, formada em artes plásticas pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (Fuma), tem 130 pontos de venda no Brasil, incluindo uma unidade em Trancoso (BA). No exterior, são sete multimarcas na Europa, Ásia e Estados Unidos que vendem as peças by Confraria. A label nasceu em Belo Horizonte, em 1998, e, em 2001, a unidade fabril foi transferida para Brasília.

A Confraria reflete o talento criativo de sua fundadora, nascida no Vale de Jequitinhonha (MG) e que sempre teve na artesania brasileira a sua maior fonte de inspiração. “Começamos em um pequeno ateliê na Rua Viçosa, na Savassi, em Belo Horizonte. A marca desde início foi projetada para ser comercializada nas melhores multimarcas do país. Nossa missão, do ponto vista interno é capacitar profissionais como mestres artesãos, e do ponto vista da moda é mostrar ao mundo que o Brasil pode fazer acessórios de luxo com suas matérias-primas nativas. O público da Confraria consome a arte design e a qualidade dos nossos modelos”, pontua Ana Paula.

Sintonizada ao tema desta edição do Minas Trend, “A moda no horizonte”, Ana Paula diz vislumbrar o mundo como horizonte para a marca, e exalta o Salão de Negócios: “É o maior e mais importante evento que conecta marcas e lojistas”.

Os modelos da Confraria mostram ao mundo que o Brasil pode fazer acessórios de luxo com suas matérias-primas nativas (Divulgação)

Os modelos da Confraria mostram ao mundo o poder dos acessórios de acessórios de luxo com suas matérias-primas nativas

Sustentabilidade como pilar

Entendendo que a questão da responsabilidade ambiental é cada vez mais urgente na indústria da moda, Ana Paula comenta: “Desde sua fundação, a Confraria teve como pilar a sustentabilidade quando ainda nem se falava esta palavra. Não usamos matérias-primas que não sejam de fornecedores com o comprometimento de certificado de origem, só trabalhamos com curtumes que possuem selos internacionais de funcionamento. Na empresa tudo se transforma: até as embalagens usadas em nossas lojas próprias são derivadas de insumos que seriam descartados na cadeia produtiva, como nossa sacola com alças em raspa de couro e lona”, compartilha. 
O Minas Trend é o maior e mais importante evento que conecta marcas e lojistas – Ana Paula Braga Ávila

 E divulga ainda, como a label contribui para a questão socioambiental: “Como Brasília diferentemente de outras cidades não possui o mínimo necessário para o funcionamento de um ateliê, toda a mão-de-obra da Confraria foi formada por nós. Anualmente abrimos vagas para aprendizes e investimos em capacitação de jovens que se transformam na maioria das vezes em mestres artesãos”.

Os modelos da Confraria têm o junco como carro-chefe (Divulgação)

Bolsa flap em junco natural com acabamento em couro e alça removível

Os modelos da Confraria têm o junco como carro-chefe (Divulgação)

Bolsa flap em junco natural com acabamento em couro e alça removível

Sendo criadora de uma marca referência autoralidade no design, Ana Paula observa sobre o cenário brasileiro da moda: “O brasileiro não tem ideia do quão nobre a moda no Brasil pode ser e o mercado externo enxerga assim. E percebo que para se tornar referência hoje no mercado é preciso surpreender com um produto inovador, de excelência e com DNA próprio”.

"Desde sua fundação, a Confraria teve como pilar a sustentabilidade quando ainda nem se falava nessa palavra" (Divulgação)

Córsega bag em junco mogno com alça de mão e fivela em couro vachette