Do balé para as cores: Teodoro Junior descobriu a paixão pelo universo de beleza nos bastidores de uma apresentação de dança. Vem saber tudo!


O beauty artist – que é hoje um dos nomes mais fortes no meio – sempre lidou de perto com maquiagem, mas, atualmente, é um dos profissionais mais procurados por nomes como Fernanda Souza, Roberta Sá entre outros

Una a delicadeza dos passos de dança de um bailarino ao talento com cores, texturas e misturas. Esse é Teodoro Junior, o beauty artist que caiu nas graças das celebs mais influentes e, atualmente, acumula quase 40 mil seguidores nas redes sociais. “Eu venho da arte e a maquiagem já era muito presente no meu universo. Minhas amigas sempre gostavam que eu fizesse olhos e cílios nelas. Eu sou bailarino formado e um dia, em uma viagem para a Coréia do Sul para um espetáculo, eu estava maquiando uma amiga e um beauty artist de lá, que também estava no evento com uma atriz famosa, me viu colando glitter, amou o trabalho e disse que minhas mãos eram especiais, que eu levava jeito. Voltei com isso na cabeça, me matriculei em um curso no Rio e foi amor à primeira vista”, contou ele, que, a partir daí, foi conciliando as duas carreiras. “Porque só consegui começar a ganhar dinheiro com maquiagem depois de dois anos que fiz o curso. Meu emprego mesmo era como bailarino. Consegui a primeira oportunidade na Lancôme e foi quando eu tive acesso ao mercado de luxo, com produtos incríveis”, explicou.

13124955_10208407842167466_8652877257422155792_n

Teodoro Junior é o beauty artist das estrelas (Foto: Pino Gomes)

Foi quando a dança ficou definitivamente de lado. “Quando fui ver, já tinha largado – entre aspas, porque sinto falta até hoje. Mas descobri uma nova profissão e um amor muito maior. Fiz o curso aos 22 anos, tenho 32 agora e tem 10 anos que sou maquiador”, disse ele, que se considera quase que autodidata. “Sempre gostei do universo do glamour, buscava referências em mulheres como Julia Roberts, Diana Ross, Whitney Houston, eu via fotos de capas de revistas e tentava copiar aquilo, mas não tinha ninguém me ajudando, fui descobrindo sozinho. Acho que, por isso, não tenho um padrinho nesse meio. Eu tenho meu estilo muito próprio”, analisou. Falando nisso, Teo – como é chamado pelos amigos – desenvolveu suas técnicas todas particulares e garantiu: “Sou fascinado por maquiar negras. Tenho uma técnica muito boa de mistura de bases. A minha família é negra mesclada, tem café com leite, índia, então não tenho medo e já entendo a pele. É fácil errar, ficar acinzentado, o grande truque é a mistura. Não só o fundir das bases, mas trabalhar os tons e rostos. O segredo é jogar bases e texturas diferentes. Não é por que é negra que não pode usar iluminador, por exemplo”, ensinou.

Teodoro Junior e Vanessa Giácomo

Teo e Vanessa Giácomo, uma de suas clientes (Foto: Reprodução/Facebook)

Iluminador, aliás, é um produto que Teo usa com parcimônia. “Acredito que make é menos, às vezes uso, para uma pele, só BB cream. Não tenho tanto isso de pesar no contorno, por exemplo. Eu até uso, mas acho que envelhece quando feito de forma grotesca, porque tira a feminilidade da mulher e deixa tudo muito parecido. A técnica de iluminar em vez de contornar prefiro, mas uso na medida, também. Porque são truques para fotos, em um estúdio e com luz específica. Aí você olha na rua a mulher está com iluminador gritando, não é elegante. Tudo é na medida. Contorno existe na minha maquiagem, mas suavizo muito. Sou daqueles que faz tudo para uma make nada. A mulher fica mais jovem, mais bonita”, explicou. Claro que, diante de tantos ensinamentos, HT não poderia deixar passar: qual a tendência de beleza para o inverno que está chegando, Teo? “Acho que o tempo está muito louco e a mulher já não se preocupa tanto com a tendência na make. Acho que foge totalmente da questão da moda na roupa. A mulher que eu trabalho hoje quer ficar bonita. Se o batom vermelho estiver em alta e ela não se sentir à vontade, não usa. Acho que no verão, claro, que usamos menos maquiagem”, disse.

Teo e Anitta

Teo e Anitta (Foto: Reprodução/Facebook)

Para Teo, aliás, não considerar o clima está entre os cinco principais erros de maquiagem que uma mulher pode cometer. Os outros? “A boca – se usar batom – precisa ter acabamento de desenho de boca, não pode ser sem desenho, sem forma. Se optar por uma cor intensa tem que ter o cuidado de contorná-los. E o rímel não pode embolar. Tem que ser na medida, em camadas, sempre desembaraçando os cílios para que fique bonito e elegante. Isso aprendi lendo sobre a Julia Roberts, que ela separa cílio por cílio com alfinete. Até quando coloco os postiços, eu separo com um pentinho e fica mais chique. Pesar nas sobrancelhas é um erro grave também. Quando desenhar, tem que ter delicadeza para valorizar e definir. É só ressaltar, não precisa criar uma tatuagem. O outro erro é o blush, porque a mulher tem a tendência a fixar nas maçãs e ele precisa ser esculpido. A maçã precisa criar volume, sair do rosto. Cada mulher tem uma anatomia e precisa encontrar esse ponto. Desde a cor até o desenho. Não pode ser passado brusco, mas massageando, com movimentos redondos”, ensinou.

Teo e Isabella Santoni

Teo e Isabella Santoni (Foto: Reprodução/Facebook)

Se ele pudesse escolher um produto, dentre todos de sua enorme maleta, para usar em toda e qualquer maquiagem, Teo não tem dúvidas: “Ficaria com uma água da MAC que é um fixer refrescante e tem princípios de água termal, mas feita para a make. Se você vai preparando a pele e misturando na base, ela vai ficando mais levinha, natural. Diluo sombra para fixar, uso para tudo. Depois da make pronta, eu pego uma esponjinha de látex, coloco ele e dou batidinhas. O rosto ganha vida de novo. Ele traz  um ar refrescante para tudo. É meu coringa”, entregou ele, que não acredita que uma beleza só possa destacar olhos ou boca. “Pode ser os dois na medida. Dá para conciliar. Maquiagem é bom gosto”, disse.

Teo e Paolla Oliveira

Teo e Paolla Oliveira (Foto: Reprodução/Facebook)

Acostumado a lidar com famosas, Teo sabe: “As estrelas são as celebridades, eu tenho total noção disso. Tento sempre ficar no meu lugar de coadjuvante. Quem tem que brilhar são elas. Também tenho uma enorme preocupação em não virar blogueiro, porque muita gente me pede dicas e eu não sou blogueiro, sou artista de beleza”, explicou ele, que já realizou grandes sonhos: “Maquiei a Roberta Sá, que eu sou muito fã. Sempre fui muito apaixonado, acho a voz dela linda, ela é chique. Um dia meu amigo Thiago Fortes, de São Paulo, perguntou se eu topava fazer a make da Roberta e eu fiquei louco, hoje sou maquiador dela. Viramos amigos de sair para tomar chope. Tenho muito carinho por essa história”, contou ele, que ainda pretende realizar outro: “Maquiar a Maria Bethânia. Ela é uma mulher linda, queria ressaltar toda essa beleza forte, deslumbrante. E a Beyoncé também, claro”, elegeu, emendando que, apesar disso, não tem o desejo de uma carreira internacional. “Eu gosto muito do Brasil, acho a mulher brasileira deslumbrante e meu sonho é brilhar aqui. Não elimino carreira internacional, mas meu sonho é aparecer aqui. Eu não sei o que poderia ser mais do que trabalhar com nomes como Fernanda Souza, Paolla Oliveira… embora a roda gire: não sou maquiador exclusivo delas, porque não tem isso. Acho que talvez ir para Los Angeles, uma temporada em Hollywood, seria legal. E talvez conseguir fazer algo. Embora acho que fazer sucesso aqui seja mais importante. Virar um nome no Brasil”, afirmou.

Teo e Fernanda Souza - foi ele quem maquiou a estrela para nosso editorial exclusivo!

Teo e Fernanda Souza – foi ele quem maquiou a estrela para nosso editorial exclusivo! (Foto: Reprodução/Facebook)

E haja mercado! “O mais curioso é que nunca fui muito de noivas. Eu não dispensei, mas não focava nisso, mas, atualmente, as noivas hoje estão buscando os maquiadores das estrelas. Não querem mais aquela beleza de princesa, querem estar bonitas. Então, tem muita noiva me procurando e eu faço e estou amando. Na verdade, eu falo com elas que não sou expert em noivas e elas querem exatamente essa leveza. Então, estou entrando no mercado e descobrindo esse prazer. É o sonho da vida da pessoa e me sinto lisonjeado em participar disso. Cada noiva tem uma história especial. É um mercado incrível, mas sempre tenho a preocupação em cuidar da minha carreira e, paralelo a isso, tenho noivas e clientes particulares. Apesar disso, meu foco é publicidade, fotos e vídeos”, disse ele, que, sem papas na língua, sabe eleger o pior da profissão: “O estrelismo. Lidar, saber administrar e controlar egos”, disse. E o melhor? “Não é o glamour, como muitos pensam. Mas a capacidade em não criar um sonho, mas mexer na autoestima. A mulher senta na sua cadeira e você a transforma. Por isso, estou sempre me fortalecendo espiritualmente, porque acredito na troca de energias. Preciso estar sempre muito bem para passar boas energias e fazer a mulher brilhar para ela sair da minha cadeira feliz e com autoestima”, explicou. E ele consegue.