Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do RJ dá posse à dra. Gina Mancini como presidente


O evento, realizado na Casa Camolese, no Jardim Botânico, reuniu os maiores médicos das especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular. O doutor Almar Bastos, que ficou à frente da presidência da entidade no último biênio, passou o cargo para doutora Gina Mancini. A ocasião também contou com a entrega da Medalha Antônio Luiz de Medina, a mais alta comenda da SBACV-RJ. A honraria foi conferida ao vereador Felipe Michel, aos doutores Bernardo Massière, Bernardo Barros, Érica Vasconcellos, Leonardo Stambowski, Stenio Karlos Fiorelli e Marco Carneiro Teixeira

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) reuniu, semana passada, na charmosa Casa Camolese, no Jardim Botânico, os maiores nomes da cirurgia vascular e da angiologia. Durante o evento, houve a cerimônia de posse da gestão do biênio 2024/2025. O doutor Almar Bastos, que ficou à frente da presidência da entidade no último biênio, passou o cargo para doutora Gina Mancini. Ele recebeu uma placa das mãos da doutora Gina “pela inestimável contribuição à Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro durante o biênio 2022/2023”.

Dr. Almar Bastos e Dra. Gina Mancini, nova presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV RJ)

O doutor João Sahagoff, diretor de Publicações SBACV e diretor de Patrimônio da SBACV-RJ, representou o doutor Armando Lobato, atual presidente da SBACV Nacional. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação Nacional, sem fins lucrativos, que o tem o objetivo de defender os interesses dos médicos das especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular e das suas respectivas áreas de atuação, bem como promover o aprimoramento profissional, estimular a produção científica e divulgar as especialidades e as áreas de atuação que representa.

A ocasião também contou com a entrega da Medalha Antônio Luiz de Medina, a mais alta comenda da SBACV-RJ. A honraria foi conferida ao vereador Felipe Michel, aos doutores Bernardo Massière, Bernardo Barros, Érica Vasconcellos, Leonardo Stambowski, Stenio Karlos Fiorelli e Marco Carneiro Teixeira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 13 de maio de 1953, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era a capital do país, integrantes da Sociedade Brasileira de Angiologia elegeram a primeira Diretoria da Regional do Rio de Janeiro, que foram: os doutores Sydney Arruda, o primeiro presidente, Fernando Luiz Vieira Duque, Secretário, e Antônio Rebello Filho, Tesoureiro. Assim começou a história da SBACV-RJ, numa sessão solene da SBA realizada no Sindicato dos Médicos. O livro Memória Viva, organizada pelo Dr. Julio Joaquim Pierin Siqueira, registra a reunião histórica que deu início à Regional do Rio de Janeiro e conta que os presentes foram declarados Sócios Efetivos da Sociedade.

“Assumindo em janeiro de 2024 a diretoria de publicação da SBACV nacional e a diretoria de patrimônio da SBACV-RJ,  temos nesse biênio o grande desafio de levar aos associados, aos colegas de outras especialidades e, principalmente para a população, a informação mais atualizada das doenças vasculares, provas diagnósticas e tratamentos cientificamente reconhecidos e que se caracterizam atos exclusivos dos médicos”, afirma doutor João Sahagoff.

Doutor João Sahagoff, diretor de Publicações SBACV e diretor de Patrimônio da SBACV-RJ

Ainda segundo Sahagoff, a sociedade civil necessita estar bem atendida tanto no SUS quanto no sistema de saúde suplementar e, para isso, precisa saber o que faz o angiologista e o cirurgião vascular e quais as enfermidades inerentes à especialidade. Isso tudo garantindo o crescimento e reconhecimento da Nacional e da nossa Regional como entidades de utilidade pública e de educação médica continuada, a fim de promover e lutar pelos dois pilares da SBACV: a defesa profissional e o conhecimento científico.

Cenário do evento de posse da diretoria da SBACV-RJ

A cerimônia também contou com a entrega de medalha