Gente & Comportamento

Preview Geronto Fair: Primeira feira do país voltada para a terceira idade será realizada em Gramado, na próxima semana, pela Merkator

O evento será realizado entre os dias 3 e 5, no Serra Park, em Gramado (RS), e vai contar com a presença de diversas empresas e especialistas do setor. “A terceira idade tem necessidades específicas, em um mercado em acelerado crescimento. Queremos ser o pólo que reunirá informações, produtos e serviços em um único espaço”, afirma o diretor da Merkator, Frederico Pletsch

Publicado em 28/08/2018 | Por Ana Clara Xavier

Longevidade e qualidade de vida são princípios que devem caminhar juntos, principalmente, em tempos de aumento da expectativa de vida. A população mundial está envelhecendo e a pirâmide etária se invertendo devido a este crescimento. No Brasil, por exemplo, a expectativa média de vida chegou aos 75,5 anos, em 2017, segundo o IBGE. E este número tende a aumentar cada vez mais. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a terceira idade brasileira deve triplicar nas próximas décadas chegando a 65 milhões em 2050 e, no mundo, este número já chega a um bilhão. A expansão deste cenário torna absolutamente necessária a produção de conteúdo, produtos e serviços voltados especialmente para este público. Exatamente por isso que a Merkator Feiras e Eventos promoverá a primeira feira voltada para esta parcela da população, a Geronto Fair. O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de setembro, no Serra Park, em Gramado (RS), e vai contar com a presença de diversas empresas e especialistas do setor. “A terceira idade tem necessidades específicas, em um mercado em acelerado crescimento. Queremos ser o pólo que reunirá informações, produtos e serviços em um único espaço”, afirma o diretor da Merkator, Frederico Pletsch. Dessa forma, a iniciativa vai atrair mais empresas especializadas e fomentar a produção de mais serviços que facilitem a vida desta parcela da população.

Frederico Pletsch é diretor da Merkator Eventos e Feiras, que organiza a Geronto Fair (Foto: Henrique Fonseca)

Frederico Pletsch é diretor da Merkator Eventos e Feiras, que organiza a Geronto Fair (Foto: Henrique Fonseca)

Desde adaptação de professores de educação física até arquitetura voltada para uma melhor mobilidade destes idosos, a Geronto Fair vai abranger diversos tipos de conteúdos específicos para estas pessoas que carecem de mais informações para aumento da sua qualidade de vida. Ao sentir a demanda deste mercado, a Merkator Feira e Eventos resolveu apostar no futuro da nossa sociedade. A empresa é especializada em eventos e faz história no nosso país ao fomentar a economia da indústria calçadista com a realização do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) e Zero Grau, também em Gramado. Sendo assim, a Geronto Fair já nasce irreverente com mais de 35 empresas apostando nesta ideia e expondo os seus produtos no Serra Park. “Estamos muito contentes de entrar em outro segmento, já que, geralmente, fazemos feiras voltadas para o setor calçadista. Quando surgiu a ideia de organizar este evento, nós pesquisamos e percebemos que é um mercado em ascensão. As empresas que estão antenadas nisso já se deram conta deste potencial de consumo. A Geronto Fair, desta forma, será o encontro entre os profissionais da área e empresas, descobrindo novas soluções e inovações de tecnologias. Afinal, este é um mercado muito grande e engloba todos os setores compostos por profissionais da área da saúde e análises clínicas, administradores de hospitais e clínicas de diversas áreas, fabricantes e distribuidores de medicamentos, empresários nas áreas de seguros e planos de saúde e profissionais e estudantes que buscam produtos adaptados ao público de Terceira Idade”, comentou Roberta Pletsch, diretora de relacionamento com mercado da Merkator.

Roberta Plestch (Foto: Divulgação)

Roberta Plestch (Foto: Divulgação)

Para provar a importância desta feira, o evento recebe o apoio de corporações respeitadas e de grande porte no setor: a Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre. “Nós temos o costume de fazer parcerias estratégicas e, quando começamos a organizar a Geronto Fair procuramos as duas entidades. A nossa proposta foi muito bem aceita em ambas. Foi uma união muito importante para nós, exatamente por ser um setor novo para a nossa empresa. Eles foram a base do nosso mailing e da nossa curadoria”, explicou Roberta. Estas duas instituições foram peças importantes no momento da idealização do cronograma do evento, trazendo grandes especialistas e estudiosos para participar da Geronto Fair, transformando o evento em um pólo de palestras e divulgação de novas tecnologias.

Geronto Fair é a primeira feira do país voltada para o público da terceira idade (Foto: Divulgação)

Dessa forma, uma das principais propostas é transformar esta feira em um grande pólo de trocas de informações sobre assuntos relacionados à longevidade e qualidade de vida. Exatamente por isso, o evento conta com palestras gratuitas de profissionais que são referência. O espaço para debate será privilegiado contando com uma ampla programação que vai contar com diversos temas. “As palestras serão um ótimo momento para tirar dúvidas dos interessados, afinal, é um tema recente”, pontuou Roberta. Entre os palestrantes teremos o dr. Waldemar de Carli, prefeito de Veranópolis, dra. Berenice Maria Werle, integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/RS, e dr. Alexandre Kalache, maior especialista em envelhecimento do país com 40 anos dedicado ao tema, falando sobre as características da conhecida como Cidade da Longevidade, que fica em Veranópolis, no Rio Grande do Sul; o dr. Egídio Dória, diretor do ILC – BR – Centro Internacional de Longevidade Brasil discutindo sobre A Revolução da Longevidade; o dr. Carlos Alberto Chiesa, da PLACI – Cuidados Extensivos, dr Paulo Canineu, do Residencial Geriátrico Aldeia do Emaús, de São Paulo, e o enfermeiro Luciano Oliveira, do Hospital Sírio Libanês batendo um papo sobre Desospitalização: caminhos para alta segura; e muito mais! “O nosso papel social com esta feira é melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade através de inovações e tecnologia para este público”, ressaltou Roberta Pletsch. Com a curadoria assinada pela Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul, Núcleo de Residenciais Geriátricos do Sindihospa e SeniorLab, os debates devem ocorrer em dois auditórios que ficam nos pavilhões Vida e Saúde do Serra Park.

Dr. Alexandre Kalache, médico especialista em envelhecimento, vai dar uma palestra sobre a Cidade da Longevidade, que fica em Veranópolis, no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Dr. Alexandre Kalache, médico especialista em envelhecimento, vai dar uma palestra sobre a Cidade da Longevidade, que fica em Veranópolis, no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

No intervalo entre um debate e outro, os visitantes poderão circular pelo pavilhão do Serra Park para conhecer as 35 empresas que vão expor os seus variados produtos e serviços na feira. Tudo o que uma pessoa puder imaginar estará sendo oferecido, indo desde turismo para idosos até vinhos que melhoram a qualidade de vida. “Inicialmente, nos voltamos muito para a parte da saúde e estética, mas fomos aprimorando a nossa pesquisa e percebemos que não poderíamos nos restringir a este leque, de tão amplo que este mercado é. Podemos apresentar desde como fazer a  locação de geradores que os hospitais necessitam até os lançamentos de toalhas higiênicas para este público. Temos realmente um pouco de tudo”, salientou Roberta. Companhias como Banho Fácil, Celuz Geradores, Caracol Chocolates, Fátima Rendas, Humalin e Puro Sabor estão na lista de expositores da Geronto.

Geronto Fair receberá profissionais da área da saúde e análises clínicas, administradores de hospitais e clínicas de diversas áreas, fabricantes e distribuidores de medicamentos, empresários nas áreas de seguros e planos de saúde e profissionais e estudantes que buscam produtos adaptados ao público de Terceira Idade

Geronto Fair receberá profissionais da área da saúde e análises clínicas, administradores de hospitais e clínicas de diversas áreas, fabricantes e distribuidores de medicamentos, empresários nas áreas de seguros e planos de saúde e profissionais e estudantes que buscam produtos adaptados ao público de Terceira Idade

Roberta Pletsch comentou ainda sobre o interesse dos estudantes na feira: “No Rio Grande do Sul, por exemplo, temos a Universidade de Caxias do Sul que é referência por ter um curso voltado para a terceira idade. Estes alunos estarão visitando a Geronto Fair e conferir as palestras. Sendo assim, estamos tendo um envolvimento com a comunidade. Afinal, é um tema muito importante”. As expectativas foram tão positivas na organização da Geronto Fair que a Merkator já está pensando na expanção no ano que vem e as expectativas já são muito positivas. Mas, mesmo antes de iniciar a primeira edição, o projeto já ganhou repercussão nacional o que se explica devido o foco voltado para a valorização do ser humano. “A Geronto Fair tem muita relação com os comportamentos das pessoas. Isto causa muito interesse nas pessoas e a repercussão acaba sendo natural e instantânea”, salientou Roberta. A partir disso, as pessoas já estão pedindo para fazer um evento voltado para o consumidor final.

A demanda é realmente muito grande e a Merkator está prestes a iniciar uma longa e frutífera experiência em atender a terceira idade. Para o ano que vem, a expectativa é mais que duplicar o número de expositores. “Estamos muito contentes, porque é um desafio enorme. Entramos em um setor diferente para nós. Tivemos que nos reinventar. Isto foi muito bacana, pois fez os nossos olhos brilharem para tentar desbravar mais um universo. O envolvimento de toda a equipe está sensacional”, comemorou Roberta.

Confira o preview de algumas marcas que estarão na Geronto:

Unimed

A Unimed é uma das empresas que estará na Geronto. “A marca Unimed sente-se honrada em poder participar e apresentar seus programas e ações voltados à terceira idade. Além disso, é uma oportunidade para conhecer e discutir as melhores soluções em produtos e serviços na área da saúde, a fim de buscar evoluções mais ágeis e disseminar o nosso propósito de cuidar”, ressalta o médico Luis Carlos Melo, diretor de Negócios e Inovação Corporativos da Unimed Federação/RS. A empresa está trabalhando na busca de uma alimentação mais saudável combinada com exercícios físicos para os seus clientes de forma a contribuir para o bem-estar. Ao se apresentar nesta feira, a companhia pretende se aproximar ainda mais dos idosos.

Unimed é uma das empresas que vai participar do evento. Na feira, ela vai trazer outra perspectiva sobre melhora na qualidade de vida (Foto: Divulgação)

Uniair

A Uniair foi uma das mais recentes empresas confirmadas e trabalha com transporte aeromédico tendo mais de 4,5 milhões de clientes beneficiados em grande parte do território nacional e outros países da América do Sul, Central e Caribe. “Para nós da Merkator é muito importante ampliarmos a diversidade de serviços oferecidos na Geronto Fair, atraindo empresas de reconhecida qualidade como a Uniair. Temos certeza de que os serviços oferecidos por eles encontrarão muitos interessados na feira”, ressalta o diretor da Merkator, Frederico Pletsch. Entre os serviços oferecidos está o táxi aéreo, locação de aeronaves, hangaragem e fundo de reservas. Além disso, ainda oferece atendimento personalizado ao cliente com sala vip, estacionamento em Porto Alegre e ainda propõe cursos para médicos e enfermeiros que buscam mais conhecimento. A qualidade das aeronaves também é um diferencial com direito a helicóptero Esquilo e quatro aviões King Air.

Maurício Alberto Goldbaum é diretor da Uniair Serviços Aéreos do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Curaprox

Especializada em produtos de higiene oral, a empresa é uma das mais indicadas para a população geriátrica, já que, normalmente, estes pacientes têm a raiz dental exposta e nenhuma proteção do esmalte dental. A partir disso, a hipersensibilidade pode causar desconforto e, por isso, as escovas possuem cerdas de nylon que possibilitam uma higiene efetiva evitando o desgaste do esmalte. A marca pertence a empresa Curaden que tem origem Suíça e atua há mais de 30 anos no mundo.

Villa Argento

Hospedagem para idosos é um dos principais focos da empresa, voltada para qualidade de vida. A empresa opera neste ramo desde 1994 e conta com uma estrutura voltada para este público, já que possui uma equipe que atua na área médica, de enfermagem, psicológica, nutricional, fisioterapêutica e fonoaudiológica. Esta abrangência proporciona um serviço diferenciado de saúde e lazer.

Na Geronto Fair, Villa irá apresentar a sua nova marca: a Gestão em Saúde Senior. A empreitada trabalha com profissionais experientes que desenvolvem consultoria em saúde a partir de uma iniciativa multidisciplinar. A ideia é ter uma abrangência nacional com foco em inovação da prestação de serviço ao público da terceira idade.

Senescentis

Para aproveitar a visibilidade do evento, a marca ainda vai lançar o livro Mudando de Endereço: como escolher um residencial geriátrico na feira. O enredo é informa e orienta os idosos como ingressar em residenciais geriátricos. O exemplar oferece um passo a passo sobre localização, infraestrutura, rotinas, valores e outros itens fundamentais na pesquisa. Além disso, ainda compartilha histórias de gente da terceira idade, profissionais e familiares. O livro é assinado pela dra. Michelle Bertóglio Clos, assistente social, com especialização em psicopedagogia institucional, mestrado em Educação pela UFRGS e doutorado em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, fundadora da Senescentis.

Sunpower Turismo

A empresa é referência em viagens e turismo e, na feira, vai apresentar propostas diferenciadas para este público. A partir disso, a agência oferece novos negócios e soluções para os visitantes. Para atuar com tamanha excelência, ela conta com parcerias com grande operadoras de viagens e hotéis. A Sunpower está há 18 anos no mercado e é tradicional quando o assunto é cuidado e atendimento.

Unicred Região dos Vales

A instituição financeira concede empréstimos, financiamentos, aplicações, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados. Com a ideia de otimizar os negócios, a empresa traz soluções financeiras para os seus clientes. O sistema atua no sul do Brasil desde 1989.

Padrão Enfermagem

A Padrão Enfermagem é especializada em cuidadores de idosos, adultos e crianças e é uma das maiores redes do país no seu segmento. Com serviços de acompanhamento pontuais, oferece ajuda para famílias e empresas. Além deste serviço, também oferece cursos de capacitação profissional desde 2006.  Atuando em mais de 10 estados, a empresa está expandindo para todo o território nacional. Além de avaliação gratuita, a empresa disponibiliza suporte de atendimento 24 horas, amplo quadro de profissionais preparados e habilitados para atender com segurança os clientes.

“Vivemos mais e podemos viver melhor. Este é o novo desafio que chega atropelando inclusive a ciência demográfica. Há poucos anos se projetava que em 2025 teríamos 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. A PNAD 2017 do IBGE acaba de atualizar os números da população 60+ e aponta, já este ano, 30,2 milhões de pessoas nesta faixa etária, um crescimento extraordinário”, afirma Martin Henkel, um dos curadores de conteúdo da Geronto Fair 2018.

 

 

Pesquisas relacionadas