Gente & Comportamento

#Atitude50: Elisa Pedras conta sobre os ensinamentos de um encontro com Deepak Chopra: “Diariamente temos que fazer o exercício da gratidão”

O EU TESTEI desta semana é compartilhado. Eu, Kika Gama Lobo, emprestei minha coluna para a jornalista Elisa Pedras escrever, em primeira pessoa, sobre o incrível encontro com o guru indiano Deepak Chopra, em São Paulo, durante o Congresso de Saúde e Terapias Quânticas no Teatro Bradesco, no Shopping Bourbon. Aproveitem a leitura!

Publicado em 27/09/2018 | Por Junior de Paula

* Por Elisa Pedras – jornalista, autora livro Cozinhar é Doar, engajada no combate ao Câncer, Gastronomia Social e tratamentos para o Bem-Estar

Para quem curte o tema como eu, que sou fã de carteirinha, não podia deixar de ouvir as palavras diretamente da fonte. E por dois dias mergulhei no universo quântico, o que sempre nos dá a impressão que nada somos, nos transporta para o Universo , literalmente, já que a base dessa conversa é que somos um campo de energia.

No início da palestra O futuro do Bem-estar, somos convidados a assistir um vídeo sobre o início da vida do ser humano. Desde a primeira célula , toda a gestação ate o nascimento. E a grande viagem começa. E as surpresas também.

Temos no início da vida:
-65% dos genes iguais a de uma banana…
– 96% dos átomos do nosso corpo são formados por carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio. Todos com seus elétrons em movimento. (lembram da aula de química e física?)

Sim. É uma loucura pensar que maior parte de nós se resume a esses 4 elementos, mas a melhor explicação vem depois.
De onde vieram? Do coração das estrelas. Sim, no final somos poeira de estrelas. Já que são oriundos da pressão interna nas estrelas, que explodem formando as Super Novas. Somos poeiras de estrelas Super Novas. Melhorou bastante sair de banana para poeira cósmica…

Ampliem seus horizontes e lembrem que a nossa Via Láctea , com suas bilhões de estrelas e planetas é uma. Somente uma galáxia, pois existem dois TRILHOES de galáxias e cada uma delas com bilhões de estrelas. Números infinitos foram apresentados, mas nem saberia repetir aqui sua casa exponencial. E assim Chopra já nos faz ver que NADA somos nessa imensidão infinita. Um NADA…. somente um campo vibracional. Mas saber que sou uma poeira de estrela já me fez melhor.

Nascemos com registro de 3 cérebros: Dos répteis, com instinto de sobrevivência, dos mamíferos, onde já há a troca de emoção e finalmente o terceiro, intelectual, que pensa, reflete e cria. Ai somos nós no desejo eterno de nos conectar com a Fonte.

O que vai delineando sua palestra é o desvendar desse mundo oculto da física quântica e sua interação com nossas vidas. Nos trazer a consciência de que se somos células e se os átomos que compõem essas células estão vibrando, somos só energia .

O corpo é verbo, está mudando todo momento, metabolizando experiências. É uma atividade atômica. As experiências estão em constante mudança sendo alteradas pelo cheiro, toque, som, sonhos, meio-ambiente, relações…. E o que somos?

Somos a consciência da interpretação das nossas experiências. Somos a experiência da mente. O ser humano ao estar pronto para nascer, já com 8 a 9 meses vem com 11 mil genes da mãe e 12.500 genes do pai. Mas pasmem , quando atravessa para sair do útero da mãe, ele adquire mais 2 milhões de genes através das secreções da vagina da mãe. São milhões de micróbios formando um microbioma. E com isso temos mais micróbios do que nossos genes originais.

Já me assustei como o que o externo pode ocasionar… Isso na largada inicial da nossa vida. Se somos seres que pensamos, e se pensamento gera energia, cuidado com o que pensar. Somos resultado da experiência da nossa mente.

Sim .

Nosso corpo faz a homeostase – dinâmica de auto regulação , controlando a pressão, taxa de açúcar, temperatura. Somos incríveis. Mas também fabricamos em pensamento nossas doenças. Chopra apresenta as causas do sofrimento que estão atávicas ao ser humano, medo da impermanência, não saber quem somos, o apego às coisas, o Ego, medo da morte. A percepção da ameaça física, emocional ou psicológica que nos leva a uma descargas de cortisol no nosso corpo gerando o estresse e com ele as doenças .

Deepak Chopra (Foto: Elisa Pedras)

Danificando nossas células, causando danos biológicos, como dor de cabeça, hipertensão, fadiga crônica, depressão, constipação, refluxo, ENVELHECIMENTO, alteração no sistema imunológico, pressão sanguínea e inflamação. Além da diminuição de nossos telômeros, grande marcador da nossa saúde e vida.

E ele nos mostra a saída: As memórias das nossas experiências estão na nossa alma. Não no cérebro. Em um ano 98% das células do nosso corpo são recicladas.

E apresenta os pilares da saúde: Dormir, meditar, se exercitar, gerir nossas emoções e se alimentar de forma saudável.

No sono, os 10 minutos iniciais em sono profundo, consolidamos as memórias do nosso dia, fazemos as projeções na mente, é quando absorvemos as experiências das nossas vidas. Eliminamos toxinas, aumentamos a memória, as células imunológicas, nos tornamos criativos, solidificamos o que aprendemos. No sono profundo ficamos mais perto do nosso espírito, abre-se uma janela para nos conectarmos. Diz ele. Achei lindo isso. É uma ressureição da nossa alma.

Há a consciência cósmica. No sono temos os mesmos benefícios da meditação, porem corpo e a saúde necessitam dos dois. Sempre. A Meditação, ativa o metabolismo de cura. Quando ele explica a meditação, e daí meu conselho para você que está lendo e não começou esta pratica é: comece já! Ela modula o nível de cortisol, alonga os telômeros (uma semana aumenta em até 40%), fortalece sistema imunológico, altera as ondas cerebrais, aumentando a massa cinzenta. Chopra indica consulta no site Isharonline.org com várias referências e estudos comprovando esses indicadores.

Quando vivenciando um bem estar, através da meditação , chegamos a um estado de consciência pura – que é um rápido olhar pra alma. Neste momento nos conectamos com nossa essência. Com a fonte, com o Cosmos, com Deus. Com a divindade que recebe o nome que você quiser. Essa experiência cósmica que nos torna especiais.

Tudo vibra no campo magnético. Tudo possui campo eletro magnético, as plantas, animais, alimentos, nós. Cada sentimento tem uma vibração, uma frequência. Uma pessoa possui um hipocampo ao seu redor que se expande em até 5 metros além dele.
Ao estar num ambiente , interagimos com outros campos e formamos um biocampo coletivo. Tudo está conectado, é a experiência Cósmica.

Elisa Pedras em encontro com Deepak Chopra

Ao meditar na gratidão e no amor a frequência é mais alta, e nesse momento ativamos a cura em nós. (A gratidão é um capitulo importante onde há anos Chopra já ensina que se formos gratos diariamente pelo que já somos e conquistamos, vibramos numa frequência muito, mas muito alta. Diariamente temos que fazer o exercício da gratidão: num caderno escrever três coisas no mínimo todas as noites, pelo que somos gratos. É fácil, simples e dá resultados)

Nosso corpo é um processo, não é uma estrutura. É energia e campo de informação. Somos a expressão da mente, influenciado pelo todo ao nosso redor. A CURA é o retorno à memoria daquilo que a gente É. E não precisamos de muita pratica para alterar nossa saúde, em uma semana já conseguimos modificar nossa saúde!!! A consciência é um pensamento. Além dos exercícios físicos , que liberamos endorfinas regulando nosso corpo e nos promove o bem estar.

Se você quer Vida , corpo saudável, ele dá a dica para REINVENTAR O CORPO. Pense: O corpo é um processo não é uma estrutura. É energia num campo de informação. Nossos genes são influenciados por pensamentos, emoções, meio ambiente, relações pessoais, interação social, é a Epigenética. Esta além dos genes fixos que herdamos. Para termos a Cura absorva essa afirmação: Um Ser Humano em seu DNA , somente 5% são genes genéticos, herdados. ( Deepak afirma que em 5 anos a ciência vai conseguir com código de barra, ler esses genes da doença, cortar e reinserir um gene saudável!!! ) E que 95% são decorrentes de como você vive. (epigenética)

Logo… tudo pode ser alterado Mude seus pensamentos, tudo é o que você pensa. Então você tem infinitas possibilidades.

Pensamento => percepção => imaginação => sonhos => intenção => criatividade => Faz acontecer 100% realidade.
Por vias das duvidas, para você cético que nada crê, mas que reclama todos os dias da vida que vem levando, muda o disco, altere a faixa, pare por alguns minutos para meditar, não precisa de mantra especiais, musicas e rituais. No final da palestra Deepak fez uma vivência e por 5 minutos paramos para ativar nosso estado de consciência. A consciência é onde o pensamento está. Coloque o seu pensamento no que você deseja. A sua alma que carrega as suas experiências no seu corpo. Não o inverso. É a presença do seu espirito que traz a experiência do seu corpo .

O Universo é um processo criativo acontecendo através de você…. por isso faça sua parte. O Universo agradece.

E eu agradeço a Kika Gama Lobo esse espaço.

DEEPAK CHOPRA – Indiano, medico endocrinologista nos EUA, Ha 33 anos fundou a Associação de Medicina Védica nos EUA. Autor de dezenas de livros. Considerado pela revista TIME uma das 100 maiores celebridades do século. Criou a Fundação Chopra e o Centro Chopra para o Bem-Estar

Pesquisas relacionadas