Arte & Literatura

Amor de neto: em São Paulo, Museu de Arte Sacra recebe réplica de quarto pintado por Cândido Portinari para sua avó!

Artista criou o cômodo - repleto de suas fabulosas pinturas - originalmente em Brodowski para possibilitar que a familiar enferma pudesse se manter próxima de sua fé

Publicado em 07/10/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) acaba de fazer um parceria bacana com o Museu Casa de Portinari para  realizar uma exposição das mais intimistas de seu repertório até a data. Com estreia marcada para esta terça-feira (7/10), a “Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte” leva de Brodowski para a capital paulista uma réplica em tamanho real do cômodo que Cândido Portinari fez para sua avó. O gesto foi uma forma do pintor aproximar a Igreja de sua nonna, já que, na época, ela se encontrava em idade avançada e com a saúde precária, o que impossibilitava sua saída de casa.

Portinari então fez o que todo neto com as suas habilidades – ou seja, quase ninguém – faria em seu lugar: pegou tinta, aquarela e pinceis e desenhou pelas paredes doquarto os santos preferidos da senhora: São Francisco de Assis, protetor dos animais; Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão; São Pedro, guardião dos portões de acesso ao Céu; São João Batista, padroeiro dos injustiçados pela fé; e a Santa Família. Para dar aquele toque pessoal e fenomenal que só Portinari seria capaz, o artista substituiu os rostos de todos os santos pelas feições de seus parentes e amigos, retomando assim uma tendência das pinturas realizadas no século XV.

Angelica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari, acredita que a exposição “leva ao público este conjunto de arte sacra tão significativo e ímpar na obra de Cândido Portinari, em forma de capela, feita para a avó num gesto de amor e carinho”. Seja para o público de verve religiosa, amantes das artes em geral ou simplesmente fãs de um dos artistas mais renomados do Brasil, a réplica é uma chance para aproximar-se um pouquinho mais da obra e da vida de Portinari, saindo completamente dos seus trabalhos mais conhecidos e dando espaço para um lado pessoal do pintor. Imperdível!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Serviço:

Exposição: Capela da Nonna: Fé, Religiosidade e Arte

Artista: Candido Portinari

Abertura: 7 de outubro de 2014, terça-feira, às 11h

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326-3336 – visitas monitoradas

Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h

Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados

Pesquisas relacionadas