Com gargalhadas em dose dupla, a noite de sábado na Arena Banco Original começou animada. Na sala de teatro do festival, Fernando Caruso e Rafael Studart protagonizaram o espetáculo de humor “SoloJunto”. No stand up apresentado pela dupla, cada comediante interpretou seu texto e, no fim, os dois juntos subiram ao palco para um momento de interação e improvisação com o público. Amigos de longa data, Fernando e Rafael contaram que o projeto em conjunto começou no início do ano passado. Para sair do papel, a dupla de humoristas teve a ajuda e o incentivo de um outro colega de profissão, Ulisses Mattos. Até por que, como confessou Fernando Caruso, se dependesse só dele, a ideia não iria para frente.
Veja como foi: Day 2: Dando início à programação multicultural Fernanda Abreu recebe Toni Garrido e Fausto Fawcett no palco da Arena Banco Original
“Eu sou muito preguiçoso para fazer show e sair de casa, de um modo geral. Mas, com o Rafael no mesmo projeto e botando pilha para o espetáculo dar certo, eu acabei me animando mais”, disse Fernando que foi completado pelo companheiro de palco Rafael Studart. “A gente tem uma química boa e eu acho que isso ajuda muito. Mesmo que não fosse um texto pronto, que a gente só sentasse e começasse a conversar, eu acho que isso já renderiam boas risadas”, completou. “Ou seja, a gente tem um magnetismo para falar besteira”, acrescentou Fernando Caruso aos risos.
Com textos em sintonia, mesmo que sem querer, o espetáculo é traçado de forma linear e harmônica. Na peça, Fernando e Rafael contam de experiências próprias e visões particulares sobre assuntos e situações do cotidiano. Sobre a elaboração dos textos apresentados individualmente, ambos os humoristas garantiram que não interferem no trabalho do outro. “No stand up comedy, o comediante desenvolve o texto de acordo com suas perspectivas de vida e experiências pessoais. E, tanto eu quanto o Rafael somos muito fãs desse gênero, por isso a semelhança na hora de fazer humor”, analisou Fernando Caruso. Já Rafael Studart apontou outra característica comum aos atores que influencia na harmonia e sintonia da dupla no palco. “Fora que a gente não gosta de piadas prontas. E, no stand up, a gente tira o texto de situações muito particulares que só eu poderia falar de determinado assunto, por exemplo”, apontou.
No entanto, nos textos apresentados ontem à noite na Arena Banco Original, questões como a relação entre mulheres, homens e dinheiro e os gostos dos homossexuais são comentadas de forma divertida. Apesar dos tempos de atenção e dos novos movimentos sociais que ditam diferentes formas de pensar e se colocar sobre assuntos como esses, Fernando Caruso e Rafael Studart garantiram que nunca tiveram problema em abordar esses temas. Como destacaram em entrevista ao HT, os humoristas se preocupam com a linha tênue que separa a graça do absurdo. “A gente quer fazer o público rir, mas isso não pode ser a qualquer custo. Mas eu confesso que é difícil divertir uma pessoa do jeito certo. Então, o que a gente busca é um humor que nos agrade acima de tudo”, explicou Rafael que reforçou que seu estilo de comédia não é o da polêmica.
Veja como foi: Day 7: festa Bailinho comemora dez anos de história na Arena Banco Original e reúne celebs na pista do Armazém. Veja quem foi!
Para Fernando Caruso, há outro ponto que garante que o texto não seja rotulado como preconceituoso ou retrógrado. “No teatro, eu acho que existe uma outra questão que faz muita diferença. As pessoas que vêm para um espetáculo de humor já estão predispostas a rirem com o que a gente contar. Então, com o passar da peça, eu conheço a plateia e vice-versa e isso vai me deixando a vontade para ver o que e com o que eu posso brincar”, disse Fernando que completou afirmando que essa preocupação atual da sociedade com questões como essas seja positiva. “Eu confesso que acho essa patrulha muito saudável. Normalmente, eu desconfio de quem não reclame disso. Para mim, isso é sinal de novos tempos porque precisamos sempre nos reciclar, criticar e ver se o que falamos tem alguma consequência ruim para alguém”, acrescentou.
O fato é que, com o retorno positivo da parceria de Fernando Caruso e Rafael Studart nos palcos com o espetáculo “SoloJunto”, os humoristas já planejam outras parcerias. Como adiantaram, em 2017, os dois devem lançar um canal no Youtube de comédia, um podcast em uma plataforma de áudio e um projeto de humor nerd. Nesta última ideia, a proposta de Fernando Caruso e Rafael Studart é se apropriar de temas do universo geek, como jogos de vídeo games, por exemplo, e fazer humor a partir desta realidade. Fora os projetos em parceria, Fernando segue no elenco do Zorra, na Globo, e Rafael com sua outra profissão. Além de ator e humorista, ele também é professor de física em escolas e universidades.
Artigos relacionados